.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


sábado, 17 de outubro de 2009

Transposição do São Francisco é a redenção do Nordeste

O Povo: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no seu último dia de visitas às obras de transposição do rio São Francisco, expôs toda sua mágoa por conta das críticas ao maior projeto de seu governo na região Nordeste. No município de Mauriti, no Ceará - que não estava no roteiro original da comitiva presidencial, tendo sido incluído só na quinta-feira -, o presidente disse que só os ``imbecis`` poderiam ser contra ``uma obra dessa magnitude``. Em seguida, declarou que os críticos deveriam pedir desculpas a ele de joelhos. ``Quem for contra essa obra não precisa falar mal de nós pela televisão ou pelos jornais. Venha ver a obra. Quando ver, se ajoelhe e peça desculpas, porque essa obra será uma das redenções do Nordeste brasileiro``, disse Lula, diante de uma plateia de mais de duas mil pessoas.
Classificando a passagem de Lula pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará como verdadeiros ``comícios eleitorais``, a oposição, representada por PSDB e DEM, protocolou pedido de informações à Casa Civil para ter acesso aos gastos da viagem do presidente ao Vale do São Francisco. Na próxima segunda-feira, líderes dos dois partidos também devem discutir se acionam a Justiça Eleitoral acusando Lula por suposto uso indevido da máquina pública, assim como de campanha eleitoral antecipada, já que possíveis candidatos da base governista participaram da viagem.
Recepcionado com fogos de artifício e uma sinfonia de buzinas dos caminhões que estão sendo utilizados na construção do canal que conduzirá a água do São Francisco para o Ceará, Lula também reclamou de deputados cearenses que manifestaram repúdio a ele pelo não cumprimento de algumas promessas, como a transposição do Rio São Francisco. Segundo o petista, isso aconteceu ``há muito tempo atrás``. No fim do discurso, Lula fez um pedido: ``Eu queria até que os deputados do Ceará pedissem para os deputados que assinaram aquele repúdio a mim, que eles viessem ver essa obra e anulassem aquele repúdio, porque eu estou fazendo o que eles não tiveram coragem de fazer``.
Lula - acompanhado do governador Cid Gomes (PSB) e do deputado federal Ciro Gomes (PSB) -, também reclamou da burocracia que, segundo ele, atrapalham o andamento das obras. Os grandes culpados, na visão do presidente, são os próprios parlamentares, que criam ``leis muito rígidas`` e, consequentemente, ``impõem muita fiscalização``. ``As pessoas não têm noção do custo dessas obras paralisadas, e nós que somos os grandes culpados, porque nós que fizemos a lei``.
.
.
.

Lula compara transposição a projeto de Roosevelt

Agência Estado: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao discursar para trabalhadores no canteiro das obras de transposição do Rio São Francisco, em Sertânia, interior de Pernambuco, comparou o empreendimento ao do ex-presidente americano Franklin Roosevelt e rebateu as críticas de ambientalistas contra o projeto, afirmando que ele se destina a beneficiar o ser humano, e o ser humano "é o principal animal do mundo".
.
.
.

Lula encerra polêmica visita a obras do Rio São Francisco com mais críticas à oposição

Diário de Pernambuco: No último dia da viagem para vistoriar as obras de integração e revitalização do Rio São Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a oposição nesta sexta-feira. E usou mais uma de suas metáforas futebolísticas. "É como jogador que está no banco de reserva; diz que é amigo do que está jogando, mas fica doidinho para o que está jogando tomar cartão vermelho ou se machucar para entrar no lugar dele. O papel da oposição é ver defeito". Lula vem afirmando na jornada que o objetivo da visita não era fazer comício, mas vistoriar as obras, mas a oposição questiona se a presença de pré-candidatos à sucessão presidencial - o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e a ministra Dilma Rousseff - na comitiva não caracteriza campanha eleitoral antecipada. O PSDB promete entrar, na próxima semana, com um requerimento junto à Casa Civil pedindo informações sobre essas viagens.
.
.
.

Lula decide sortear cada uma das 55 casas da Vila Rural Junco

Diário de Pernambuco: Como costuma fazer em diversas solenidades, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu mais uma vez quebrar o protocolo na visita à Vila Produtiva Rural Junco, em Cabrobó. Depois de conhecer as casas e a escola comunitária construídas para moradores que tiveram que ser deslocados por causa das obras de transposição do rio São Francisco, o presidente deveria sortear apenas três casas. No entanto, depois de sortear as casas de números 21, 33 e 07, Lula tomou as rédeas do evento e decidiu subistituir os discursos que estavam programados pelo sorteio de todas as 55 casas, que estão em fase de construção e deverão ser habitadas a partir de dezembro.

