O jornal britânico Financial Times elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma das 50 personalidades que moldaram a década e disse que o brasileiro é o líder mais popular da história do país.
"Charme e habilidade política contribuem para sua popularidade, assim como a baixa inflação e programas de transferência de renda baratos, mas eficientes. Muitos, inclusive o FMI, esperam que o Brasil se torne a quinta maior economia do mundo até 2020, trazendo uma mudança duradoura na ordem mundial", diz o jornal.
Além de Lula, também foram citados o presidente do Irã, Mahmoud Ahamadinejad; o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; a chanceler alemã, Angela Merkel; o ex-presidente e atual primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin; e o presidente da China, Hu Jintao.
A lista também inclui personalidades das áreas de negócios, economia e cultura, como os empresários Jeff Bezos, da loja virtual Amazon; Meg Whitman, do eBay; Larry Page e Sergey Brin, do Google; Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Williams, do Twitter; Mark Zuckerberg, do Facebook; e Steve Jobs, da Apple.
Já os vilões da década, segundo o Financial Times, foram, entre outros, o líder da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, e o ex-presidente americano George W. Bush.
Presidente Lula é escolhido pelo jornal britânico Financial Times como uma das personalidades que moldaram a última década
Presidente Lula foi eleito personalidade do ano pela população uruguaia
Presidente Lula foi eleito o homem do ano pelo jornal francês Le Monde
Pela primeira vez em sua história, o jornal francês Le Monde decidiu eleger este ano o "homem do ano": um brasileiro, o Presidente Lula. Segundo o jornal, a equipe optou por uma pessoa "cujo trabalho e reputação tomaram uma dimensão internacional.
"O presidente brasileiro Lula prometeu moradias que serão construídas com a ajuda do Estado", diz o jornal
O Le Monde, diz que que renova o compromisso de escolher uma personalidade no próximo ano, escolheu o Presidente Lula baseado em sua trajetória de vida e política. "Pensamos que, por sua trajetória desde que era um sindicalista até chegar ao comando de um País tão complexo como o Brasil, pela preocupação com a economia, com a luta contra as desigualdades sociais e defesa do meio ambiente, o prêmio está bem dedicado", diz o Le Monde.
.
No mês de novembro, o Presidente Lula foi eleito também pelo mesmo jornal Le Monde,a personalidade do ano.No começo do mês, o jornal espanhol "El País" também concedeu a Lula o prêmio de "personagem do ano" e a revista britânica "The Economist" dedicou um número especial ao Brasil que trazia na capa o Cristo Redentor como um foguete, rumo ao espaço. Agora, o jornal Le Monde, elegeu o Presidente, o homem do ano. A matéria traduzida do jornal Francês diz que...Pela primeira vez na sua história, o mundo decidiu nomear a pessoa do ano. “Sua personalidade” do ano. O exercício pode parecer arriscado ou banal. Quem distinguir? Com que critérios? Em nome de que valores? Como a diferenciação entre grandes e prestigiados colegas estrangeiros, como a revista Time, que há muito já ultrapassou esse caminho, elegendo a sua “Personalidade do Ano”?