.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Eleições favoráveis ao Lula

Café de bêbado

Pesquisa Vox Populi divulgada no telejornal da TV Bandeirantes na noite desta terça-feira (10/11) mostra queda de 4% de José Serra e alta das intenções de voto de 4% de Dilma Rousseff em relação a pesquisa daquele instituto divulgada no começo do mês na revista Veja.

O cenário mais provável desta nova pesquisa ficou assim:

José Serra – 36% (tinha 40%)

Dilma Rousseff – 19% (tinha 15%)

Ciro Gomes – 13%

Heloisa Helena 6%

Marina Silva 3%

José Serra e Marina Silva têm 11% de rejeição; Dilma tem 12%.

Impressiona como Marina Silva construiu rejeição tão alta em tão pouco tempo. Deixar-se utilizar pela direita certamente está repercutindo entre seu eleitorado historicamente de esquerda.

E o mais importante. O Vox Populi perguntou quantos já fizeram sua escolha eleitoral, dado que nenhuma pesquisa tinha mostrado claramente. Vejam o resultado:

Já decidiu em quem votar - 33%

Não decidiu, mas tem uma idéia - 12%

Não decidiu e não sabe em quem votará - 55%.

Essas pesquisas são uma enorme bobagem a esta altura do campeonato. O país não pensa em eleições. Está satisfeito com Lula. Ano que vem, quando tiver que pensar o que fará sem ele, não tenho dúvida de que irá querer saber quem ele indicará para continuar sua obra.

Por outro lado, é preciso entender o contexto dessa pesquisa e ver como na dança das simulações os resultados deste ou daquele candidato podem oscilar sem que se possa, neste momento, ter muita certeza de nada além de que o governo Lula terá um candidato fortíssimo no ano que vem.

E quanto aos que perguntam se haveria tempo para Dilma reverter o quadro, acho que deveriam perguntar se daria tempo para Serra ou Aécio reverterem um ano brilhante para o Brasil como 2010 se configura. Achar que um país nessa situação e com um governo tão amplamente aprovado terá dificuldades sérias para fazer seu sucessor me parece meio inexplicável.

Essas pesquisas, até o momento, resumem-se a instrumentos de cooptação de apoios entre os partidos, sobretudo o PMDB. Não dizem nada sobre o futuro. O que diz sobre o futuro é a situação do país e, sobretudo, da economia.

Não há uma só área da vida nacional em que um quase ufanismo não salte aos olhos. O Brasil abre os olhos e se enxerga como em cinqüenta anos de vida não me lembro de ter se enxergado.

Tenho uma convicção praticamente inabalável de que o Brasil está pronto para levar um projeto de desenvolvimento concreto até o fim. Estivemos sempre esperando por isso. Foi assim com Collor, com FHC e com Lula. Só deu certo com este. Mas com todos eles acreditamos que o país poderia decolar.

Essa pesquisa deve funcionar como café quente e forte para despertar a oposição tucano-pefelista de sua embriaguez midiática