.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


sábado, 28 de novembro de 2009

Comparação entre Lula e FH será a principal estratégia para 2010, diz Dutra

O novo presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse nesta quarta-feira que a comparação entre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e o de Fernando Henrique Cardoso será principal tática eleitoral para eleger a pré-candidata do partido, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à sucessão presidencial em 2010. Segundo ele, o trunfo do PT é o "projeto vitorioso" do governo Lula. Para Dutra, há uma grande diferença entre as eleições anteriores e a de 2010.
- Alguns colocam como um obstáculo intransponível o fato de não ser Lula candidato. Mas até 2002 tínhamos uma expectativa a apresentar. Agora temos um projeto vitorioso - disse Dutra, durante a coletiva que o apresentou como o novo presidente do PT.
O novo presidente do PT disse que vai convocar a população para fazer a comparação entre o governo Lula e FH.
- Vamos conclamar a população para fazer comparação entre dois projetos e dois modelos de governo que ela já conhece. Conhece o da oposição, dos oito anos de FH, e conhece o nosso projeto, que está sendo materializado nos oito anos de governo Lula.
Dutra defende que Dilma fique na vitrine até abril

Dutra também defendeu que Dilma fique no governo até o último dia permitido pelo prazo de desincompatibilização, no início de abril. Dutra argumentou que o pré-candidato tucano José Serra já é conhecido em todo o país, e que Dilma ainda não.
- Essa questão (da saída de Dilma) ainda vai ser analisada. Mas eu defendo que ela deveria ficar até o final do prazo - disse Dutra. - A exposição garante que a população tenha conhecimento daquela pessoa. Se for analisar neste momento, Dilma tem um menor reconhecimento do que o Serra, que já foi candidato a presidente.
Na opinião de Dutra, o PT tem convicção que é possível ganhar a eleição "sem sapato alto". Ele também admite que o pleito será difícil independentemente de quem seja o candidato tucano, José Serra ou Aécio Neves. O novo presidente do PT disse também que a pré-candidata do PV, a senadora Marina Silva (AC), não é "alternativa real de poder".
- Na minha avaliação a eleição vai ser polarizada. Marina Silva (PV) não é alternativa real de poder, pelo menos não em 2010.
A apuração dos votos das eleições do PT ainda não terminou, mas Dutra conseguiu 57% dos 408 mil votos válidos já apurados até a noite desta quarta-feira.Fonte: O Globo.

Presidente eleito do PT, Dutra defende campanha plebiscitária

Em sua primeira entrevista como presidente eleito do PT, o ex-senador José Eduardo Dutra deixou claro porque era o preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar o cargo. Após a confirmação da sua vitória nesta quarta-feira, 25, ele saiu em defesa da estratégia traçada por Lula para as eleições do ano que vem.

Ex-presidente da Petrobras, Dutra enfatizou que o PT irá conclamar a população a fazer a comparação entre o atual governo e o seu predecessor, do sociólogo Fernando Henrique Cardoso. "Vamos enfatizar as milhares de pessoas que saíram da miséria, que ascenderam socialmente no governo do presidente Lula. Vamos enfatizar que não tivemos que ficar de pires na mão diante do FMI [Fundo Monetário Internacional]", afirmou o novo dirigente petista.

A apuração dos votos das eleições internas do PT ainda não terminou, mas Dutra conseguiu 57% dos 408 mil votos válidos já apurados. Segundo o partido, a projeção indica que o resultado é irreversível.

Dutra tentou ainda marcar diferenças nas maneiras como Lula e FHC trataram a economia. Segundo o dirigente petista, a crise financeira internacional serviu para mostrar que a política econômica implementada pelo presidente Lula não foi de continuidade em relação à política de Fernando Henrique, como afirmam os tucanos: "A crise mostrou que nosso governo foi diametralmente oposto ao de FHC."

Dutra disse ainda que a eleição do próximo ano será um desafio, por ser a primeira campanha nacional na qual o PT não terá Luiz Inácio Lula da Silva como candidato. O presidente eleito do PT evitou fazer uma análise sobre possíveis cenários eleitorais, tendo os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, ou de São Paulo, José Serra, como adversários.

"Vai ser difícil a disputa, qualquer que seja o adversário. Não cabe a nós fazer análise de quem é mais difícil. O PSDB é que tem que escolher seu candidato. Não temos preferência", afirmou. Segundo ele, o partido deve entrar na campanha "sem salto alto".

Na opinião de Dutra, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, deve ficar no cargo até o início de abril, quando vence o prazo de desincompatibilização para quem vai disputar cargo público. "É lógico que a exposição que ela tem agora só garante que a população tenha conhecimento da ministra, e é claro que a população tem muito menos conhecimento de Dilma do que do Serra, que já disputou eleição presidencial. Mas a minha opinião pessoal é que ela deve ficar no cargo até o fim."Fonte: Estadão.

Comparação entre Lula e FH será a principal estratégia para 2010, diz Dutra