.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


sábado, 2 de maio de 2009

BC: já há sinais de recuperação importante na economia




Pela primeira vez em muitas décadas, o Banco Central do Brasil está fazendo uma política monetária anticíclica, ou seja, está cortando os juros na crise. No passado, em uma crise como esta, subia a taxa de juros.
Agencia Estado - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, salientou hoje o otimismo em relação à economia brasileira. "Nós já vemos sinais de recuperação importante na economia do Brasil, principalmente nas vendas do varejo", disse Meirelles. Segundo ele, "não há dúvida de que a crise é grave no mundo e atinge a todos os países, inclusive o Brasil, e o governo brasileiro está tomando todas as medidas e tomará outras medidas necessárias" para superar o problema.

Meirelles destacou durante vários momentos que a economia brasileira está estável com perspectiva positiva e alto nível de reservas. "As previsões hoje sobre a economia mundial nos próximos anos já colocam o Brasil crescendo a taxas bastante razoáveis a partir de 2010. Os mais pessimistas colocam uma taxa de crescimento para o Brasil bastante superior à média mundial a partir de 2010."

Meirelles voltou a citar o varejo como sinal importante de resistência do País às turbulências. "Essas projeções (para o desempenho brasileiro a partir de 2010) existem, sem falar na capacidade de resistência à crise que mostra o Brasil hoje. Basta ver alguns dados de vendas no varejo", disse.

Política monetária - O presidente do BC citou a política monetária como uma das iniciativas brasileiras para fazer frente à crise internacional. "Pela primeira vez em muitas décadas, o Banco Central do Brasil está fazendo uma política monetária anticíclica, ou seja, está cortando os juros na crise", afirmou.

Um dia depois da decisão do Copom de corte de 1 ponto porcentual na taxa Selic, para 10,25% ao ano, Meirelles lembrou que, "no passado, em uma crise como esta, existia um problema no balanço de pagamentos e o BC tinha que contrair a demanda doméstica visando gerar excedentes exportáveis para equilibrar a situação. E, assim, subia a taxa de juros".

Segundo o presidente do BC, de modo geral, o Brasil tem hoje a possibilidade "de fazer uma ação governamental anticíclica ancorada em uma economia com base de previsibilidade e solidez".

Eu vou repetir mais ou menos o que escrevi em janeiro e de certa forma complementar o post anterior.

A crise internacional chegou ao Brasil em outubro com uma forte contração na demanda e no crédito externo para as empresas. Esses dois fatores derrubaram as expectativas e se precipitou um ciclo de estoques. Excessivamente otimistas até o terceiro trimestre de 2008, a indústria acumulou estoques que de uma hora para outra precisou pisar no freio.

O nível de atividade que chegou a 6,8% no terceiro trimestre era considerado insustentável. A concessão de crédito estava crescendo a uma taxa de 30%, difícil de ser acompanhada pela oferta de produtos.

Como vimos no gráfico do post anterior, o Banco Central começou um novo ciclo de alta nas taxas de juros ainda em abril de 2008. O país estava bem acelerado, claramente acima de seu "PIB potencial", a inflação estava aumentando fortemente e as contas externas se deteriorando. Este é o cenário de pânico para os membros do Copom. Gostem ou não, esta é a verdade.

Naquele período, minha consultoria "Cafuringa" havia previsto uma alta da Selic até a casa dos 15%, seguido de um lento processo de afrouxamento até fins de 2009. Mas de uma forma não prevista e obviamente não desejada, a crise acabou por radicalizar o movimento de freada na economia. A política monetária, então, pode deixar de ser contracionista. Se por um lado, o ajuste a fórceps diminui o grau de previsibilidade, acelerou o processo, fazendo com que a curva de juros tenha sido mais curta, atingindo "apenas" 13,5%. A inflação voltou rapidamente para o centro da meta e as contas externas melhoraram sensivelmente.

Além disso, muitos economistas chegavam a duvidar que as políticas fiscal e monetária pudessem dar conta do aumento da demanda, provocado pela crescente formalização do emprego nos três últimos anos. A curva de juros prevista ainda em meados de 2008, certamente traria resultados fiscais bem preocupantes, com um longo período de inflação alta e juros altos. Por isso, uma visão bem otimista agora, prevê que a retomada do crescimento também possa vir antes do que o esperado e o presidente do Banco Central deixou de ser o maior vilão.

De fato, pode se criticar muito a política monetária nesses últimos seis anos e quatro meses, mas não se pode negar que os acertos foram maiores que os erros. O poder de consumo da população como um todo, se expandiu muito nesse período, garantindo hoje um poder de compra capaz de aquecer a economia, mesmo com a contração das exportações. Costumo dizer que para metade dos economistas, o BC é o responsável por tudo de ruim que acontece de neste governo. Para a outra metade, pela únicas coisas boas. Como eles nunca chegarão a um acordo e eu não gosto de simplismos, acho que o caminho está no meio.

E termino como comecei: "pela primeira vez em muitas décadas, o Banco Central do Brasil está fazendo uma política monetária anticíclica, ou seja, está cortando os juros na crise." Não é pouca coisa. Basta olhar o que está acontecendo no mundo.

Atualização às 16:30

O Banco Central costuma olhar com muita atenção (para muitos com exagerada atenção) para o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) da indústria. O Nuci mede o nível de ociosidade do parque industrial e está cerca de 7 pontos percentuais abaixo do nível anterior à crise. O Nuci costuma cair quando há uma queda na produção ou quando os investimentos estão altos, aumentando a capacidade instalada. Um nível confortável para o BC é algo em tornos dos 84%. Acima disso, ele acende o sinal amarelo.

Esse gráfico, publicado hoje no blog da Miriam leitão, talvez ajude a explicar a queda menor da Selic na reunião de ontem. Reparem como a curva tem a mesma tragetória da Selic. Acompanhando a pequena melhora no Nuci, o Copom diminuiu o ritmo de queda dos juros.






http://www.aleporto.com.br/blog.php?tema=6&post=1743