.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


segunda-feira, 15 de junho de 2009

Aprovação de Lula sobe para 80% em junho, aponta CNI/Ibope


A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu de 78% em março para 80% em junho, apontam os dados da pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira, 9. O porcentual de entrevistados que consideram o governo ótimo ou bom também melhorou: passou de 64% para 68%. O índice dos que desaprovam a gestão de Lula caiu de 19% para 16%.

A pesquisa mostrou uma elevação no número de pessoas que afirmam que o governo brasileiro está tomando as medidas corretas para enfrentar a crise. O índice, que era de 59% em março, subiu para 69% em junho.

Para a disputa presidencial de 2010, de acordo com pesquisa, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) aparece com 38% das intenções de voto, seguido pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, com 18%. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) detém 12% ocupando o terceiro lugar e a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) tem 11%.

Em outra lista, em que o candidato do PSDB é o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, Ciro Gomes e Dilma Rousseff aparecem empatados na liderança, com 22% e 21%, respectivamente. O tucano Aécio vem em terceiro lugar, com 12%, seguido de perto por Heloísa Helena, com 11%.

Esta é a primeira vez que a pesquisa CNI/Ibope investiga cenários para as eleições presidenciais de 2010.

A pesquisa foi feita entre os dias 29 de maio e primeiro de junho, ouviu 2002 entrevistados, em 143 municípios. O universo é de eleitores com mais de 16 anos.


Otimismo sobre crise


A pesquisa mostrou que o brasileiro está mais otimista em relação à crise econômica e seus efeitos no País. De acordo com os dados, houve uma queda de 37% para 26% das pessoas que consideravam a crise muito grave. E subiu de 46% para 52% os entrevistados que consideram a crise grave. O porcentual de pessoas que consideram a crise pouco grave subiu de 9% para 13% e outros 9% consideram a crise nada grave, ou não souberam responder.

Também houve um crescimento entre os entrevistados que afirmam que o Brasil está mais preparado para a crise. Eram 39%, em março, e agora são 48%. A pesquisa detectou ainda uma mudança em relação à projeção de consumo. Mais da metade dos entrevistados (53%) afirma que não alterou e nem pretende alterar os seus hábitos de consumo. Em março esse porcentual era de 45%.

Houve também um aumento no porcentual de pessoas que apostam que a crise trará poucos prejuízos para o País: 53% disseram que a economia brasileira será pouco prejudicada. Em março eram 44%. Nesta última pesquisa 30% disseram acreditar que a economia será muito prejudicada, contra 40% em março. Os entrevistados apontaram também quais os principais efeitos da crise internacional no País. O primeiro deles foi o aumento no preço dos produtos, seguido de dificuldades para pagar dívidas já contraídas e perda no emprego. Também há o receio de aumento nas taxas de juros para a compra de eletrodomésticos, carros e motos.

Na avaliação sobre as medidas que o governo está tomando para enfrentar a crise, repercutiram bem, segundo a pesquisa, as condições de financiamento para compra de bens como fogão, geladeiras e móveis e os financiamentos para a compra de carros e casa própria.


Doença de Dilma

A pesquisa mostra que a doença da ministra é mais conhecida entre os entrevistados que sua pré-candidatura à Presidência da República. O linfoma da ministra é a terceira notícia mais lembrada espontaneamente pelos entrevistados, com 10% das citações, enquanto a pré-candidatura teve 4% das menções.

A primeira notícia, com 15% das menções, é sobre a crise financeira internacional e seus efeitos no Brasil, seguida do lançamento do programa do governo de construção de casas populares (Minha Casa Minha Vida), com 11% das citações. Os entrevistados eram questionados sobre quais foram as duas principais notícias sobre o governo que saíram na imprensa.

Também estão entre as mais citadas as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China e à Turquia; os casos de gripe suína no Brasil; a criação da CPI da Petrobras; a redução do IPI para produtos como geladeira, fogão e máquina de lavar roupas; a doença do vice-presidente, José Alencar; e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

CNI/Ibope: governo Lula recebe nota média de 7,5

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nota média de 7,5 dos entrevistados da Pesquisa CNI/Ibope de junho. O resultado mostra uma pequena elevação em relação à pesquisa anterior, de março deste ano, quando a nota foi de 7,4. A avaliação, feita desde março de 2003, só não é maior que a de setembro do ano passado, quando a nota média foi de 7,8.

Segundo a pesquisa, a confiança no presidente Lula oscilou positivamente dentro da margem de erro, passando de 74%, em março, para 76%, em junho. Nos últimos três meses, caiu de 23% para 21% o porcentual de entrevistados que disseram que não confiam no presidente.

Na comparação entre o primeiro e o segundo mandato de Lula, 45% disseram que o atual mandato está sendo melhor do que o anterior (41% em março), enquanto 14% disseram que o mandato está melhor (18% em março). Na avaliação de 40% dos entrevistados o segundo mandato está igual ao primeiro. Estado