GALLUP: BRASILEIRO É O QUE MAIS ACREDITA NO FUTURO
Pelo oitavo ano consecutivo, país lidera pesquisa da Gallup World Poll sobre felicidade futura; numa escala de 0 a 10, a nota foi 8,8; na enquete, o entrevistado diz como acha que estará dentro de cinco anos; já Portugal aparece na rabeira do ranking, em 127º lugar entre 136 países
26 DE JUNHO DE 2014 ÀS 08:06
247 – O povo brasileiro é imbatível entre as nações mais otimistas sobre o futuro. É o que aponta, pelo oitavo ano consecutivo, pesquisa da Gallup World Poll, divulgada pelo colunista Ancelmo Góis. Leia:
PROFISSÃO ESPERANÇA
Veja só. Pelo oitavo ano consecutivo, não há povo no mundo que acredite mais no futuro do que
o brasileiro. O País lidera mais uma vez a pesquisa da Gallup World Poll sobre felicidade futura. Numa escala de 0 a 10, a nota foi 8,8.
Na enquete, o entrevistado diz como acha que estará dentro de cinco anos.
JÁ...
O ministro Marcelo Neri, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, lembra, com razão, que essa nota alta foi conquistada em 2013, mesmo com as grandes manifestações ocorridas.
É PENA...
A pesquisa do Gallup mostra que o fado do povo português parece que não tem fim.
O país de Cristiano Ronaldo está na rabeira do ranking liderado pela pátria de Neymar. Mais precisamente em 127º lugar entre 136 países.
GLOBO TAMBÉM RECONHECE: BRASIL ESTÁ BEM NA FOTO
Jornal aderiu à mudança de humor sobre o desempenho da Copa do Mundo no Brasil e diz que “o pessimismo que predominava na imprensa mundial é substituído pelo brilho da festa”: “Do pequeno ‘El Nuevo Dia’, jornal que circula na província venezuelana de Falcón, ao gigante ‘The New York Tiles’, todos parecem convencidos do sucesso da Copa no Brasil”
26 DE JUNHO DE 2014 ÀS 07:44
247 – O jornal “O Globo” também aderiu à mudança de humor quanto ao desempenho da Copa do Mundo no Brasil.
Com matéria intitulada “Bem na foto”, reconhece que, nas 12 cidades-sede, o clima é de comemoração. Além disso, diz que “o pessimismo que predominava na imprensa mundial é substituido pelo brilho da festa”.
Jornal cita capa sensacionalista da revista alemã “Der Spiegel” contra o Mundial e diz que, apenas duas semanas após o início da competição, o tom mudou: “Do pequeno ‘El Nuevo Dia’, jornal que circula na província venezuelana de Falcón, ao gigante ‘The New York Tiles’, todos parecem convencidos do sucesso da Copa no Brasil”.
"ESTOU DE ALMA LAVADA", DIZ VIRGÍLIO SOBRE COPA
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), fez um balanço positivo sobre a participação da capital na Copa do Mundo; segundo pesquisas dos órgãos oficiais de turismo, 97% dos estrangeiros que estiveram na cidade ficaram satisfeitos com a acolhida e os serviços; "Passamos no teste e fomos o elemento surpresa desta Copa", disse o tucano; orçada em R$ 669,5 milhões, a Arena da Amazônia recebeu quatro jogos do torneio; o estádio tem capacidade para abrigar até 44.500 torcedores
26 DE JUNHO DE 2014 ÀS 09:55
Amazonas 247 – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), fez um balanço positivo sobre a participação da capital na Copa do Mundo. "Estou de alma lavada", disse o gestor. Segundo pesquisas dos órgãos oficiais de turismo, 97% dos estrangeiros que estiveram em na cidade e que ficaram satisfeitos com a acolhida e os serviços. "Passamos no teste e fomos o elemento surpresa desta Copa", acrescentou. Orçada em R$ 669,5 milhões, a Arena da Amazônia recebeu quatro jogos do torneio. O estádio tem capacidade para abrigar até 44.500 torcedores.
Virgílio garantiu que o fluxo de turistas para a cidade não vai parar e que a prefeitura junto com o Governo do Estado já têm planos para potencializar essa vocação que está se consolidando com o voo internacional da TAP ligando Manaus a Lisboa. O Executivo municipal também pretende implantar um novo voo da Ibéria Linhas Aéreas, ligando Manaus a Madri (Espanha) e a Lima (Peru), além das rotas de voos fretados dos Estados Unidos para Manaus.
Outro legado da Copa, de acordo com o prefeito, é a autoestima dos moradores da cidade. "A Copa deixou o nosso povo envaidecido com a cidade que mudou e ainda mudará muito para melhor", afirmou. "Manaus é a terceira capital com tendência de cidade mundial, depois de Rio de Janeiro e São Paulo", complementou o gestor.
De acordo com o prefeito, "Manaus surpreendeu pela organização e pela capacidade de receber bem os turistas. A cidade teve um dos públicos mais expressivos, entre as demais sedes. A FIFA Fan FestTM já atraiu quase 300 mil pessoas ao Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste".
"Além das belezas naturais, os monumentos históricos, como o Teatro Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa e todo o Centro Histórico de Manaus, encantaram os visitantes que não veem a hora de retornar à capital. Isso se deve muito ao trabalho conjunto entre prefeitura e Governo do Estado", afirmou.
O chefe do Executivo manauara disse estar "muito tranquilo e até de alma lavada". "Estamos colhendo o que ainda é o começo de uma das nossas três vocações. São elas: a eternização da Zona Franca de Manaus, investindo em hidrovias, na abertura da BR-319, em infraestrutura aeroportuária e no capital intelectual; a biodiversidade, que é uma riqueza intacta e que representa a prosperidade do povo do Amazonas; e a nossa terceira vocação, sem dúvida, é o turismo", complementou.
