.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A oposição encolheu

A oposição vai disputar a sucessão de Lula com controle de muito menos Estados do que tinha na última eleição presidencial. Em 2010, PSDB, DEM e alas oposicionistas de outros partidos estarão no poder em apenas 8 Estados, contra 19 sob comando da base governista.

Em 2006, o Presidente Lula se reelegeu em cenário mais adverso: seus aliados detinham as máquinas de apenas 8 Estados, contra 16 governados por oposicionistas. "Mesmo onde a oposição governa, o instinto político dos governadores e prefeitos é de não bater de frente com Lula, diz o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP).Em 2006, a oposição perdeu Estados importantes. O então PFL foi derrotado em Pernambuco e na Bahia. O PSDB foi derrotado no Ceará e no Pará.

O estrago foi maior no Nordeste: de uma hegemonia de sete Estados, a oposição tem atualmente apenas Alagoas.As cassações impostas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desequilibraram ainda mais a balança. A Paraíba passou de Cássio Cunha Lima (PSDB) para José Maranhão (PMDB). Roseana Sarney (PMDB) é promessa de palanque no Maranhão para a provável candidata governista à Presidência, Dilma Rousseff (PT). Jackson Lago (PDT), cassado, foi neutro em 2006.

Os governadores do PMDB estavam mais divididos em 2006, e hoje há maior apoio a Lula. Antes neutro, Paulo Hartung (ES) é simpático ao Planalto. Terceiro maior colégio eleitoral do país, o Rio continua peemedebista, mas trocou a apoiadora de Geraldo Alckmin (PSDB) Rosinha Garotinho pelo lulista Sérgio Cabral.Em Goiás, o mesmo Alcides Rodrigues (PP) que fez campanha para Alckmin comanda um potencial palanque para Dilma.

O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), afirma que a atual predominância sobre as máquinas estaduais é uma das variáveis a favor do governo, mas prevê que o DEM vai recuperar poder com candidaturas fortes que calcula ter.

No PSDB, a aposta é que os nomes regionais com chances de ganhar vão ter mais peso na disputa presidencial do que o ocupante do governo. "O melhor método é olhar para a frente, ver como estão indicando as pesquisas", diz o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE).Na Folha para assinante