.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


domingo, 13 de dezembro de 2009

O Palavrão que Lula falou


Mais um capítulo foi inaugurado dias atrás, na gloriosa história do jornalismo em nosso país: “Lula falou palavrão em discurso”!

Não me contive em minha curiosidade e desejo de informação, e fui escutar o discurso, e ler comentários para saber qual foi o “ palavrão” que nosso Excelentíssimo Presidente da República utilizou, pecando contra o decoro, a etiqueta e bons modos.

Descobri que ele falou, que continuaria sua luta para “tirar o povo da – merda - ”.

Permitam-me logo uma ressalva: nunca votei em Lula! É provável que em uma próxima eleição na qual ele venha a candidatar-se, eu vote com bastante satisfação.

Entendo o argumento daqueles dentre nós brasileiros, mais polidos, refinados, que ao comunicar-se o fazem sempre com purismo e em linguagem casta...

Mas a oposição (PSDB & CIA) podia buscar argumentos mais fortes para atacar o Presidente – e é claro, nunca hão de faltar, porque certamente o Brasil não se transformou num paraíso no Governo Lula. – Mas em qual governo foi nossa Nação essa Pátria idealizada?

Não vou entrar nesse mérito, porque os que atacam e defendem são capazes de multiplicar argumentos até o infinito, e disto todos sabemos.

Mas, acho uma “ forçação de barra”, tanto debate “em torno da merda”! Onde já se viu um dissílabo gerar tanta confusão?

Só mesmo o Lula falando para que a tão comum e popular “ matéria fecal” ganhasse ares de tanta relevância no cenário Nacional, já que tais excrementos de vital importância em nossa existência, costuma acontecer sempre à surdina, naquele anonimato, passando ignorada...

Se ao menos ele tivesse pronunciado palavra tão escabrosa como fazem no uso informal do teatro, sendo inclusive utilizada no sentido de desejar boa sorte antes de se entrar no palco?

Mas convenhamos, é sempre arriscado usar palavras com sentidos polissêmicos como essa referente aos excrementos expelidos pelo corpo.

E Lula, pobre Lula... falou!

A Bíblia tem sido ao longo dos anos, meu referencial espiritual e literário, contendo também o chamado Livro dos livros, incontáveis referências à “merda” – ops, perdão, à matéria fecal.

Em Juízes capítulo 3 verso 22, lemos uma referência ao ato heróico de Eúde,: “ De tal maneira que entrou até o cabo após a lâmina, e a gordura encerrou a lâmina (porque não tirou a espada do ventre) e saiu-lhe o excremento”.

Lógico, que alguns tradutores (talvez do PSDB daqueles dias) optaram por utilizar no lugar de “excremento” , o termo “ gordura”.

Em 2 Reis capítulo 18, verso 27, lemos: “ Porém, Rabsaqué lhes disse: Porventura mandou-me meu senhor somente ao teu senhor e a ti, para falar estas palavras e não antes aos homens, que estão sentados em cima do muro, para que juntamente convosco comam o seu excremento e bebam a sua urina”?

Será que deveríamos lembrar Ezequiel capítulo 4, versos 12 e 15, onde Deus manda o profeta cozinhar diante de todo o povo sobre esterco de homens e depois de vacas?

Ou Malaquias capítulo 2, verso 3? “Reprovarei a vossa semente e espalharei esterco sobre os vossos rostos...” (!?)

No Novo Testamento Jesus disse: “ Não compreendeis que tudo que entra pela boca, desce para o ventre, e depois é lançada em lugar escuso”? (Mateus capítulo 15, verso 17).

A declaração de Paulo é suavizada, quando diz em Filipenses capítulo 3, verso 8, que considera o que perdeu para ganhar a Cristo, como “refugo”!

Refugo, esterco, excremento, cocô, resumindo: “merda”!

Pessoal, são tantas as referências e nem é bom citar, porque termos bem “mais fortes” (não muito decorosos eu diria) são utilizados por profetas para se referir acerca de outras coisas relacionadas à vida e fisiologia...

Evoco estas coisas, porque é irritante vê gente que parece não ter coisa melhor pra fazer, discutindo e criando casos por conta desse dissílabo utilizado pelo Presidente, falando para um povão, que “ fala merda, manda todo dia seus desafetos irem para lá, e que por conta de males sociais seculares, infelizmente ainda vivem – muitos – literalmente sobre lixo, esgoto e merda!

E ninguém subestime o poder de comunicação do nosso Presidente! Essa frase de efeito, popularíssima no dia-a-dia dos brasileiros, vai reverberar nos dias que advirão, na boca de muitos eleitores e cabos eleitorais: “ Vocês não vão votar em quem tirou vocês da merda”?

E que me desculpem os que lêem este artigo, que “não prosperaram” ou não podem assinalar nenhum progresso ou conquista nos anos do governo de Lula – mas, os milhões que estão a receber sua “ bolsa família” “bolsa alimentação”, “bolsa escola”, “ bolsa pinga” ou futuramente “ bolsa celular”, estão a pensar diferente, e ai está o reflexo nas pesquisas!

Repito, não é propósito deste artigo, discutir avanços ou retrocessos na política e na vida dos brasileiros.

Estamos discutindo a merda!

Pode uma coisa dessas?

E tudo porque o Lula falou.

Se ao menos fosse nosso querido FHC?

Sairia algo como “shit” (Inglês), “scheibe” (Alemão), “mierda” (Espanhol) ou, “merde” (Frances) que chique!

Meus caros leitores: palavrão hoje em dia é “ panettone”, mensalão, político, parlamentos, mandatos, conselhos de éticas, aumentos de salários para deputados, legendas, corporativismo entre bandidos que se dizem representantes dos anseios do povo...

Diante do que temos visto?

“Merda” é mais bonito e ainda cheira melhor!

É o que penso.

Reverendo Darckson Lira. www.darcksonlira.com.br