Ali Kamel faz considerações também sobre a edição do debate do segundo turno de 1989, em que a emissora foi acusada de favorecer Fernando Collor. Segundo ele, a TV Globo, naquela ocasião, "cometeu um erro, sem má-fé" e que esse erro, teria sido admitido pela emissora diversas vezes,), inclusive em livro ("JN, 35 Anos, A Notícia Faz História").Ainda segundo Ali Kamel, esse erro, porém, não teve influência na eleição
Kamel mentiu
Parece brincadeira, mas não é. O chefe dos inventores da enganação televisa no Brasil, o chefe dos aspirantes a ladrões da eleição fluminense de 1982, o chefe dos manipuladores do debate de 1989 nos alerta contra os perigosos da Globo em 201O,já que para ele tudo que aconteceu na eleição Collor x Lula foi normal.
Esse sujeito é mal intencionado mesmo. Quer repetir essas desculpas para ver se ele mesmo acredita nelas. Acho que por aí já podemos ter uma base do porque o jornalismo nas grandes mídias está desacreditado. Simplesmente porque são péssimos profissionais e pessoas de má índole, que seguem a cartilha da desonestidade para manterem seus belos cargos.
Tentou mas não conseguiu
Em 2006, a Globo constrangeu o Lula mostrando acintosamente, o tempo todo, a cadeira vazia com seu nome no debate. O Lula estava no seu direito de não ir. Assim como o Fernando Henrique não foi ao debate contra Lula em 1998, mas a Globo não fez a mesma coisa com ele. Por que ? Com certeza, a Globo levou esta eleição para o 2º turno.