.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


quinta-feira, 7 de maio de 2009

PT em 29 Anos

12/2/2009 12:16:00

PT veio para restaurar um novo tempo na política brasileira

.

Leia pronunciamento do deputado Paulo Rocha a respeito dos 29 anos do PT:

Hoje, 10 de fevereiro de 2009, o Partido dos Trabalhadores completa 29 anos de fundação. O PT surgiu das intensas mobilizações sociais que marcaram a história política e social brasileira a partir da segunda metade da década de 1970.

.

Surgiu da necessidade de os trabalhadores interferirem nos rumos políticos do nosso País. Se hoje o Brasil vive um momento de intensas mudanças, deve isso ao PT, ao seu ideário de um mundo melhor, equânime e com oportunidades e políticas públicas para todos e todas.

.

O PT veio para restaurar um novo tempo na política brasileira. Para dar fim àquela época em que no Brasil só fazia política quem tinha ou muito dinheiro ou muito diploma. Essa forma de governar produziu intensa desigualdade social, com a acentuada exclusão da maioria da população.

Mas a forma de governar trazida pelo PT vem mudando essa realidade. Baseia-se em políticas de distribuição de renda, a exemplo do programa Bolsa Família, que ajudou a tirar da situação de miséria milhões de famílias brasileiras.

.

A inclusão social defendida e efetivada pelo Partido dos Trabalhadores também se assenta em programas que possibilitam moradia digna, via o Fundo Nacional de Habitação – Incra e Caixa Econômica, energia elétrica acessível, através do Luz para Todos, Projovem, política de valorização do salário mínimo, que registra nesses seis anos de governo Lula, do PT, um aumento de 46%, entre tantos outros programas que fazem parte da política de resgate da dignidade e cidadania do nosso povo, como o de combate ao trabalho infantil e contra o trabalho escravo.

.

A história do PT, desses 29 anos de intensa luta, se confunde com a história política de da minha geração. Nós fomos paras as ruas dizer para os coronéis, para a sociedade que nossa gente precisava de mudanças, precisa ser incluída, ser beneficiada pela riqueza do País. Afinal não nos conformamos com essa condição de termos um País tão rico e um povo tão pobre.

E eu também fui e sou protagonista dessa luta, ao lado de estudantes, metalúrgicos, petroleiros, bancários, professores, artistas, jornalistas, funcionários públicos, trabalhadores rurais, donas-de-casa, intelectuais, militantes de esquerda, religiosos, além de representantes de outras categorias do movimento sindical – lutavam por melhores condições de vida, salário, trabalho, educação, moradia, transportes, saúde, assim como por bandeiras políticas como a anistia e o retorno ao Estado de Direito.

.

A emergência desses “novos” personagens na cena política brasileira, como definiu Eder Sader, estabeleceria as condições históricas para a criação do nosso Partido. Nos dez primeiros anos de existência do PT eu passei à frente da Central única dos Trabalhadores, em Belém, organizando as categorias de trabalhadores.

.

Quando ingressamos no PT éramos um grupo forte e independente, conhecido como “o grupo dos Gráficos”. Em 1990, eu e o companheiro Ganzer, fomos eleitos os primeiros deputados federais do PT no Pará. Presidi o Partido no Estado por seis anos e lidero atualmente a maior tendência do PT no Pará.

.

Mas o PT não faz parte somente da história do nosso mandato. A trajetória do PT está entrelaçada à história de muitas organizações sociais e populares. O PT contribuiu e contribui para o movimento de defesa da condição feminina, do movimento sindical, popular de cada bairro e de cada município do País, de organizações de defesa do meio ambiente, da criança, juventude, combate à fome, educação, movimentos em defesa da liberdade de expressão, contra a homofobia, defesa dos povos indígenas, quilombolas, idosos e tantas outras organizações que tiveram e têm a inserção do nosso Partido.

.

O líder maior do Partido dos Trabalhadores, o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, depois de 22 anos da aprovação do manifesto de fundação do PT, no Colégio Sion, em São Paulo, foi eleito presidente da República, marcando a história do Brasil como o primeiro operário a assumir a presidência do País.

.

Hoje o PT, aos 29 anos se destaca como um dos principais partidos de esquerda do mundo, pois compartilha ideais de um mundo solidário e libertário, com democracia e respeito a todos e todas. Esta é a razão do PT: o resgate de direitos esquecidos, daí afirmarmos que somos militantes de um mundo melhor. Parabéns ao PT, aos que fizeram e fazem desse partido esperança e força para dias melhores para o nosso povo!

.