.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Brasil causa alvoroço na ordem mundial, diz imprensa espanhola

"O Brasil alvoroça a ordem mundial" é o título de artigo de Francho Barón no jornal El País, da Espanha, desta terça-feira (22), no qual se refere ao papel do presidente Lula, amanhã, na abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Barón emprega o delicioso e expressivo termo castelhano "imelhorável" (inmejorable) para descrever a situação do Brasil na ONU, "para pedir, diante dos 192 países participantes, reformas profundas nas instituições financeiras internacionais".

Pedro Botelho, Agência Estado / Vermelho.org

O Brasil, que há muitos anos persegue um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, assinala o jornalista de El País,"falará com a autoridade de quem chega com os deveres muito bem feitos". Recorda Baron que a crise financeira global, cujo impacto sobre nós foi grande no final do ano passado, já não seria mais do que uma má recordação: "O Brasil se recuperou com rapidez e dinamismo e prevê-se que fechará este ano com um crescimento bem superior ao dos demais membros do G-20".

O tema crucial para Lula será a reforma dos organismos financeiros internacionais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, "que Brasília considera totalmente obsoletos e nada representativos da nova ordem planetária". Destaca Barón que quando a crise mundial chegou a seu clímax o Brasil anunciou um empréstimo ao FMI de US$ 10 bilhões, passando dessa maneira a integrar o seleto grupo de sócios 'doadores' da instituição.

Sobre esse assunto, Lula declarou à Agência France Press que não se poderia ter outra reunião do G-20 sem uma decisão sobre o assunto: "Colocamos dinheiro nosso no Fundo e quero saber se os outros países fizeram o mesmo". Dessa maneira, prossegue a matéria, "o Brasil se prepara para uma semana de ofensiva diplomática para consolidar sua condição de líder regional sul-americano e de novo ator de transcendência no panorama internacional".

Brasil causa alvoroço na ordem mundial, diz imprensa espanhola