.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


quarta-feira, 10 de junho de 2009

Por que PSDB e DEM se calam sobre a pesquisa CNI-Ibope?

Na pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta terça-feira (9), o governador tucano José Serra crava 38% das intenções de voto para presidente, mais que o dobro dos 18% da ministra petista Dilma Rousseff. Boa notícia para a oposição? Por que então os sites oficiais do PSDB e do DEM não deram uma palavra sobre o tema? A resposta está na popularidade de Lula. A direita brasileira ainda tateia em busca de uma via como a da direita europeia, que faturou com a crise na eleição deste domingo.


Por Bernardo Joffily



Dilma e Serra: o Ibope não mostra tendências

Os dois cenários eleitorais pesquisados pelo Ibope trazem os seguintes resultados:

Com Serra como candidato tucano
Serra 38%
Dilma 18%
Ciro 12%
Heloísa 7%

Com o governador mineiro, Aécio Neves, como candidato tucano
Aécio 12%
Ciro 22%
Dilma 21%
Heloísa 11%


Uma foto e não um filme


Foi a primeira edição da pesquisa CNI-Ibope que perguntou sobre a eleição presidencial de 2010. Portanto, não é possível fazer comparações e apontar tendências. Temos uma foto e não um filme – e uma foto tirada 15 meses antes da eleição.


Por isso a vantagem de Serra não tirou os arraiais demotucanos da fossa. De que vale bater Dilma 20 por pontos percentuais, se a diferença se reduziu em oito pontos, entre as duas últimas edições da pesquisa Datafolha (de 31/5), e 13,5 pontos, no caso das sondagens CNT-Sensus?


Em contraste, os resultados sobre popularidade do governo Lula e especialmente sobre a crise econômica podem ser comparados, pois somam uma série de 26 edições, no primeiro caso, e três edições no segundo. E é a curva, mais que os números absolutos, que desanima os demotucanos.


Uma barriga e não uma tendência


A avaliação do governo Lula atingiu seu pico na edição da CNI-Ibope de dezembro passado: 67 pontos de saldo positivo (Respostas "bom" e "ótimo" menos respostas "ruim" e "péssimo"). Este saldo caiu para 54 pontos em março, sob o impacto do baque econômico na virada do ano. Agora, porém, o saldo voltou a crescer, para 60 pontos. Portanto, março foi uma barriga, não uma tendência.


Pior ainda – para a oposição –, alguns dos maiores avanços foram justo nos segmentos menos favoráveis ao governo: mulheres (+6), faixa acima dos 50 anos (+17), educação universitária (+7), Regiões Sudeste e Sul (+ 6 em ambas), faixas de renda de cinco a dez salários mínimos (+10) e acima de dez (+8).


A curva se repete quando a pergunta é se o entrevistado "aprova ou desaprova a maneira como o presidente Lula está governando o Brasil". O saldo positivo era de 70 pontos em dezembro, 59 pontos em março e agora passou para 64. Idem para a nota média do governo, 7,8, 7,4 4 7,5, respectivamente.


O Brasil "mais preparado"


A parte do capítulo sobre a crise econômica é de absoluta coerência com os números acima. A porcentagem que tem conhecimento da crise subiu de 75% em dezembro para 81% em março e 87% em junho. Mas fatia que considera a crise "grave" ou "muito grave" foi de 84% para 83% e 78%. Os que acham que a economia brasileira será "muito prejudicada" eram 37% em dezembro, 40% em março e 30% em junho. E os que responderam "pouco prejudicada" foram 46%, 44% e 53%.


"O brasileiro está mais otimista em relação à crise econômica e aos seus eventuais efeitos. A população está com menos medo de ser afetada pela crise, espera que o Brasil seja pouco atingido e pensa cada vez menos em mudar seus hábitos de consumo. Além disso, cresce a aprovação à forma como o governo brasileiro vem enfrentando o problema", diz o relatório da pesquisa.


Este último ponto é o mais desanimador para os planos oposicionistas. Os entrevistados que acham o Brasil "mais preparado" para enfrentar a crise somaram, nas três edições, 23%, 39% e 48%. E os que acham as medidas anticrise do governo Lula "corretas" foram de 62% para 59% e 69% (responderam "incorretas" 15%, 22% e 16%).


Portanto, as respostas sobre a crise explicam com precisão quase matemática a "barriga" de março na popularidade de Lula, assim como sua recuperação em junho. Ora, a oposição entrou em 2009 depositando na crise suas maiores esperanças para 2010. Em março, festejou o que parecia ser uma inflexão de tendência. Agora, desaponta-se com a recuperação.


Hipóteses para futuros Ibopes


Não há nenhuma garantia de que a curva continue ascendente. Pelo contrário, esta hipótese é remota, pois o governo acha-se próximo do seu teto de popularidade estatisticamente possível. A melhor hipótese, para Lula e seus plano eleitorais, é que os números continuem a oscilar em torno das marcas de junho. Porém frustrou-se ao menos em junho a melhor hipótese para a oposição, de uma queda persistente, mesmo que lenta, da popularidade do governo.


Não admira que o noticiário sobre esta pesquisa tenha sido tão seco e lacônico. Nem que os sites do PSDB e DEM tenham preferido o completo mutismo. A longos 15 meses de distância, a eleição presidencial se anuncia bipolarizada e difícil, mas os números da CNI-Ibope são o que Lula e Dilma queriam.

Veja aqui o relatório completo da pesquisa CNI-Ibope

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=57747

Pesquisa Ibope/CNI

José Serra (PSDB): 38%
Dilma Rousseff (PT): 18%
Ciro Gomes: 12%;
Helena: 7%;
Não sabe: 12%.

----------------------------------------------------

Luz vermelha: Serra é o mais conhecido e continua caindo!

José Serra é conhecido por 31% do eleitorado e 1% não conhece/nunca ouviu falar em Serra.
Dilma Rousseff é conhecida por apenas 9% e 15% não conhece/nunca ouviu falar em Dilma.
Péssima noticia para o Presidente eleito José Serra.

-----------------------------------------------------

Aprovação do Governo

Ótima/Boa: 68% / Antes: 64%;
Regular: 24 / Antes: 25%;
Ruim/Péssima: 8% / Antes: 10%.

-----------------------------------------------------
Aprovação do Presidente Lula

Nada mais e nada mesmo: 80% aprovam o desempenho do Presidente / Antes: 78%;
Apenas 16% desaprovam / Antes: 19%

-----------------------------------------------------

Confiança em Lula nas alturas

Confiam: 76% / Antes: 74%;
Não confiam: 21% / Antes: 23%.

----------------------------------------------------

Brasileiro vê a crise com otimismo

69% acreditam que o governo esta lidando com a crise de madeira adequada e 48% dos entrevistados apostam no preparo do País para lidar com a crise.

Dilma cresce ; Serra desce a ladeira