.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A imprensa do exterior mostra, o que a imprensa brasileira esconde


No dia em que o "palavrão" de Lula provocou críticas da oposição e imprensa no Brasil, no exterior o clima era de extensos elogios. O primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodrígues Zapatero, descreveu Lula, em texto publicado no jornal El Pais, como um homem honesto, íntegro, voluntarioso e admirável. O jornal escolheu o Presidente como uma das personalidades do ano. O perfil de Lula, cujo título é O homem que assombra o mundo, será publicado hoje, domingo, no suplemento especial Os 100 do ano, sobre homens e mulheres ibero-americanos que marcaram 2009. O jornal já publicou trechos do texto em seu site.

Este é um homem cabal e tenaz, pelo qual sinto uma profunda admiração. Conheci em setembro de 2004, quando da incorporação da Espanha à Aliança contra a Fome, que ele liderava, em uma reunião de cúpula organizada pelas Nações Unidas em Nova York. Não poderia ter ocasião melhor, afirma o primeiro parágrafo do texto.

O primeiro-ministro espanhol recorda a origem humilde do Presidente Lula o sétimo de oito filhos de uma família de trabalhadores analfabetos, que viveram a fome e a miséria na zona mais pobre do estado brasileiro de Pernambuco, segue o texto.

Zapatero elogia a gestão do Presidente e defende que o Brasil, em 16 anos, deixou de ser o país do futuro que nunca chegava, para se transformar em realidade. O primeiro-ministro espanhol afirma ainda que o Brasil é uma democracia consolidada e pondera que o Brasil tem uma liderança a exercer nas próximas décadas.

No perfil publicado pelo site do El Pais, Zapatero afirma que em breve o Brasil ocupará um lugar no Conselho de Segurança das Nações Unidas e lembra a vitória brasileira para sediar a Copa de 2014 e as oOimpíadas de 2016.


Lula chorava de felicidade, como uma criança grande, porque o Rio de Janeiro acabava de ser escolhida cidade organizadora dos Jogos Olímpicos de 2016. A euforia que o inundava não o impediu de ter o valor necessário para vir me consolar porque Madri não tinha sido escolhida, lembra. Além do Rio de Janeiro, Madri, Tóquio e Chicago disputaram a escolha da sede das Olimpíadas em 2016.