.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


sábado, 19 de dezembro de 2009

Lula se emociona ao assistir pela primeira vez sua cinebiografia

Pré-estreia de “Lula, o filho do Brasil”, ocorreu em São Bernardo, no ABC. Sessão terminou com aplausos da plateia. Do G1, em São Bernardo do Campo
Foto: Mario Miranda/Reuters Lula se encontra com equipe responsável por sua cinebiografia (Foto: Mario Miranda/Reuters)Terminou com aplausos da plateia na noite deste sábado (28) a sessão de pré-estreia de “Lula, o filho do Brasil”, que apresentou pela primeira vez o filme ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu berço político, São Bernardo do Campo, no ABC. Na primeira fila, acompanhado da primeira-dama Dona Marisa Letícia, o presidente Lula se emocionou durante a exibição do longa, que mostra sua trajetória desde a infância pobre em Caetés (PE), a ascensão como líder sindicalista e a chegada à presidência da República.
A exibição aconteceu no Pavilhão de Exposições Vera Cruz. A sessão começou por volta das 20h30. Cerca de 2,6 mil pessoas lotaram o espaço. Além do casal presidencial, participaram da sessão a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT) e seu vice, Frank Aguiar. Lula se emociona ao assistir filme sobre sua trajetória. (Foto: Mario Miranda/Reuters)Também compareceram os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Anananias, além do ex-presidente do PT, José Genoino. Antes de tomar seu lugar para assistir pela primeira vez à sua cinebiografia, Lula posou para fotografias com a equipe do filme, como a atriz Glória Pires, que interpreta Dona Lindu, a falecida mãe do presidente, Juliana Baroni, que faz o papel da Dona Marisa, e o diretor do longa, Fábio Barreto.
“Eu estou emocionado por mostrar esse filme para o presidente e para a comunidade”, disse o cineasta. Ele fez questão de lembrar que 90% da película foi filmada em São Bernardo. Após a exibição, o presidente foi cumprimentado por muitas pessoas da plateia, que reunia também sindicalistas e autoridades políticas de São Bernardo. Ao término da sessão, Lula saiu sem falar com os jornalistas.
.
.

Pré-estreia vira sessão para 'despolitizar' filme de Lula

Atores e diretores se esforçam para negar benefício eleitoral para presidente
Julia Duailibi e Ricardo Brandt - Tiago Queiroz/AE
Lula, entre a primeira-dama Marisa e a ministra Dilma, na pré-estreia de 'Lula, o Filho do Brasil' - SÃO BERNARDO DO CAMPO
- Minutos antes da pré-estreia do filme sobre os primeiros 35 anos da vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a equipe de produção de Lula, o Filho do Brasil fazia um esforço conjunto para “despolitizar” a sessão. O próprio Lula, no entanto, se incumbiu de levar a ministra Dilma Rousseff, sua escolhida para disputar a sucessão presidencial pelo PT, para a sessão.
A pré-estreia levou 2.100 pessoas para ver o longa em São Bernardo. A maior parte era formada por sindicalistas, mas além de Dilma estrelas do governo e do PT marcaram presença. Os ministros Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, e Miguel Jorge, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, além do deputado José Genoino (SP) e do ex-ministro José Dirceu, estavam na plateia. O presidente se emocionou várias vezes durante a sessão. Chorou especialmente em dois momentos - quando Dona Lindu, sua mãe, protagonizada por Glória Pires, morre e no fim do filme. Durante a exibição, houve problemas de áudio, mas foram corrigidos e a sessão não chegou a ser interrompida.
CRÍTICAS - Antes da chegada da comitiva presidencial, atores e diretores que passavam pelo “tapete vermelho” dos antigos estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, se empenhavam em negar que a produção possa trazer benefícios políticos para o presidente e para Dilma. A oposição vem atacando o filme, alegando que a produção é “eleitoreira”, pois será lançada no circuito comercial em janeiro de 2010, ano de eleição presidencial no País. Também questiona o modelo de financiamento do longa, que custou R$ 16 milhões e tem sido financiado por empresas privadas que mantêm contratos com o governo federal. “Ele não é candidato a nada. Não tem nada a ver”, afirmou o produtor Luiz Carlos Barreto, acrescentando que o filme era para ter sido lançado há um ano. “Isso é intriga da oposição.” O ator Rui Ricardo Dias, que interpreta Lula no filme, evitou falar sobre as críticas que a produção vem recebendo. Com uma assessora de imprensa ao lado, ele também afirmou que não gostaria de comentar nenhum assunto relacionado a política. “A questão é quem pega carona no papel de quem. Lula não precisa do filme para nada”, declarou o ator. “Mas vamos falar sobre o filme para não dar margem para politização.”
PARQUE - Antes da sessão, Lula participou da inauguração do Parque dos Direitos da Criança, também em São Bernardo. O espaço recebeu o nome Eurídice Ferreira Mello, a Dona Lindu, em homenagem à sua mãe.