As primeiras palavras da oposição, depois da vitória de Lula
Lula: "Brasil ganhou definitivamente sua cidadania internacional. Não somos de segunda classe"
Apesar de o DEM e PSDB minimizarem os benefícios da escolha do Rio na candidatura de Dilma, nos bastidores os oposicionistas já começaram o discurso de que a notícia será usada como palanque da ministra Dilma,uma vez que Lula se tornou o principal cabo eleitoral da candidatura do Rio.
Oficialmente, porém, a oposição atribui a vitória do Rio a Cabral, evitando o discurso de benefício à candidatura de Dilma e evitando mais ainda falar no nome de Lula. "É inegável que reforça a popularidade do Presidente Lula. Isso não pode ser contestado. Agora acho que o impacto maior é para o governador Cabral. Ele também vai ter que mostrar competência para saber colocar a Olimpíada em prática", disse o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE).
O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), afirmou que a escolha do Rio beneficia diretamente o Presidente Lula.Rodrigo Maia disse não acreditar, porém, em vantagens para a candidatura de Dilma ao Palácio do Planalto. "Para o Lula, sem dúvida, é um benefício que ele vai carregar para o currículo dele. Para ela Dilma, não. É um benefício do presidente", afirmou ele para a Folha.
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) disse que Lula, Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), têm que dosar o uso político da escolha da cidade para que o "tiro não saia pela culatra" no que diz respeito à resposta política nas urnas.
"Isso fortalece o Lula, que já tem uma popularidade enorme e agora conseguiu vencer até o Obama. Há uma percepção política favorável ao presidente, ao governador [do Rio] Sérgio Cabral, e ao prefeito Eduardo Paes", disse Alencar.
Sem medo do ridículo
O filho do demo Cesar Maia, o também demo Rodrigo Maia, disse no site do capeta, ops, desculpe, no site do DEM: “A vitória do Rio é resultado de muita luta, muita persistência, visão política e competência administrativa do Democratas.
Foi Cesar Maia, ex-prefeito do Rio, que enxergou, batalhou e viabilizou esta vitória maravilhosa para o povo fluminense, para o Brasil e, sobretudo, para nós, todos os Democratas”. É uma verdadeira aula de de cinismo.Vem de longe, muito longe mesmo, a malandragem da política dos Maias.Agora sabemos porque ele é tão idiota: é filho do alcaide-factóide-debilóide César Maia
Aves de mau agouro
Recado do Presidente Lula
o Presidente Lula criticou hoje em Bruxelas (Bélgica) quem tem dito que haverá corrupção nos gastos das obras. Para ele, ficar com esse argumento agora seria colocar o Brasil outra vez no "papel pequeno que alguns querem colocar todo santo dia”. E completou: “Certamente, o povo brasileiro saberá fiscalizar o uso do dinheiro”.
Lula disse ainda que tem uma preocupação – de que falte rapidez para o início das obras e elas acabem ficando para serem feitas em cima da hora. “Tem gente que sabe que tem que votar numa época do ano, mas deixa para tirar o título faltando meia hora para fechar o cartório”, comparou. “Eu acho que agora nós temos apenas que levantar a cabeça e em vez de ficar de sapato alto, dizer: nós agora temos uma tarefa a mais, vai exigir mais trabalho, mais competência e temos que criar essas condições”.
Segundo o Presidente, não se pode minimizar a Copa no Brasil agora que o país também vai sediar uma Olimpíada, porque as obras feitas para 2014 também vão servir para 2016. “Precisamos começar a trabalhar, sobretudo, a mobilização urbana, que é construir as obras necessárias para a Copa do Mundo e, obviamente, 80% do que fizermos para a Copa do Mundo vão servir para as Olimpíadas”, afirmou.