.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


sábado, 17 de outubro de 2009

Mídia e Oposição: As estratégias Lula e Obama

As estratégias Lula e Obama

Eduardo Guimarães:

Circularam em blogs políticos como os do Azenha e do Nassif artigos da imprensa norte-americana dando conta de que a Casa Branca está fazendo lá o que gente como eu prega que o Palácio do Planalto faça aqui. Ou seja: comprar briga com o PIG.

Hoje, aliás, acho que os que apóiam o governo Lula dividem-se entre os que endossam a estratégia “paz e amor “do presidente e do PT, que apanham sem parar da mídia, e dos que endossam o que fazem Obama e o partido Democrata, que reagem e ainda dão nomes aos bois. O governo Obama, como a maioria de vocês deve ter lido em algum dos blogs que nomeei, passou a nominar individualmente cada um dos veículos que diz que se transformaram em extensões do partido Repúblicano – e qualquer semelhança com a grande mídia daqui e o PSDB, garanto que não é mera coincidência.

Pelos relatos dos artigos em questão, o PIG daqui reproduz, ipsis litteris, as picuinhas e os procedimentos do PIG ianque. O que difere, porém, são as estratégias das vítimas dos dois partidos midiáticos de Brasil e Estados Unidos, Lula e Obama. Eu que prego sempre aqui que Lula reaja, que dê nome aos bois, porém, fico me perguntando quem, entre ele e Obama, tem razão, qual seria a estratégia mais sábia, se a do brasileiro, de paz e amor, ou a de Obama, de chutar os “países baixos” do PIG. Vejam que, apesar do que sempre prego, enquanto Obama, que reage, vem despencando nas pesquisas, Lula, que não reage, atravessou anos tornando-se cada vez mais popular enquanto o PIG batia nele. E Obama é tão carismático quanto Lula.

Claro que os Estados Unidos estão afundando econômica e socialmente enquanto o Brasil sobe que nem um foguete, mas ninguém pode garantir que Obama não teria perdido ainda mais prestígio se não fosse sua estratégia. Há uma outra questão: os americanos, por mais que muitos possam discordar da premissa de serem mais politizados do que os brasileiros, penso que no mínimo é indiscutível que eles têm mais experiência democrática do que nós. Assim, partidarismo midiático é conceito que eles entendem melhor. Se eu tenho alguma conclusão? Talvez a de que Lula pode ser ainda mais esperto do que o espertíssimo Obama e de que pessoas como eu, que pregam que o presidente brasileiro comece a dar caneladas, podem estar se deixando levar pela emoção enquanto que o ex-torneiro mecânico se mantém frio como um iceberg.

Aí está uma aposta que eu adoraria perder...

As estratégias Lula e Obama