Deu no
Jornal do Brasil:Pesquisa encomendada pela Embratur ao Instituto Zaytec com os turistas estrangeiros no Brasil revelou que o Lula é a personalidade que mais simboliza o Brasil para os estrangeiros. Pelé ficou em segundo lugar. É a primeira vez que o Pelé fica em segundo nas pesquisas da Embratur.
O Presidente Lula, Pelé e Ronaldo são, nesta ordem, as personalidades mais lembradas nas citações estimuladas dos entrevistados. Pela primeira vez, Pelé ficou em segundo lugar. E, quando perguntados sobre qual seria o símbolo do País, os estrangeiros surpreenderam: o mais citado foi bandeira brasileira (24%). Em seguida, estão Cristo Redentor (17%), futebol (7%) e Corcovado/Pão de Açúcar (6%)
“
A pesquisa mostra que, apesar dos grandes desafios que ainda temos, mais de 90% dos turistas estrangeiros gostam de vir ao Brasil e recomendam a viagem a amigos e parentes. E o povo brasileiro é o maior atrativo que temos”, afirma o ministro do Turismo, Luiz Barretto..
Leia a pesquisa completa aqui
Eu não resisti, vocês sabem, eu sou muito curiosa, fui pesquisar e veja o que eu descobri. Vamos voltar ao passado?
Pesquisa CNT/SENSUS: FHC é pouco conhecido no exterior
Data: 13/11/2001
Autor: Gazeta Mercantil
Apesar de 63,2% dos estrangeiros sequer conhecerem uma única pessoa que tenha vindo ao Brasil, a percepção sobre o País no exterior é boa, segundo revelou pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT) e do Instituto Sensus, realizada em 22 países entre agosto e outubro deste ano. O estudo mostra que o café e o esporte continuam sendo os produtos com os quais os estrangeiros mais identificam o País .
Pelé, Ronaldinho e Ayrton Senna são os brasileiros mais conhecidos no exterior. Já o presidente Fernando Henrique Cardoso é identificado por apenas 3,8% dos 8.912 entrevistados. A pesquisa revela ainda que 70,8% dos estrangeiros desses países já ouviram falar no Brasil, principalmente por meio de rádio e televisão. E que, destes entrevistados, 38,5% certamente tem vontade de conhecer o Brasil, principalmente pelas praias, sol e natureza. Mas estes vêem a distância como principal obstáculo para conhecer o País, a frente de problemas como violência e pobreza. O Brasil também é conhecido lá fora pelo seu povo alegre e hospitaleiro. Os estrangeiros acreditam que o País é razoavelmente bom para se viver (37,5%), e que os brasileiros são um povo trabalhador e confiável (48,7%).
Gazeta Mercantil, link aqui