.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


sábado, 21 de novembro de 2009

Governo Lula: onde está a diferença?

As diferenças entre as políticas econômicas dos governos FHC e Lula
Por: Antonio Leite*
Recentemente a imprensa veiculou decisão da cúpula do PSDB que visa difundir a idéia que o sucesso do governo federal é conseqüência de uma continuidade dos projetos criados pelos tucanos, criando a falsa idéia de que não há criatividade nas políticas públicas do PT no governo Lula. Nada mais falacioso. O centro das diferenças entre o governo do PT e o governo tucano é justamente o posicionamento ideológico.
Os tucanos defenderam com unhas e dentes a cartilha neoliberal, de redução do poder do Estado, de submissão ao FMI, da privataria desbragada, do abandono da indústria nacional e da economia interna, da criação das agências reguladoras a serviço das multinacionais, da falta de políticas e de investimentos em setores vitais como o etanol, da energia hidrelétrica, da construção naval, da construção de moradias e outras.
As políticas e o projeto nacional que o presidente Lula desenvolveu com sucesso foram defi nidos nos congressos do PT e defenderam não o Estado Mínimo, mas um Estado Interlocutor na economia, que previsse o crescimento do mercado interno, a ampliação de parceiros e a soberania no cenário internacional, pontos reconhecidos por inúmeros países e que permitiram ao Brasil ser uma das últimas nações a sentir a crise mundial de 2008 e o primeiro a sair dela com crescimento sustentável.
O governo Lula construiu uma nova versão em oposição ao modelo capitalista neoliberal, promovendo mudanças na política econômica e social, que deram novo fôlego à economia nacional. A queda do dólar, o estímulo à produção e à exportação fi zeram evoluir a criação do emprego formal e permitem ao brasileiro maior poder de compra com acesso a mercadorias que antes eram privilégio de poucos. Em seis anos foram criados mais de cinco milhões de empregos (média de 64 mil por mês), a dívida externa foi reduzida em 20%, a dívida com o FMI está quitada, a estabilidade monetária consolidada e a vulnerabilidade externa superada.
O governo Lula suspendeu o programa de privatização das estatais estratégicas e recuperou a capacidade de investimentos em infra-estrutura, revigorou as estatais sobreviventes, como a Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES e Eletrobrás, pratica medidas econômicas voltadas para a redução da pobreza, renovou o Bolsa Família (mais de 12 milhões de famílias atendidas), criou 12 novas universidades e programas como o SAMU com padronização do sistema 192 de urgência e emergência em todo o território nacional e o Brasil Sorridente, que permitiu a mais de 20 milhões de pessoas visitarem um dentista pela primeira vez. É inegável que o governo Lula está alcançando resultados extraordinários e melhorando a vida de muitos brasileiros. Sabemos que é preciso muito mais. Porém, o rumo é esse. Ai está a diferença. * Antonio Leite é vereador pelo PT de Santo André. Fonte:ABCD MAIOR.