.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


terça-feira, 25 de agosto de 2009

Armas editoriais do PIG

A fotografia como instrumento editorial


Mais do que uma atividade complementar, o fotojornalismo vem sendo cada vez mais instrumento de editorialização visual da notícia. Nenhuma foto é publicada mais apenas para ilustrar, mas ela tem que carregar uma informação que ajude a determinada interpretação. Pode-se dizer sem medo de errar que, por trás da seleção dessas imagens temos um profissional que subjetivamente busca um enfoque capaz de agregar um "comentário editorial" ao objeto fotografado. Esse é claramente o caso das duas fotos que ilustram as capas da Folha de São Paulo, abaixo reproduzidas.



As imagens foram publicadas pelo jornal nas edições dos dias 19 e 20 de agosto de 2009. Na primeira, temos Lina Maria Vieira, ex-secretária da Receita enquanto tentava, no Senado, desmentir a ministra Dilma Roussef a respeito de uma suposta reunião, da qual ela só lembra a cor do xale usada pela ministra. Na segunda, a senadora Marina Silva no momento em que anunciava sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores.

Em uma manifesta tentativa de induzir o leitor, o jornal apresenta as duas personagens principais de matérias com claro interesse em desgastar o governo, com sorrisos abertos, demonstrando conforto, altivez, sinceridade e segurança pessoal. Elas não poderiam estar demonstrando qualquer sentimento de preocupação, indecisão ou vacilo. Certamente os fotógrafos captaram essas mesmas senhoras em momentos menos alegres, com a cara amarrada por alguma pergunta incômoda ou até mesmo bocejando de cansaço, mas certamente essas fotos não serviriam para ilustrar a linha editorial desejada pelo jornal.

Leia também: Maria Inês Nassif: Um mundo cheio de Linas e tapiocas
http://www.aleporto.com.br/blog.php?tema=6&post=2103