.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


terça-feira, 20 de outubro de 2009

ONG inglesa aponta liderança do Brasil em políticas de combate à fome




As políticas sociais do Governo Federal, principalmente a partir do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), foram reconhecidas pela ONG Action Aid, que apontou o Brasil em primeiro lugar no ranking do combate à fome entre os países em desenvolvimento.

Iniciativas como o Bolsa Família, programas de segurança alimentar e nutricional e outros foram apontados no relatório da instituição como fundamentais para comprovar a prioridade dada à questão pelo governo brasileiro.

O documento da Action Aid, divulgado na sexta-feira (16) para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, relaciona dois rankings: o dos países ricos, liderado por Luxemburgo, e o dos países em desenvolvimento, no qual o Brasil supera China, Gana e Vietnã, que vêm em seguida. Há críticas à Índia, que viu crescer em 30 milhões o número de pessoas que passam fome.

"É o papel do Estado, e não a riqueza do país, que determina o progresso em relação à fome", disse a diretora da ONG, Anne Jellema. "O Brasil demonstra o que pode ser atingido quando o Estado tem recursos e boa vontade para combater a fome", ressaltou Jellema.

A Action Aid foi criada na Inglaterra nos anos 70 e hoje atua de forma global em países de quatro continentes, sempre no combate à pobreza. A sede fica em Johannesburgo, na África do Sul. No Brasil, possui escritório desde 1998. O ranking foi feito após pesquisa em 50 países.

O presidente da Frente Parlamentar da Segurança Alimentar, deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) afirmou que o resultado é o reconhecimento de que o governo Lula está no caminho certo. "As políticas mais bem sucedidas de combate a fome em execução no mundo são as do Brasil. Então, isso nos estimula mais ainda a aperfeiçoar a legislação, como é o caso da proposta de emenda à Constituição que inclui a alimentação como um direito social previsto na Carta Magna, e que poderá ser votado pelo plenário nos próximos dias", disse Nazareno.

A deputada Emília Fernandes (PT-RS), integrante da comissão especial que analisou a PEC da Alimentação, também ressaltou que o resultado da pesquisa revela todo o esforço que vem sendo desenvolvido pelo governo brasileiro no combate à fome e diminuição da pobreza. "O Brasil hoje já tem o reconhecimento nacional e internacional de que caminha no rumo positivo, buscando o combate à discriminação, às desigualdades e o fortalecimento de políticas que melhorem a qualidade de vida do povo brasileiro", disse Emília Fernandes.

http://pt.org.br/portalpt/index.php?option=com_content&task=view&id=83087&Itemid=195