INIMIGOS DO BRASIL QUEBRAM A CARA
CHICO VIGILANTE
Dez dias de Copa provam que estamos longe do caos que torciam para ver instalado no país
Poucos dias de Copa foram tempo suficiente para concluir que as previsões agourentas dos corvos de plantão difundidas por todos os meios disponíveis não se concretizaram e nem irão se concretizar. Nem mesmo eles estavam convencidos do fato mas, como de costume, a ordem é pregar o pior e depois indicar um culpado: e por que não é surpresa pra ninguém que os dedos são apontados para o governo da presidenta Dilma?
Num ano de eleições, somente tolos, incautos e desonestos participam desta tramóia sórdida ou replicam os maus agouros. Mesmo aqueles que não viveram situações semelhantes ocorridas no Brasil, ou fugiram das aulas de história sobre o golpe de 1964 e os anos de ditadura militar, vão se arrepender mais tarde, se participarem.
Na primeira partida, as redes sociais mostraram uma tentativa de culpar Dilma até mesmo por gols perdidos: era a Dilma uruca. Presente na abertura. Xingaram a presidente da República com palavras de baixo calão. Mas não colou. O Brasil vem se saindo muito bem e o clima de alegria e de participação da torcida brasileira toma conta dos corações dos brasileiros de verdade.
A imprensa comercial, como de costume, apostou na desgraça, mas não levou. O movimento "se hoje já esta ruim, imagina na copa" não emplacou. Concordo plenamente com a crítica a respeito do jornalista e escritor Ruy Castro, segundo o qual "a nossa imprensa foi rigorosamente espírito de porco antes de o evento começar".
Nenhuma de suas expectativas apocalípticas se concretizaram. Disseram que alguns estádios só estariam prontos em 2038, mas todos eles ficaram prontos; que haveria caos aéreo, mas o índice de voos atrasados até agora foi de apenas 4,2% - menor que o padrão internacional (15%), e que o europeu (8,4%).
Não aconteceram os apagões de energia elétrica, de mão de obra, de telefonia e de internet, pregados como possibilidade pelos inimigos do Brasil de plantão. Os mais de 700 mil empregos temporários gerados estão sendo ocupados por brasileiros.
Os turistas estão felizes, lotando estádios, andando de metrô, alugando carros, hoteis e apartamentos disponibilizados pela população. E na maioria das vezes agradecem a hospitalidade brasileira e inclusive manifestam desejo de morar no Brasil. Matéria de entrevistas sobre a Favela do Vidigal, no Rio de Janeiro, que foi ao ar nesta terca-feira pela Globo News ilustra bem esta crescente admiração do estrangeiro pelo país.
Apesar disso, em ano eleitoral ou fora dele, a estratégia montada pela direita é a do vale tudo para tirar Dilma do poder. Até mesmo torcer contra o Brasil. difamar e mentir. Mas está é uma luta inglória. Os brasileiros conhecem as profundas transformações que os governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma realizaram no País.
O governo petista realizou, em pouco mais de uma década, a maior redução da desigualdade social da história do Brasil. Retirou 36 milhões de brasileiros e brasileiras da miséria e levou 42 milhões de pessoas para a classe média.
O Brasil do PT consolidou o maior programa de habitação e está executando algumas das maiores obras de infraestrutura do mundo. Descobriu o pré-sal e está implantando o maior programa de educação profissional de nossa história, ampliando as oportunidades, principalmente para as mulheres, os jovens e os negros.
O Brasil do PT é um país que não se abateu com a crise econômica e financeira internacional, que ameaçou a estabilidade das maiores economias do mundo, aumentando o desemprego e abolindo direitos. O Brasil venceu esta batalha defendendo o emprego e o salário,
Enquanto no resto do mundo, desde 2012, a crise devorou 60 milhões de empregos, o Brasil criou 11 milhões de postos de trabalho com carteira assinada. Pela primeira vez na nossa história, o trabalhador não pagou o preço da crise.
Antes dos governos do PT, a primeira medida diante de um cenário de crise seria o arrocho dos salários, o aumento dos juros, o aumento do desemprego, a retração do crescimento e a venda de patrimônio público, como aconteceu nos governos de FHC.
Diante deste cenário de avanços irrefutáveis, a mentira e a desinformação tornaram-se aliados de nossos adversários, aqueles que não estão preocupados em crescer ao mesmo tempo que se combate a desigualdade social. Se na primeira eleição do presidente Lula a esperança venceu o medo, nesta eleição a verdade tem que vencer a mentira e a desinformação.
Pregaram que o caos se instalaria na Copa porque se isso acontecesse eles tentariam ganhar os votos de brasileiros tristes e decepcionados. Mas a estratégia não está dando certo.
A bandeira do Brasil voltou a ser um símbolo de amor a uma Pátria Amada, como diz nosso hino, cantado até o fim pela seleção e pelos torcedores, que lotam estádios, bares, restaurantes e praças.
Milhares de paredes, janelas, peitos e faces ganharam as cores do Brasil. Veículos em todo o país aderiram a uma nova tecnologia criada especialmente para a Copa que é anexar um pano fino com o desenho da bandeira do Brasil, dando a impressão de que foi pintada diretamente sobre o capô.
E assim nosso verde, amarelo e azul numa só imagem produz um tráfego instantâneo de emoções a cada olhar. Fora inimigos de plantão. Impossível neste momento não torcer por nós, não ser brasileiro. Viva o Brasil... Com muito orgulho ...