.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


terça-feira, 12 de maio de 2009

"Brasil é mais importante que China"

Ministra do Comércio Exterior da França fala sobre trem Rio-SP, etanol e a Rodada de Doha

Cristine Gerk

No Ano da França no Brasil, as trocas culturais e políticas viraram apenas o pano de fundo das comemorações. Em visita ao Rio de Janeiro ontem, a ministra do Comércio Exterior da França, Anne-Marie Idrac, frisou que o país latino-americano é agora prioridade econômica para a Europa. O estoque francês de investimentos no país é de 10 bilhões de euros, enquanto para a China, por exemplo, o valor é de 4 bilhões. "O Brasil é muito mais importante que a China", justifica. Para a ministra, nós seremos um dos primeiros a sair da crise mundial.

– O Brasil, por questões industriais e graças ao PAC, é um dos países que vai sofrer os impactos mais tarde e de forma mais fraca – avalia Anne-Marie.

Em 2008, o fluxo de investimentos franceses no Brasil foi de US$ 3 bilhões, o que torna o país o quarto maior investidor local em meio aos 45 bilhões de euros injetados por países estrangeiros anualmente. Fora a União Europeia – que arrebata 2/3 das exportações francesas – o Brasil é o nono destino de exportações. No lado oposto, o latino está só na 21ª posição da lista de clientes na França, e na 22ª entre os fornecedores.

– As trocas comerciais são menos satisfatórias, na faixa de 7 bilhões de euros. A participação do Brasil no mercado francês é da ordem de 4%, um dado que considero ruim. Gostaríamos que empresas brasileiras também investissem mais na França, já que somos o segundo país em investimento internacional no mundo – ponderou Anne-Marie.

A verba direcionada pela França ao país é o dobro do que a dirigida aos demais países da América Latina. Segundo a ministra, o Brasil é prioridade "pelo tamanho, dinâmica e maturidade, além da base excelente no campo político e econômico". São 400 empresas francesas no Brasil, que geram 400 mil empregos, com foco na transferência de tecnologia.

– Queremos aumentar a participação no mercado local de vinhos em 10% – projeta Anne-Marie.

Atualmente, a menina dos olhos para os franceses na região é o setor de transportes ferroviários de grande velocidade (TGV). De acordo com a ministra, há grande interesse brasileiro pela escolha da França no projeto de TGV entre Rio e São Paulo. Se o país for o escolhido na licitação em outubro, o trem pode estar pronto já para a próxima Copa do Mundo, em 2014.

– A capacidade francesa foi bem recebida. Se escolhidos, seremos precisos na transferência de tecnologia. As autoridades federais e os bancos franceses vão se mobilizar em torno do financiamento desse projeto – detalha Anne-Marie.

O investimento sairia da Reserva para Países Emergentes da França, que oferece doações para contribuir em planos de financiamento para esses países, sobretudo nos setores de transportes coletivos e satélites. A Agência Francesa de Desenvolvimento também faz doações e empréstimos para desenvolvimentos conjuntos de transportes limpos. Ela investiu 100 milhões de euros no sistema de bonde de Brasília.

– Nosso plano é gastar US$ 15 bilhões com o TGV, que é um projeto importante de engenharia civil pelas questões geográficas complexas. O trem da Coreia, que compete com o nosso, tem tecnologia do século passado. A França é a única que tem todas as cadeias e competências para o nível de exigência desse projeto – defende.

Há perspectivas ainda para um contrato de dois submarinos, aviões, sem falar na comunhão de opiniões na luta contra o protecionismo e nas ideias para a Rodada de Doha. Segundo a ministra, as divergências entre os dois países em relação a protecionismo agrícola deixaram de existir.

– Se a Rodada de Doha fracassou no ano passado, não foi pela UE, mas pelas diferenças entre Estados Unidos e a Índia. Vamos reduzir em 64% nossas tarifas agrícolas. O (ministro Celso) Amorim nunca mencionou isso, essa questão foi ultrapassada – garante.

A ministra conta que todas as empresas francesas com quem conversou recentemente destacam o Brasil como garantia de resultados econômicos e financeiros que se situam entre os melhores do mundo. Alguns desafios ainda encontrados incluem as tarifas alfandegárias, como as aplicadas ao vinho e aos produtos cosméticos, que precisam ser discutidas, segundo Anne-Marie.

Uma questão nova na pauta bilateral é o etanol. Após satisfazer o mercado interno, o Brasil vai passar a exportar o produto, que encontra certas barreiras comerciais na União Europeia. Na França, por exemplo, o produto é enquadrado como agrícola, contrariando a definição escolhida pelos demais europeus.

– Isso tem de ser discutido em Doha, mas isso é secundário em relação à expectativa de quanto Obama vai apoiar a Rodada. A questão da entrada do etanol brasileira na França ainda está em debate.

http://jbonline.terra.com.br/leiajb/noticias/2009/05/09/economia/brasil_e_mais_importante_que_china.asp