.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


quarta-feira, 24 de junho de 2009

Esquizofrenia: os sintomas e tratamentos

(BR Press) - Segundo definição de Revista de Psicofisiologia, a esquizofrenia é um dos distúrbios mentais mais graves, que atinge cerca de 1% da população, principalmente entre 15 e 35 anos. Tal distúrbio é responsável pelo maior número de internações psiquiátricas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam a doença como a terceira causa de perda da qualidade de vida entre pessoas de 15 e 44 anos. Atualmente, a esquizofrenia é retratada na novela global, 'Caminho das Índias', pelo personagem Tarso Cadore, interpretado pelo ator Bruno Gagliasso.

A esquizofrenia é uma doença crônica que se caracteriza por distúrbios do pensamento, com idéias de perseguição e perda das conexões lógicas, se manifestando tanto na linguagem falada como na corporal. Em outras palavras, esquizofrenia significa divisão, ou seja: a mente da pessoa cria uma separação entre o bom e o mau, o certo e o errado, como se os opostos fossem herméticos e não pudessem pertencer à mesma mente. É disto que provêm as alucinações, confundindo a pessoa do que é real ou não.

Tabus e preconceitos

Maura de Albanesi, psicoterapeuta e diretora do Instituto de Psicologia Avançada Amo, afirma que a esquizofrenia ainda é uma doença pouco conhecida pela sociedade, apesar do impacto social, pois está sempre cercada de muitos tabus e preconceitos. Essa doença, explica a especialista, pode se desenvolver gradualmente e tão lentamente que nem o paciente, nem as pessoas próximas, percebem que algo está errado. Assim, a esquizofrenia é diagnosticada só quando comportamentos abertamente desviantes se manifestam. O período entre a normalidade e a doença deflagrada, pode levar meses.

"Há, no entanto, pacientes que desenvolvem esquizofrenia rapidamente, em questão de poucas semanas ou mesmo de dias. A pessoa muda as suas atitudes e entra no mundo esquizofrênico, o que geralmente alarma e assusta muito os parentes", explica a Dra. Maura. Não há uma regra fixa quanto ao modo de início: tanto pode começar repentinamente e eclodir numa crise inesperada, como começar lentamente sem apresentar mudanças extraordinárias, e somente depois de anos surgir uma crise característica.

Isolamento

Entretanto, comenta a psicoterapeuta, geralmente os primeiros sintomas são a dificuldade de concentração, prejudicando o rendimento nos estudos, além de tensão de origem desconhecida mesmo pela própria pessoa, insônia e desinteresse pelas atividades sociais com consequente isolamento. "Nos dias de hoje, os pais pensarão que se trata de drogas, os amigos podem achar que são dúvidas quanto à sexualidade, outros pensarão que são indagações existenciais próprias da idade", diz a especialista. Uma vez diagnosticada a doença, é melhor cuidar do paciente logo na fase inicial.

Como tratar?

Os antipsicóticos são os medicamentos mais indicados no tratamento da esquizofrenia e representam um grande avanço no tratamento da doença, com a redução das internações psiquiátricas e melhor integração dos pacientes à sociedade. No entanto, as atuações da psicoterapia e as técnicas escolhidas para o tratamento podem otimizar, efetivamente, os resultados quanto à redução dos sintomas.

"Os medicamentos tratam as principais características da esquizofrenia, mas questões relacionadas diretamente ao convívio social da pessoa requerem tratamentos complementares, como a reabilitação psicossocial e a psicoterapia. O tratamento psicoterapêutico visa integrar esta mente, e auxiliar a pessoa a perceber em si os conteúdos do seu inconsciente que estão se manifestando por meio das alucinações, que nada mais são do que projeções deste inconsciente que não é aceito pela pessoa. Uma vez que ela consegue perceber que tudo é produto de sua mente, poderá mais facilmente aprender a lidar com elas", esclarece a Dra. Maura.

Aliados

Os familiares são aliados importantíssimos no tratamento e na reintegração do paciente. É importante que estejam orientados sobre a doença para que possam compreender os sintomas e as atitudes do paciente, evitando interpretações errôneas. As atitudes inadequadas dos familiares podem muitas vezes colaborar para a piora clínica. O impacto inicial da notícia de que alguém da família tem esquizofrenia é bastante doloroso, porque a doença é pouco conhecida e sujeita a muita desinformação.

"Frequentemente, diante das atitudes excêntricas dos pacientes, os familiares reagem também com atitudes inadequadas, perpetuando um circulo vicioso difícil de ser rompido. Atitudes hostis, críticas e superproteção prejudicam. O certo é oferecer ao paciente apoio e compreensão para que ele possa ter uma vida independente e conviva satisfatoriamente com a doença", finaliza a psicoterapeuta.

http://br.noticias.yahoo.com/s/22062009/11/saude-esquizofrenia-tratar.html