.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


segunda-feira, 22 de outubro de 2012


UM DEPOIMENTO MEMORÁVEL DE LULA A AUGUSTO NUNES



No tempo em que ainda era jornalista, e não um profissional da agressão ao PT, Augusto Nunes produziu entrevistas memoráveis; neste fim de semana, a pretexto de criticar uma fala de Lula sobre a “hipocrisia” do STF no julgamento da Ação Penal 470, ele publicou uma entrevista que fez com o ex-presidente há 15 anos – e que só confirma a hipocrisia que marca o caso do mensalão



22 DE OUTUBRO DE 2012 ÀS 05:28





247 – Em 1997, qual era a visão de Luiz Inácio Lula da Silva sobre o Congresso Nacional? Um balcão de negócios, onde qualquer governante se vê forçado a oferecer moedas aos Judas da política (Jefferson, Valdemar...) em troca da governabilidade. E sobre Fernando Henrique Cardoso? Não um político que se uniu à direita para ganhar a eleição, mas um homem que foi ganho pela direita. Janio Quadros? Um populista típico, nocivo à democracia. Posições com as quais muitos concordariam e que revelam um Lula maduro politicamente -- o vídeo vale a pena ser visto (clique aqui).

Augusto, no entanto, publicou o depoimento de 15 anos atrás, feito no tempo em que ainda era jornalista, para acusar o ex-presidente de desconhecer o significado da palavra hipocrisia – tudo porque Lula considerou hipócrita a decisão do Supremo Tribunal Federal em relação à Ação Penal 470.

Ocorre, no entanto, que o depoimento prova apenas duas coisas: (1) que Lula expôs com clareza a natureza de cooptação das relações entre governos (não só do PT, mas todos) e os poderes legislativos e (2) que Augusto Nunes, quando era jornalista, conseguia ser um bom entrevistador.

Convertido em profissional da agressão a Lula e ao PT desde que foi incorporado por Veja, Augusto Nunes publicou o que segue abaixo sobre a memorável entrevista que ele próprio resgatou (o vídeo é bem melhor do que o texto):

Para inocentar culpados, um hipócrita de carteirinha acusa o Supremo de hipocrisia

Inconformado com a condenação dos companheiros bandidos pelo Supremo Tribunal Federal, Lula repete de meia em meia hora seu diagnóstico sobre o julgamento do mensalão: “É uma hipocrisia”. O ex-presidente nunca escondeu que foge de leituras como o diabo da cruz, o vampiro da claridade e Dilma Rousseff da verdade. Pode-se deduzir, portanto, que nunca viu um dicionário a menos de um metro de distância.

Se provavelmente ignora a grafia da palavra que anda recitando, Lula decerto desconhece seu significado. Alguma alma caridosa deveria fazer-lhe o favor de contar que, segundo o Aurélio, hipocrisia quer dizer fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui. Derivada do latim e do grego, a palavra se aplicava originalmente à representação dos atores que usavam máscaras de acordo com o papel interpretado.

Em 1997, por exemplo, Lula usava a máscara de chefe da oposição quando foi incluído no elenco de 52 protagonistas da História do Brasil entrevistados para um documentário patrocinado pelo BankBoston e produzido pela TV1. Numa das salas do Museu do Ipiranga, conversei por mais de uma hora com o então presidente de honra do PT. Ainda convalescendo da derrota que lhe impusera Fernando Henrique Cardoso três anos antes, já estava em campanha para o duelo de 1998.

Fiel ao script ditado pela máscara da vez, o entrevistado caprichou na pose de campeão da ética e da modernidade, pronto para erradicar a corrupção, o populismo e outras pragas que sempre infestaram a política brasileira. O vídeo mostra o que Lula disse sobre Jânio Quadros, FHC e o Congresso. “Enquanto o povo gostar de políticos como o Jânio, nós não saímos do atraso”, começa a discurseira. Confira três trechos:

SOBRE JÂNIO: “Sabe, o populista barato, o autoritário, o que acha que as pessoas tem que ter um chefe que mande, que dê ordem, que use a chibata, sabe, que não tem respeito pelas pessoas, que grita com o jornalista, que ofende os adversários… Eu, pela minha formação política, jamais me prestaria a ser um político desse tipo”.

SOBRE FERNANDO HENRIQUE: “Quando é que a pessoa começa a ficar ditador? É quando a pessoa se sente superior aos demais…sabe, quando a pessoa se sente superior às instituições, às organizações da sociedade civil, quando a pessoa começa a entender que não precisa ouvir mais ninguém, quando a pessoa só tem boca, não tem ouvido, a pessoa começa a ficar com atitude de ditador”.

SOBRE O CONGRESSO: “Eu acho que o parlamento brasileiro funciona como uma espécie de bolsa de valores. A verdade é que as pessoas de boa índole, as pessoas sérias, as pessoas comprometida com as suas concepções ideológica são minoritárias no Congresso. Aquilo é um balcão de negócio”.

Passados 15 anos, o entrevistado incorporou o que Jânio tinha de mais detestável, enquadrou-se no figurino que atribuiu equivocadamente a FHC e faz o que pode para tornar o Congresso mais cafajeste do que era em 1997. O farsante que agora acusa o STF de hipocrisia é um perfeito hipócrita. Mas este talvez hoje seja um dos seus traços menos repulsivos. Os outros são muito piores.

http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/83611/Um-depoimento-memor%C3%A1vel-de-Lula-a-Augusto-Nunes.htm