.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Indústria cresceu 2,9% e investimento produtivo 6,5% entre julho e setembro

A indústria brasileira teve aumento de 2,9% e o investimento produtivo Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registrou incremento de 6,5% no terceiro trimestre de 2009, na comparação com igual período do ano passado.

Esses fatores positivos foram destacados pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira (10). Ele afirmou que o crescimento de 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2009, confirma que o País saiu da crise.

“O aumento da formação bruta de capital é expressivo e demonstra forte recuperação dos investimentos, o que é importante para a qualidade do crescimento. Já a recuperação da indústria é relevante porque o setor é grande gerador de emprego, de valor agregado e tecnologia”, comentou Mantega.

Segundo o IBGE, a agricultura puxou o resultado para baixo. Mas, para o ministro, como o agronegócio registrou safra recorde no ano passado, é normal que no ano seguinte o resultado seja inferior. O ministro destacou ainda o menor crescimento nas despesas de consumo da administração pública, que foi 0,5% abaixo do PIB do terceiro trimestre. “Isso significa que não procedem as análises de que o governo está gastando muito. Estamos reduzindo as despesas de custeio e muitos ministérios vão confirmar isso”.

Parâmetros

Em 2007, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alterou seus parâmetros de aferição do PIB. Naquele ano, o IBGE corrigiu uma distorção, que fazia o setor de serviços ter um peso maior que o agrícola. Assim, o PIB de 2007 mudou de 5,7% para 6,1%. Essa alteração de parâmetros está na base da mudança do quarto trimestre de 2008, de -3,4% para -2,9%. A nova metodologia melhorou também a situação do último trimestre do ano passado e do primeiro trimestre deste ano que era -1% e caiu para -0,9%.

Em compensação, complementou o ministro, o crescimento foi menos forte segundo e terceiro trimestres. “A gente tem que entender porque isso está encadeado. Quando você muda uma base de comparação, você muda o resultado do trimestre”. Para 2010, o ministro mantém a previsão de crescimento do PIB em 5% e ainda aposta em resultado positivo para este ano.

http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/economia-5/industria-cresceu-29-e-investimento-produtivo-65-entre-julho-e-setembro-2286.html