Junco é uma das 18 vilas produtivas rurais que serão erguidas para o reassentamento de 703 famílias.Desta vez, o presidente está acompanhado por apenas um dos presidenciáveis: o deputado federal Ciro Gomes. A ministra Dilma Roussef deixou a comitiva, para participar de uma solenidade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Fortaleza.

.

.

.

CARAVANA DA CIDADANIA

O Globo: No último dia da viagem para vistoriar as obras de integração e revitalização do Rio São Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a oposição nesta sexta-feira. E usou mais uma de suas metáforas futebolísticas.

- É como jogador que está no banco de reserva; diz que é amigo do que está jogando, mas fica doidinho para o que está jogando tomar cartão vermelho ou se machucar para entrar no lugar dele. O papel da oposição é ver defeito.

O presidente afirmou que as pessoas irão reconhecer importância da obra apenas quando estiver concluída e a população sentir o efeito da mudança.

- Não estamos tirando água de ninguém, não era justo a gente deixar essa quantidade imensa de água ir para o mar e não tirar um pouquinho dela para levar ao semiárido onde 12 milhões de nordestinos vivem em uma situação extremamente difícil - disse ao defender o projeto, no município de Cabrobó, Pernambuco. Lula lembrou que evitou fazer promessas sobre a integração do Rio São Francisco antes de se eleger. Ele voltou a dizer, como já tinha feito na quarta-feira, que candidatos "duas caras" diziam ser contra ou a favor das obras de acordo com a posição dos governos dos estados por onde o rio passa. Pela manhã, o presidente participou de encontro com trabalhadores do eixo norte, um dos dois canais que estão sendo construídos para integrar o rio às bacias do Nordeste Setentrional. Esse eixo vai atender os estados de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Norte e já teve 13,7% da obra executados, de acordo com informação do Ministério da Integração Nacional.

.

.

.

Obra no São Francisco só será reconhecida quando pronta, diz Lula

No último dia da viagem para vistoria às obras de integração e revitalização do Rio São Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as pessoas irão reconhecer a importância da obra apenas quando ela estiver pronta e a população sentir o efeito da mudança. "Não estamos tirando água de ninguém, não era justo a gente deixar essa quantidade imensa de água ir para o mar e não tirar um pouquinho dela para levar ao semiárido para 12 milhões de nordestinos que vivem em uma situação extremamente difícil", disse ao defender hoje o projeto, no município de Cabrobó, Pernambuco.

Durante o discurso, o presidente voltou a criticar a oposição. "É como jogador que está no banco de reserva, diz que é amigo do que está jogando, mas fica doidinho para o que está jogando tomar cartão vermelho ou se machucar para entrar no lugar dele. O papel da oposição é ver defeito."

Lula lembrou que evitou fazer promessas sobre a integração do Rio São Francisco antes de se eleger. Ele reafirmou que candidatos "duas caras" diziam ser contra ou a favor das obras de acordo com a posição dos governos dos estados por onde o rio passa. Pela manhã, o presidente participou de encontro com trabalhadores do eixo norte, um dos dois canais que estão sendo construídos para integrar o rio às bacias do Nordeste Setentrional. Esse eixo vai atender aos estados de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Norte e já teve 13,7% da obra executados, de acordo com informação do Ministério da Integração Nacional. (Agência Brasil)

.

.

.

Junto com Eduardo, Lula condena os opositores à transposição

Blog do Jamildo: No complemento do discurso que fez em Floresta, no sertão pernambucano, nesta quinta-feira (15), o presidente Lula falou dos opositores à transposição do rio São Francisco. "As pessoas se auto-intitulavam donas do rio, mas o rio estava ali de passagem, as águas iam cair no oceano e a gente queria tirar só um pouco dessa água e dar para a região mais seca do Brasil, o semi-árido", disse.
Ele chegou a mencionar o ex-governador e senador baiano, Antônio Carlos Magalhães (ACM), um dos adversários ferrenhos do projeto de transposição - os baianos são historicamente contrários à obra. O curioso é que, sentado atrás de Lula, estava o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, ex-braço direito de ACM e hoje o responsável por tocar a transposição. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi na mesma linha de Lula. Disse que "as oligarquias trocavam votos por latas d'água, e a água sempre limitou o crescimento e foi instrumento de dominação do povo".
Na demonstração usual de apoio ao presidente, o governador não dispensou os elogios. "Fácil é botar defeito. Essas críticas vem de gente que têm água gelada na geladeira, trabalho fácil, do tipo de emprego que se aposenta cedo. O problema dessas pessoas é dor de cotovelo. Tiveram a oportunidade de fazer a transposição e não fizeram, já o senhor, Lula, transformou a obra em realidade".
.
.
.

