.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Obama pede a Lula apoio para fechar acordo climático

Washington, 17 dez (Lusa) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governante dos Estados Unidos, Barack Obama, destacaram, em conversa por telefone, a necessidade de os dois países trabalharem em conjunto para obter um resultado positivo e sólido na Conferência do Clima, da ONU, realizada em Copenhague, anunciou nesta quinta-feira a Casa Branca.

Na conversa, que durou cerca de 30 minutos, Obama explicou a Lula a importância "de os dois países continuarem a trabalhar estreitamente para que se consiga alcançar um acordo sólido, que permita um progresso real para elaborar uma ação internacional capaz de enfrentar a ameaça das mudanças climáticas", informou a Casa Branca, em comunicado.

O líder norte-americano ressaltou ainda "o papel-chave do Brasil" nas negociações que acontecem na capital dinamarquesa e explicou "tanto as medidas adotadas pelos EUA quanto sua vontade de obter um acordo em Copenhague que inclua redução de emissões, financiamento e um sistema de verificação transparente e fiável".

A necessidade do financiamento a longo prazo para ajudar os países em desenvolvimento a enfrentarem o fenômeno climático, um dos aspectos que mais tem dificultado as conversas em Copenhague, foi outro ponto abordado na conversa entre os dois, na quarta-feira à noite.

O presidente norte-americano chega à capital dinamarquesa na sexta-feira de manhã, e se junta a cerca de 120 chefes de Estado e governo que tentarão concluir a complicada negociação por um acordo global sobre o combate às mudanças climáticas.

Os Estados Unidos propõem uma redução de 17% em suas emissões de gases poluentes até 2020, em comparação com os níveis de 2005, o que corresponde a um corte de 3% em relação a 1990, o patamar de referência adotado pela União Europeia.

Delegações de 192 países se reúnem até 18 de dezembro em Copenhague no maior e mais importante encontro mundial sobre o clima. O objetivo é alcançar um consenso sobre um texto para um acordo legalmente vinculativo, que inclua as metas necessárias para assegurar que o aquecimento global não seja superior a dois graus Celsius em relação à era pré-industrial.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e Lula participam nesta quinta de uma reunião com o primeiro-ministro da Etiópia, Meles Zenawi, que representa o bloco africano na cúpula climática.

http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=29065