.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


terça-feira, 13 de outubro de 2009

Diap: 70% dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional são da base do governo

Marcelo Alves, O Globo

“Levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra que entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso, 70 são da base aliada e apenas 30 são da oposição. Uma proporção que, segundo o coordenador da pesquisa, o analista político Antônio Augusto de Queiroz, nunca foi tão grande no governo Lula. ( Confira a lista dos parlamentares mais influentes ).

Segundo Queiroz, não é apenas o fato de a base ser bem maior do que a oposição - 10 das 14 legendas listadas pelo Diap - que faz de seus parlamentares maioria entre os mais influentes. A própria forma de atuação da oposição, hoje formada apenas por PSDB, DEM, PPS e PSOL, é que a fez encolher na lista. O analista político lembra que nos primeiros anos do governo Lula, a relação base-oposição era bem menor do que a atual.

- Nos primeiros quatro anos do Lula, ela se pautava pela ética da responsabilidade. Ou seja, aquilo que era de interesse do governo e havia coincidência de agenda com a oposição, era apoiado e eles buscavam aperfeiçoar. Nessa condição, foram aprovadas a Reforma Judiciária, Fundeb, Lei de Falências - explica Queiroz.

- Na atual legislatura, ela mudou a sua forma de fazer oposição. Passou a ser a ética da convicção. O que for de interesse do governo não é de meu interesse, somos adversários e não é bom. E naturalmente quando você deixa de tratar tematicamente a matéria e analisa o mérito, você se concentra em torno de menos pessoas. O PSDB, por exemplo, tem 14 senadores, mas a oposição se limita a três, o líder Arthur Virgílio (AM), o presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), e o Tasso Jereissatti (CE). No DEM, você tem o Agripino Maia (RN), o Demóstenes Torres (GO) e o Marco Maciel (PE), que é um referência, um estudioso e sempre vai opinar sobre temas recorrentes. Fora isso, os outros desapareceram.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Diap: 70% dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional são da base do governo