Mais do que levar água, Projeto São Francisco leva desenvolvimento ao Nordeste

BLOG DESABAFO BRASIL vem fazendo a melhor e maior cobertura da visita do presidente Lula em Projeto do Rio São Francisco.

“Isso aqui está parecido com o ABC paulista”

Blog do Planalto: Ao ver a multidão de operários de macacão aguardando o seu discurso na cidade de Floresta (PE), o presidente Lula não escondeu sua felicidade, porque aquela imagem era a prova de que aquelas pessoas estavam trabalhando e ganhando um salário, além de terem aprendido uma profissão. As obras de revitalização e integração do rio São Francisco estão mudando a realidade de centenas de cidades do sertão brasileiro e contribuirão para tornar o Brasil menos desigual. Confira trecho do seu discurso:

Lula chama críticos da transposição de covardes

Diário de Pernambuco: Discursando para dezenas de trabalhadores que atuam na construção do canal de aproximação do Eixo Leste da transposição do Rio São Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva arrancou aplausos ao dizer que foi preciso ter um presidente nordestino para tocar a obra. Para Lula, os críticos do projeto da integração das bacias do São Francisco (leia-se: a oposição) falam mal do projeto porque não tiveram coragem de fazer o mesmo. "Botar defeito é fácil. Muita gente que bebe água gelada e tem emprego bom vive botando defeito. Difícil é tocar essa obra. É fazer como vocês fazem, de vestir esse macacão e trabalhar pra entregar tudo no prazo. Os que falam é porque têm dor de cotovelo porque não conseguiram fazer essa obra", declarou Lula.
.
.
.

Lula diz que eleição de 2010 será "nós contra eles"

REUTERS: Acompanhado da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), pré-candidatos à sucessão presidencial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou nesta quinta-feira seu desejo de uma candidatura única para a eleição de 2010 que reúna as legendas da base aliada em disputa com a oposição.

- Eu gostaria, e o momento vai dizer se vai ser possível ou não, que todos nós tivéssemos apenas um candidato, que fizéssemos uma eleição plebiscitária, ou seja, nós contra eles, pão pão, queijo queijo. Se não for possível, paciência.

Dilma e Ciro acompanham o presidente por um giro pelas obras de transposição e revitalização do rio São Francisco, que pretendem levar água para regiões do semi-árido nordestino. A viagem passa por Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Os dois pré-candidatos estão próximos na intenção de voto do eleitor, mas o presidente disse que o cenário político para a candidatura presidencial do ano que vem será definido daqui a seis meses. Ele deixou ainda mais clara sua posição ao ameaçar não subir no palanque do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, candidato à reeleição e presidente do PSB, partido de Ciro, caso este saia realmente como candidato.

- Se a gente não se entender, eu não me vejo vindo a Pernambuco, no palanque desse moço aqui [aponta para Eduardo Campos], porque nós construímos essa relação. Então nós vamos trabalhar. Nós temos ainda seis meses para maturar.

.

.

.

Em Floresta, igreja não se mete com transposição. Para prefeita, Dom Cappio é maluco

Eu perguntei a prefeita de Floresta, Rosângela de Moura Maniçoba Novaes Ferraz, se a igreja fazia campanha contra projeto da transposição e ela diz que mantém uma boa relação com o bispo local. Pergunto o que ela acha do bispo de Barra, que chegou a fazer greve de fome contra a obra. "É um maluco. Sabe-se que ele comia de noite na greve de fome que fez em Cabrobó". No caso, a preocupação é com o que fazer depois das obras, com o desemprego dos trabalhadores. Fonte: Blog do Jamildo.

.

.

.

Transposição vai beneficiar 12 milhões de pessoas, diz Governo Federal

jc - Inês Calado Direto de Custódia, Sertão pernambucano O Governo Federal afirma que o projeto de integração do Rio São Francisco irá beneficiar mais de 12 milhões de pessoas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Sertão pernambucano desde essa quarta-feira, onde acompanha as obras até sexta (16). Em sua comitiva, os ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e Franklin Martins (Comunicação), além dos governadores Eduardo Campos (PSB-PE) e José Maranhão (PMDB-PB).
.
.
.

