.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


segunda-feira, 1 de março de 2010

Apoio de Lula pode definir escolha de 42%


O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, disse hoje em um artigo escrito para a Folha (aqui para assinante) que,a pesquisa Datafolha divulgada hoje revela que o crescimento de Dilma Rousseff reflete não só a transferência da popularidade de Lula como arranhões na imagem do governador José Serra.

Segundo o diretor da DataFolha, uma análise dos resultados feita por ele, o desgaste da candidatura de Serra em estratos importantes do eleitorado também compõe o cenário.

O conhecimento de Dilma como candidata apoiada por Lula cresceu de 52% para 59%. Nos segmentos de menor renda e menor escolaridade, a taxa subiu oito pontos percentuais.

Há, aproximadamente, 14% de brasileiros que querem votar no candidato de Lula, mas não o fazem por desconhecê-lo. Em dezembro, eram 15%.

Já Serra perdeu cinco pontos percentuais -o prejuízo foi maior onde a aprovação do governo federal é expressiva.

Mas a perda de três pontos percentuais do tucano na região Sudeste talvez seja mais relevante, não só pelo peso político, como também estatístico. O Sudeste responde por aproximadamente 42% da população adulta do país. A vantagem de Serra para Dilma na região caiu de 22 para 14 pontos.

A taxa de rejeição é outro dado que pode confirmar o desgaste do tucano. Em dezembro, 19% diziam que não votariam em Serra de jeito nenhum. Agora, esse percentual é de 25%.

Neste momento, Serra e Dilma estão no mesmo patamar de intenções de voto. Ou seja, técnicamente empatados. A partir do início da campanha, os eleitores irão compará-los, assim como farão com a imagem de Dilma e os atributos de Lula. Dessa empatia dependerá a concretização do potencial de transferência de votos de Lula.

Na pesquisa espontânea, Dilma chegou a 10% (a mesma taxa de Lula), contra 7% de Serra.

Lula faz diferença

A pesquisa Datafolha mostra que 42% dos entrevistados pretendem votar no candidato apoiado pelo Presidente Lula - e nem todos sabem que sua preferida é Dilma Rousseff, o que indica potencial de crescimento para a ministra. Outros 26% dizem que "talvez" sigam a opção de Lula, e 22% rejeitam essa possibilidade.

O próprio Presidente ainda é citado como candidato preferido em 2010, embora ele esteja impedido pela Constituição de disputar uma nova reeleição. O nível de desinformação sobre esse fato, porém, tem caído.

A pesquisa espontânea - na qual os entrevistados apontam suas preferências sem ler uma lista de nomes - mostra redução no número de eleitores que citam Lula. Os lulistas convictos e desinformados, que eram 27% em agosto, caíram para 20% em dezembro e para 10% em fevereiro. No mesmo período, as menções espontâneas a Dilma foram de 4%, 8% e 10%, respectivamente.

Lula

A cerca de sete meses das eleições, a gestão de Lula é considerada ótima ou boa por 73% da população, segundo o Datafolha. No Nordeste, onde Dilma tem seu melhor desempenho, a aprovação a Lula chega a 84%. No Sul, é de 65%.

A satisfação com o governo é maior nos segmentos de renda mais baixa. Chega a 75% entre os que têm renda de até cinco salários mínimos. Entre os que recebem mais de 10 salários, é de 56%.

Em março de 2002, o último ano de sua gestão, o então presidente Fernando Henrique Cardoso era aprovado por 29% da população.

...
...
...

Datafolha 2º turno: Serra 45% x 41% Dilma


Nas últimas pesquisas do Sensus e do Vox Populi, Dilma já aparecia empatada tecnicamente no 1º turno, mas Serra ainda tinha uma dianteira razoável no 2º turno, com uma diferença acima de 10 pontos.

Pois isso acabou. Na pesquisa sobre em quem votaria no 2º turno, Dilma já aparece colada com Serra:

Serra: 45%
Dilma: 41%

Diferença: 4%

No Datafolha de 2 meses atrás era:

Serra: 49%
Dilma: 34%

Diferença: 15%

Agradecimentos ao amigo leitor José Carlos por ter enviado as imagens.
.
.
.

Datafolha: rejeição de Serra é a maior

Serra ultrapassa todos os demais candidatos em rejeição:

Datafolha: Se Serra desistir, Aécio também aparece com tendência de queda


A tendência das pesquisas demonstra que existe a possibilidade real de José Serra (PSDB/SP) vir a desistir. O substituto natural seria Aécio Neves. Mas este, apesar da alegação de ser menos conhecido do que Serra, também apresentou tendência de queda, mesmo entre quem o conhece, e respondeu que votaria nela nas pesquisas anteriores.
.
.
.

José Serra rola água abaixo:Dilma cresce em intenção de voto e já encosta em Serra, diz Datafolha


Pesquisa Datafolha publicada na edição deste domingo do jornal Folha de São Paulo, já nas bancas, traz na manchete: "Dilma cresce e já encosta em Serra".A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro e aponta a ministra da Casa Civil Dilma Roussef, atingiu 28% das intenções de voto. O atual governador de São Paulo José Serra (PSDB) tem 32% das intenções.

A diferença entre Dilma e Serra caiu de 14 para 4 pontos percentuais, em comparação com a última pesquisa do Datafolha, publicada em dezembro do ano passado. Dilma Roussef apresentou crescimento de 5 pontos percentuais e consolidou sua curva ascendente, não importando o cenário nem quais são os candidatos em disputa.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.Em um cenário em que Serra está no limite mínimo, e Dilma, no máximo, os dois estariam tecnicamente empatados. Mas, segundo o Datafolha, essa hipotese é "raríssima".

Na simulação do segundo turno, José Serra PSDB registra 45% contra 41% da ministra Dilma. Na pesquisa de dezembro, a diferença era de 15 pontos, na mais recente, ela caiu para 4.

De acordo com o Datafolha, o pré-candidato Serra registra o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis, com 25%; Dilma que já liderou o índice, tem agora 23%; Ciro, com 21%; Aécio, com 20%; e Marina, com 19%.

A pesquisa, que entrevistou 2.623 pessoas de 16 anos ou mais, demonstrou a estagnação de Ciro Gomes e Marina Silva: Ciro Gomes, do PSB, tem 12% e Marina, do PV, 8%.

Lula

A aprovação do Presidente Lula segue recorde, com 73% de ótimo/bom. Na pesquisa espontânea o Presidente é cada vez menos apontado como candidato à presidência, a queda foi de 20% para 10%.

Datafolha, Nordeste: Dilma de tinha 31% em dezembro subiu para 36% em fevereiro; Serra tinha 28% caiu para 22%.. Ciro estava com 14% agora tem 15% e Marina de 7% caiu para 6%.

.
.
.