Todos os diplomas do Presidente
Oito anos mais tarde, quando deixar a Presidência, ele sairá do governo levando na mala títulos de dar inveja a qualquer PhD. Hoje, perto do sétimo ano de mandato, Lula já acumulou 263 diplomas de diversas origens.
“Quanto mais exposto ele está, mais as pessoas querem homenageá-lo”, explica Cláudio Soares Rocha, chefe da Diretoria de Documentação Histórica (DDH) da Presidência da República, que registra os diplomas, desde aqueles de participação em palestras até títulos da nobreza britânica. Um dos documentos de maior destaque é o Príncipe de Astúrias, prestigiado prêmio da nobreza europeia. Lula foi premiado por sua cooperação internacional, em 2003. “É um Nobel da Espanha”, compara Rocha. O documento é acompanhado de uma escultura do artista espanhol Miró, além da quantia de 50 mil euros. Entregue desde 1981, apenas Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foram os brasileiros homenageados com o Príncipe de Astúrias.
A família real da Inglaterra também prestou homenagem ao ex-metalúrgico. Há três anos, Lula recebeu o título de Cavaleiro honorário da Grã-cruz da ilustre ordem do banho. Conta a lenda que os cavaleiros medievais, no retorno das batalhas, faziam uma pausa estratégica na cidade de Bath (“banho”, em inglês) antes de se apresentarem ao rei e serem condecorados por ele.
Apesar do reconhecimento internacional, os prêmios nacionais são os mais numerosos. E dos mais diversos tipos: desde título de doutor honoris causa até certificado de participação em palestra. E a concorrência para dar um título ao presidente parece ser grande.
Em 2004, Lula recebeu diploma de “sócio benemérito” da Associação do Boi caprichoso, uma das agremiações do Festival Folclórico de Parintins, realizado anualmente no Amazonas.
Sem perder tempo, o adversário Boi Garantido entregou no mesmo dia ao Presidente Lula título idêntico. Presente em solenidades ao lado do marido, a primeira-dama também é homenageada em viagens do Presidente. Quando Lula visitou a base brasileira na Antártida, em fevereiro do ano passado, foi agraciado com o título de Pinguim Imperador. Dona Marisa, que integrava a comitiva presidencial, recebeu por sua vez o título de Pinguim Adélia.
Antes da posse
Quando referiu-se ao “primeiro diploma” no emocionado discurso do TSE, Lula usou uma licença poética, provavelmente. Ele já acumulava 73 diplomas, em sua maioria nacionais. Boa parte confirmava a participação do ex-metalúrgico em palestras ou concedia título de cidadão honorário. Mas o mais significativo deles foi entregue a Lula em 1963, quando o futuro sindicalista recebeu certificado da escola Senai pela conclusão do curso de torneiro mecânico. O documento foi o único a ser restaurado pela equipe de documentação histórica. A estrutura do papel foi reintegrada e o papel foi higienizado.
O Presidente Lula recebeu condecorações nacionais e internacionais, desde homenagem do papa a diploma de conselheiro do Corinthians, diz Cláudio Soares Rocha. Veja a imagem de alguns dos prêmios aqui no Correio Braziliense
“Intensivão” em oito anos
2003 – 63
2004 – 32
2005 – 33
2006 – 33
2007 – 37
2008 – 36
2009 – 30
* Em novembro o Presidente Lula receberá prêmio britânico Chatham House
Total: 264 (até o momento)
Agora os tucanos vão morrer de inveja:Lula receberá prêmio britânico Chatham House
Lula recebe o prêmio em reconhecimento a seu trabalho para conseguir a estabilidade e a integração da América Latina e por sua liderança na resolução de crises regionais, segundo afirmou o prestigiado instituto britânico, conhecido como Chatham House.
O Presidente Lula também é homenageado por sua grande contribuição para reduzir a pobreza no país e por seu apoio aos compromissos democráticos no Brasil.
"Os membros da Chatham House também reconhecem que a notável trajetória pessoal do Presidente Lula é prova das qualidades excepcionais de liderança que o ajudaram a reforçar as cordiais relações entre Brasil e o resto da América, e certamente com os países de todo o mundo", afirma o instituto.
Segundo o instituto, Lula estará em Londres no próximo dia 5 de novembro para receber o prêmio, em cerimônia que acontecerá em Banqueting Hall, em Whitehall, a zona governamental de Londres, e na qual participará o ministro britânico das Empresas, Peter Mandelson.
O diretor da Chatham House, Robin Niblett, disse que Lula foi votado para receber o prêmio correspondente a 2009 por suas "notáveis qualidades como líder nacional, regional e internacional".
Outro prêmio
No dia 21 de Setembro, o Presidente Lula, desembarcou em Nova York onde recebeu o prêmio do Instituto Woodrow Wilson.O presidente do Woodrow Wilson, Lee H. Hamilton, de acordo com declarações divulgadas pelo instituto, afirmou que a escolha de Lula se deve à sua contribuição "decisiva para acabar com o regime militar e para abrir o caminho para a democracia em seu país". Este foi o o primeiro evento de uma semana em que Lula participou antes da Assembleia Geral da ONU e, depois, do encontro do G-20, em Pittsburgh.O Presidente Lula ainda não chagou ao Brasil, mas já tem a sua espera em Londres, mais um prêmio.Para quem não leu, aqui o link
E vem mais aí