.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


sábado, 2 de maio de 2009

Cadê o rio que estava morrendo? Lago Sobradinho atinge 100%




O enchimento do lago garante a geração de energia pela hidroelétrica para os próximos dois anos para a região Nordeste, sem anecessidade de novas chuvas.
Agência A Tarde - O lago de Sobradinho atingiu ontem (hoje) sua capacidade total de volume com 100% fazendo com que as comportas da barragem registrasse uma vazão de saída de 3 mil metros cúbicos por segundo valor que deve subir para 4 mil amanhã com objetivo de manter o equilíbrio do lago e despejando mais água no trecho do Rio São Francisco abaixo da hidroelétrica.

O efeito da grande quantidade de água é sentido nas áreas urbanas das cidades que ficam às margens do rio e no entorno do Lago a exemplo de Juazeiro, Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado.
O enchimento do lago garante a geração de energia pela hidroelétrica para os próximos dois anos para a região Nordeste, sem anecessidade de novas chuvas. No entanto, o meteorologista e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Mário Miranda informou que há previsão de mais chuvas para aspróximas semanas até o dia 4 de Maio, com trovoadas hoje (28/04) e amanhã.

Ele preferiu não fazer previsões sobre a quantidade de chuva, porque "há grande variação". Este ano, segundo ele, choveu mais na zona rural que na área urbana. "De janeiro a abril tivemos chuva 50% superior ao que era esperado para esse período, mesmo que em janeiro a média tenha sido abaixo do registrado em anos anteriores", afirma Miranda.

As chuvas constantes e a cheia do lago deixam as famílias de pescadores que vivem no bairro Angary em Juazeiro apreensivos. O problema é que quando o rio atinge essa capacidade e preciso soltar água e as vazões do Lago de Sobradinho fazem subir o nível do rio nas proximidades das casas que ficam à margem do São Francisco chegando a desabrigar algumas famílias.

O vice-presidente da Colônia de Pescadores de Juazeiro, Juvêncio Itabira Moreira de Brito, disse que o rio ainda não atingiu o ponto crítico, mas quando chegar a 4mil m³/s a situação fica difícil de ser controlada. "Temos que retirar algumas famílias e colocar no prédio da Colônia até que a água do rio diminua. Se precisar acionaremos a Defesa Civil para que ajude", explicou. No mesmo período do ano passado várias famílias tiveram que deixar suas casas invadidas pelas águas do rio.

Lago cheio também é sinal de muito peixe. - A atividade de uma semana dos pescadores de Remanso e Pilão Arcado, duas cidades que ficam às margens do Lago de Sobradinho, renderam saída de seis caminhões cada um com cerca de seis toneladas de peixe.

"A cheia do Lago favorece a atividade de pesca, principalmente porque vem depois do período da Piracema e da Semana Santa", afirma a presidente da Colônia de Pescadores de Remanso Vera Lúcia Ferreira.

Apesar de comemorar a fartura de peixes, ela não esquece de quem está perdendo plantações de milho, feijão e outras culturas que foram plantadas para aproveitar o largo espaço de terra molhada que se abre quando o rio seca. Em períodos longos de estiagem, a extensão da margem chega atingir 7 Km de distância. Algumas famílias chegam a acampar em pequenas ilhas que surgem quando a água do lago fica muito baixa, aproveitando para plantar e garantir a sobrevivência.

O reservatório de Sobradinho com 100% de sua capacidade total, possui 320 quilômetros de extensão, superfície do espelho d'água de 4.214Km², sendo o maior do mundo e uma capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos.
Vista do rio São Francisco da cidade de Piranhas, Alagoas


Sobradinho atingiu 100% de seu volume útil, o mesmo volume já atingido por Três Marias, o outro grande reservatório do rio à montante, há 30 dias. E mesmo assim, Sobradinho continua a receber mais de 4.500 m3/s. Se continuar a chover na região, teremos transtornos no baixo São Francisco.

Boa parte da calha antiga do rio foi ocupada pela população depois da regularização criada com a sequencia de reservatórios do sistema Chesf. A regularização praticamente elimina com os extremos de cheias e vazantes do rio. Sem as cheias, os habitantes ocupam as antigas várzeas com culturas perenes e até pequenas vilas.

Estes 4.500 m3/s seriam suficientes para irrigar os canais do Projeto São Francisco por 173 dias em sua vazão constante de 26m3/s. O volume de dois dias atenderia toda a demanda. Uma água que, hoje, não fará nenhuma falta na bacia do Véio Chico e que bem manejada daria segurança hídrica para o Nordeste Setentrional.

Se os canais já estivessem prontos, há pelo menos 30 dias estariam trabalhando em sua vazão máxima de 127m3/s. Com essa afluência, os açudes da região setentrional enxeriam com mais rapidez, o que poderia significar uma demanda menor em outros períodos do ano. Com os açudes cheios as máquinas serão desligadas.






http://www.aleporto.com.br/blog.php?tema=4&post=1735