Forró embala jantar da comitiva de Lula em Custódia

Do JC Online Com informações de Inês Calado, direto de Custódia

O som do forró pernambucano embalou o jantar de Lula e da comitiva presidencial na noite dessa quarta (14) no acampamento das obras da transposição do Rio São Francisco em Custódia, a 439 km do Recife, no Sertão Pernambucano. Na área reservada ao grupo presidencial, o cantor sertanejo Maciel Melo animou a noite. O show começou ainda no jantar, iniciado quase às 22h, e durou até por volta das 2h da madrugada desta quinta. A imprensa não teve acesso à festa. Junto com Lula na festa, organizada por diretores das empreiteiras responsáveis pela obra, estavam a ministra da Casa Civil, Dilmar Rousseff, e o deputado federal cearense Ciro Gomes, ambos presidenciáveis. No jantar, um menu variado. Teve camarão, filé, salada, risoto de parmesão e purê de alho poró. Hoje o presidente faz a visita oficial às obras no lote 11, em Custódia, e depois segue para Floresta, também no Sertão pernambucano.

.
.
.

Só queriam ver Lula

Diáro de Pernambuco: Barra (BA) - No município de Barra, no sertão da Bahia, onde o presidente Lula foi visitar as obras de revitalização do Rio São Francisco, muitas pessoas ainda desconhecem o que quer dizer revitalização e também não sabem se as obras vão trazer benefícios para o município e a população. "Acho que tem a ver com a divisão das águas. Acho que se mexer com esse rio pode faltar água aqui pra gente", disse a dona de casa Valdina Pereira Torres, afirmando que estava ali para ver o presidente. Assim como ela, o desempregado Gilmario de Souza desconhecia o trabalho que está sendo feito no Rio São Francisco. Questionado sobre o que era revitalização, disse nunca ter ouvido a palavra, mas afirmou que o rio está precisando de ajuda.
A moradora de Barra Ana Machado Paixão acreditava que o evento se tratava do anúncio de construção de novas casas. Já a dona de casa Maíres de Brito Vieira confundiu revitalização com transposição. A revitalização é o trabalho feito para recuperar o Rio São Francisco com ações como o reflorestamento da mata ciliar e a dragagem de pontos onde o rio perdeu profundidade. Já a transposição é o conjunto de obras destinado a levar a água do Rio São Francisco a regiões cujo abastecimento de água é precário devido à seca. Apenas o funcionário público Clovis Lopes Guimarães soube detalhar o projeto. "A revitalização é para melhorar a condição de vida do rio, não soubemos proteger e está ocorrendo muito assoreamento", afirmou.
.
.
.

Time de Lula em campo no Sertão

Diário de Pernambuco: Custódia - Temperatura alta, seca e poeira por todos os lados. No meio do Sertão, em Custódia, município pouco conhecido entre os pernambucanos, uma espécie de oásis foi montado, ontem, para receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma comitiva de ministros e aliados. Centenas de pessoas passaram o dia preparando alojamentos e infraestrutura para abrigar o presidente por uma noite. Uma recepção de logística complicada, mas que retratou a dimensão que Lula pretende dar às obras de transposição do Rio São Francisco. Da redemocratização até os dias de hoje, não se tinha notícia de um presidente dormindo em canteiro de obras, como aconteceu ontem. O projeto vem sendo estudado desde a época de Dom Pedro II, e nunca saiu do papel.
Com a presença inusitada no canteiro do lote 11 da transposição, o presidente quis mostrar que pode fazer algo até então inimaginável. Trazer água para o sertanejo, que ainda espera a chuva como se espera um milagre. É verdade que nem todos serão beneficiados pelo projeto. Há pessoas que, mesmo morando a poucos metros dos canais que estão sendo construídos, não terão direito a pegar um balde de água sequer. Mas o governo garante que a obra, orçada em cerca de R$ 5 bilhões, vai beneficiar aproximadamente 12 milhões de pessoas no Nordeste, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Não foi à toa a visibilidade dada pelo petista à viagem, que começou ontem, passa por Floresta e Cabrobó hoje e só termina amanhã, à tarde, em Salgueiro.
.
.
.

Mais empregos na transposição

Diário de Pernambuco: Custódia - Cerca de 1,5 mil homens trabalham no lote 11 do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco, entre os municípios de Sertânia e Custódia. Gente como Leonildo Lourenço da Silva, 27 anos, natural de Limoeiro, Mata Norte de Pernambuco. Ele está na obra há três meses e, como pedreiro, tem a missão de concretar o fundo desse trecho do Eixo Leste junto com seus colegas. Sua rotina no canteiro de obras começa às 7h e vai até as 16h30, de domingo a domingo. Mora em Custódia, mas toma café da manhã e almoça no trabalho e vê, aos poucos, uma parte do megaprojeto, promessa de campanha do presidente Lula, sair do papel.

