Mercadante diz que Dilma é o terceiro mandato de Lula
Dilma é o nome do partido para concorrer a presidência no ano que vem.
- A hora que o presidente Lula comecar a se despedir do Brasil, indo embora para casa, vai ficar um vazio muito grande. O terceiro mandato de Lula é Dilma.
Sobre os ataques à candidatura de Dilma, o senador fez coro ao discurso crítico da ministra com relação à oposição feito na sexta-feira (6), durante o congresso do PC do B, e disse que a oposicão vai precisar de muito "maracujá" para encarar a continuação do projeto do governo Lula. Dilma e Mercadante estão em São Paulo para o encontro com mais de 500 prefeitos do PT em Guarulhos que vai debater temas como a conjuntura política, os avanços do governo e as eleições de 2010. A ministra também vai almoçar com as mulheres do PT.
Dilma fala como candidata e diz que "forças do passado" esqueceram do povo
Sem citar nomes, Dilma disse que estas forças "esqueceram o povo".
- Nosso problema não foi ter sorte, o fato é que nós temos sorte, sim. Não somos pé frio. Mas, sobretudo, temos competência de gestão. A eles pode ter faltado sorte, mas faltou muito mais competência e vontade política de mudar esse país.
Dilma, que está em São Paulo em evento para prefeitos do PT, repetiu as críticas que fez na sexta-feira (6), durante a abertura do 12ª Congresso do PC do B, quando falou por mais de 30 minutos respondendo a acusações da oposição. A ministra conclamou os partidos da base aliada do governo Lula a se unirem pela continuidade do projeto iniciado pelo partido.
No congresso, a ministra criticou o discurso da oposição, que tentaria confundir o povo ao defender que o governo Lula é uma continuidade do de Fernando Henrique Cardoso.
- São patéticos ao tentar confundir as pessoas dizendo que o desenvolvimento que obtivemos é continuação de medidas deles. São desconectos quando tentam explicar o que deu certo no nosso governo pela sorte ou pela conjuntura internacional. Fica claro que fomos competentes diante da crise financeira mundial.
Dilma ataca oposição e convoca prefeitos do PT a buscar vitória em 2010
- O que se jogará no ano que vem é o confronto entre dois Brasis: o que terminou em 2002 e o de 2009 e 2010 - afirmou Dilma durante o encontro, em Guarulhos.
- Para nós, (a eleição) será dar continuidade, o que significa sempre avançar. As políticas sociais precisam ser defendidas por todos nós com unhas e dentes. É por isso que falo aqui da nossa grande, enorme, imensa responsabilidade em dar continuidade a esse governo e fazer avançar - completou.