.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


quarta-feira, 11 de junho de 2014

Ibope escondeu informações que haviam nas pesquisas anteriores.

Na terça-feira (10) publicaram mais uma pesquisa Ibope, dizendo que a Dilma caiu de 40 para 38%, que Aécio Neves (PSDB) subiu de 20 para 22%, e que Eduardo Campos (PSB) subiu de 11 para 13%. Dilma continua vencendo em todos os cenários, inclusive de simulação de segundo turno.

Fui ver o relatório e eles eliminaram informações de cruzamento de dados que nos permitiam identificar contradições, como provamos na pesquisa anterior que Aécio não tinha 20% e sim 17%. Agora o Ibope escondeu, com medo de nossos blogs desmascararem de novo.

Curiosamente o relatório também não fala nada sobre o grau de conhecimento dos candidatos. No Datafolha, Dilma ficou menos conhecida com o correr do tempo, acredite se quiser.

De bater o olho no relatório do Ibope eu já vejo um erro metodológico, que já comentamos aqui sobre pesquisas anteriores. Brancos/nulos na estimulada tem 18% e na espontânea cai 14%. Isso tira bastante valor científico, pois a pessoa quando é estimulada sem que no disco tenha a opção brancos/nulos, alguns podem entender diferente, como "eu vou votar nulo, mas se fosse obrigado a escolher um destes nomes então eu votaria no fulano (em geral em um nome da oposição)". Resumindo: a pesquisa transfere intenções de votos nulos para candidatos da oposição.

Essas coisas enfraquece a confiança na pesquisa, e não dá para levar muito a sério os números. Mas se formos olhar assim mesmo, vemos que o cenário caminha para uma polarização. Dilma é melhor votada entre os eleitores de menor renda. Aécio é melhor votado nas faixas mas altas de renda.

A faixa do eleitorado que vota em Dilma é a que ainda está menos interessada nas eleições até agora, enquanto a faixa em que o Aécio aparece mais forte é a que está mais interessada. Significa que Dilma pode estar com o piso de votos, e Aécio está caminhando de atingir seu teto.

De qualquer forma, tem coisas que deve preocupar. É a piora na avaliação e aprovação do governo. Isso pode até ser explicado pelas greves de ônibus que ocorreram em várias cidades do Brasil e ocupou bastante o noticiário. Apesar dos ônibus serem da alçada municipal, o mau humor é descontado na presidenta, em parte pelo noticiário de São Luiz, de Cuiabá, do Rio, São Paulo, etc. ser propositalmente jogado para o Jornal Nacional em vez de jogar para o telejornal regional.

O lado positivo é que esse mau humor pode passar. Muitos eleitores não tem razão objetiva para não votar em Dilma. Ela é apenas a vidraça política mais visível. Na hora em que comparar os candidatos e suas características, é bem provável de muita gente que não declara voto agora acabar votando nela, até por sentir mais confiança em não desandar suas vidas, seu emprego, suas conquistas.
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/06/ibope-escondeu-informacoes-que-tinham.html