"Isso aqui é uma bênção mandada por Deus. Água é fonte de vida", orgulha-se Leonildo, que deixou a esposa em Limoeiro para ganhar a vida no Sertão. Mesmo possuindo apenas o ensino fundamental, o operário acumula experiência em outras obras e acredita que não ficará desempregado quando a obra acabar. Ele trabalhou, recentemente, na construção de um teatro em Guarulhos (SP), erguido por uma das empresas integrantes do consórcio responsável pelo lote 11 do projeto de transposição, a OAS. Além dessa construtora, fazem parte do grupo Galvão Engenharia, Construtora Barbosa Mello e Coesa. Para cuidar da primeira fase das obras civis, montagem, testes, comissionamento de equipamentos mecânicos e elétricos, o consórcio está recebendo R$ 250,92 milhões. De acordo com informações do último balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o lote 11 está com 33,8% de execução.
.
.
.

Caravana do São Francisco com Lula e Dilma entra no segundo dia

R7: A caravana do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às obras do Rio São Francisco entra no seu segundo dia nesta quinta-feira (15). A disputa eleitoral entre governo e oposição marcou o início do roteiro presidência em Minas Gerais na última quarta-feira. Numa série de gafes e desencontros, a agenda oficial fechada ontem à noite excluiu da programação a visita a Pirapora, governada pelo DEM, e manteve apenas o palanque em Buritizeiros, administrada pelo PT. As duas cidades ficam em margens opostas do São Francisco.

.
.
.

Lula, os candidatos e a transposição eleitoral

Fotos: Eduardo Braga/SEI
alt
Lula chegou ontem à noite em Custódia. Dilma era só sorriso

alt
Ciro Gomes fez pose de candidato. Será memo?

alt
Presidente fazendo o que mais gosta: cumprimentar trabalhadores
Fonte: Blog da Folha
.
.
.

LULA FAZENDO HISTÓRIA

Cristina Lemos: Quando pousar amanhã em Pirapora (MG), o presidente Lula estará iniciando uma maratona de três dias, para a qual o governo enviou os jornalistas com antecedência. Lula vai repetir JK – o presidente Juscelino Kubitschek foi o último que dormiu em alojamento de obra, quando da construção de Brasília. O barracão de escritórios dos engenheiros foi transformado em alojamento presidencial a toque de caixa. Chuveiros, camas e sofás foram instalados para abrigar Lula, Dilma e auxiliares diretos. Serão dois pernoites, nos lotes 11 e 1 da obra.

P41800301-1024x768-nova

No refeitório do lote 9, a jovem garçonete Aureana Alves terá seu momento de glória: vai servir o Presidente da República. À noite, no lote 11 do Eixo Leste, à luz de refletores, Lula vai assistir a uma das sete explosões diárias. O caminho para as águas do São Francisco é aberto à base de dinamite.

P4190046-nova

O presidente vai percorrer trechos da obra em três estados, sob uma temperatura de mais de 35 graus e sol escaldante. Antes mesmo de sua chegada, a operação de marketing governamental incluiu 6 pousos e decolagens, 4 deles em helicópteros do Exército – postos à disposição dos jornalistas.

.

.

.

Lula leva Dilma e Ciro ao sertão e nega antecipação de campanha

Cristina Lemos: O presidente Lula, em entrevista agora há pouco, numa fazenda à beira do Rio São Francisco no município de Barra, na Bahia, negou que esteja antecipando a corrida eleitoral. Ele compareceu ao evento acompanhado de dois potenciais pré-candidatos governistas à sua sucessão em 2010: Dilma Rousseff e Ciro Gomes. Ciro, ex-Ministro da Integração Nacional, foi um dos principais promotores da obra de transposição do Rio São Francisco. O presidente disse que o convite a Ciro foi em reconhecimento à sua atuação no governo. Perguntado se gostava da dupla Ciro e Dilma – eventualmente para compor uma chapa -, o presidente disse: “Eu adoro todos os dois, como meia-esquerda e ponta-esquerda”, e fugiu de uma resposta mais clara. Ao fundo da cena, os dois se abraçaram, entre risos.

O presidente também levou para a solenidade dois outros adversários na disputa pelo Palácio de Ondina: o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT-BA), e o ministro da integração nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). A disputa entre os dois se refletiu até mesmo nas faixas penduradas no local do evento: algumas enaltecendo a atuação do governador e outras, a do ministro.

.

.

Obras do PAC: Recursos hídricos - Projeto São Francisco

.