A inveja mata. O ódio enterra.
A inveja mata. O ódio enterra.
Como se ao Lula coubesse a culpa da situação e não os méritos de pela primeira vez, enfrentá-la com boa, ainda que não suficiente, dose de coragem. Lembram ainda com ironia este e outros jornalistas da FOLHA, que o patriotismo foi usado pela ditadura militar para combater à esquerda, quando esta reclamava da falta de liberdades básicas, como a de imprensa. Assim, segundo eles, a esquerda, da qual Lula faz parte, não poderia usar o patriotismo, “uma arma exclusiva da ditadura” para comemorar o bom momento que vive o país em todos os setores da economia, da evolução da sociedade e do prestigio do país no exterior. Outros vão mais além, merecendo o carinhoso apelido de “colonistas”, criado por Paulo Henrique Amorim em seu blog, para designar aqueles colunistas que pregariam abertamente a volta do Brasil à condição de colônia de potencias estrangeiras. Agora, é claro, já não a colônia de Portugal, mas de um grande país da América do Norte.
De qualquer forma, para um jornal que tem em seu currículo a acusação, nunca desmentida de haver emprestado veículos próprios, de seu patrimônio, para o transporte ilegal de cidadãos que caíram presos políticos, sem mandado judicial, durante uma ditadura militar, a FOLHA está em péssimas condições para combater o patriotismo ou o uso, por Lula das conquistas de seu governo. Afinal, as acusações de colaboracionismo com a tortura não prescreveram e estão ao
alcance de qualquer pesquisa, mesmo acadêmica e pela internet. Ao fazer brincadeiras e ironias com os sentimentos patrióticos do povo e do presidente da republica, a FOLHA ofende a memória não só dos mortos e torturados que suas caminhonetes eventualmente teriam transportado, mas de todos os que morreram combatendo o regime de exceção que seu proprietário, à época, ajudou a implantar. Uma pergunta salta à vista: porque razão, o dono atual da FOLHA e os jornalistas daquele diário, parecem odiar tanto ao presidente Lula e qualquer pessoa que com ele se identifique?
Será que isso tem algo a ver com o fato de que até 2003 as verbas de publicidade institucional do governo federal eram concentradas em apenas 499 veículos e 182 municípios e agora, em 2008 alcançaram 5.297 órgãos de comunicação em 1.149 municípios? Ou será que isso é fruto da queda da circulação da FOLHA e dos demais jornalões do Rio e São Paulo, que não cresce há mais de seis anos, parada em 900 mil exemplares, desde que Lula assumiu, enquanto conforme o Instituto Verificador de Circulação, os jornais das outras capitais cresceram 41%, superando 1,6 milhões de exemplares diários?
Ou será que todo esse ódio do dono da FOLHA tem a ver com o declarado apoio do jornal ao candidato presidencial do PSDB e do DEM, José Serra e aos demais candidatos “de esquerda” que a ele servem de fachada? Ou será que é porque, nem assim, José Serra cresce nas pesquisas? Que a FOLHA e grande parte da mídia viraram um tipo de partido político, não há mais dúvida. Cada empresário de comunicação tem liberdade de fazer o que quiser com sua empresa. Inclusive transformá-la em partido, levando-a a combater ou apoiar qualquer causa ou candidato. Mas isso deveria ser feito na forma legal, fundando-se o partido dentro da lei. O mesmo Paulo Henrique já criou até um nome e uma sigla para o partido da mídia: PIG, o “Partido da Imprensa Golpista”. Já esperar que as pessoas não percebam essa transformação indevida e não anunciada e continuem comprando o mesmo jornal, mantendo assinaturas, em pleno tempo da internet, no qual as noticias são “grátis”, é muita ingenuidade. Ou muita confiança na eficácia dos métodos usados pelo tal “PIG” para exercer o controle dos corações e mentes do povo brasileiro e tentar manter, em permanente baixa, sua auto-estima. Uma aposta perigosa na falta de memória do povo e dos leitores, que poderá enterrar àqueles que a inveja, a esta altura, já matou. Rogério Matos Costa - rogerio.mattoscosta@hotmail.com
INVEJA ATÉ O PESCOÇO
2016 - A VITÓRIA DO LULA
Novíssimo vídeo produzido por Daniel Pearl em homenagem ao RIO 2016.
NÃO TEM VAIAS QUE DERRUBEM A VITÓRIA DO LULA
"Se eu morresse agora, já teria valido a pena", diz Lula
O DESPEITADO "Juca Kfouri"
É MUITA INVEJA!
A ESTRELA DO "LULA"
E do jornalista Mautex, também no Twitter:
- Agora só falta o Lula emplacar um papa. Aí ele pode aposentar.
Pois é…