.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


segunda-feira, 8 de março de 2010

Café com o presidente fala sobre irrigação e Portal Brasil

O presidente Lula destacou no seu programa semanal Café com o Presidente, que a entrada em funcionamento do Portal Brasil, representa o começo de uma nova etapa da comunicação entre o Estado e a sociedade brasileira. Principamente pela ampliação dos serviços que serão oferecidos aos cidadãos. A entrega dos lotes do projeto Salitre, que vai irrigar terras no Nordeste Brasileiro, também foi outro tema tratado pelo presidente Lula:

Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou Luciano Seixas e começa, agora, o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Olá, presidente, como vai? Tudo bem?

Presidente: Tudo bem, Luciano.

Apresentador: Presidente, na semana passada o senhor lançou o Portal Brasil: www.brasil.gov.br. De que forma o funcionamento desse portal vai ajudar o cidadão?

Presidente: Olha, primeiro, Luciano, eu acho que o lançamento do Portal Brasil é o começo de uma nova era na área de comunicação entre o Estado brasileiro e a sociedade brasileira. Ou seja, você imagina que hoje para que uma pessoa tenha uma informação do governo, às vezes ele tem que sair de casa, pegar um ônibus, ir em 500 repartições, ou fazer 200 telefonemas para ter uma informação. Com o Portal Brasil, ele vai poder acessar o Portal Brasil e vai ter pelo menos 500 tipos de informações diferentes do Brasil. Ele vai poder saber da Previdência Social, tudo que ele quiser saber da agricultura empresarial, da agricultura familiar, ele vai pode saber da organização dos ministérios, vai poder saber da atividade de cada coisa que o governo faz. Por exemplo, se ele mora em uma determinada região e quer saber como é que tá o índice de geração de empregos lá, qual a atividade econômica que tá crescendo e que tá oferecendo mais emprego, ele vai pode saber. E nós estamos apenas no começo, porque nós inauguramos o Portal Brasil com 30%, 35% mais ou menos de tudo que a gente quer dar de informação para o povo brasileiro, mas nós queremos chegar a 100%. Então, eu até brincava com o ministro Franklin Martins no dia do lançamento, eu dizia, a gente pode afirmar no mundo inteiro que isso aqui é o Google brasileiro, ou seja, aqui o cidadão vai entrar e vai poder saber de tudo aquilo que a gente faz, de cada centavo que a gente gasta, vai entrar na Fazenda, vai entrar no Planejamento É uma coisa extraordinária, porque aí a gente demonstra transparência total, ou seja, é governar sem medo de que as pessoas saibam o que nós estamos fazendo, que as pessoas tenham acesso diretamente às informações. Até para saber se as versões que estão sendo contadas são verdadeiras ou não. Por isso, eu fiquei muito orgulhoso com a inauguração do portal e eu acho que é um trabalho inestimável que a gente vai poder prestar ao povo brasileiro. Por exemplo, se um cidadão qualquer do Chuí ou do Oiapoque, ele quiser saber sobre cultura, saber sobre Portinari, por exemplo, sobre Di Cavalcanti, ele vai entrar no portal e vai ver os quadros, as pinturas desses grandes artistas brasileiros. Então, ou seja, é uma coisa importante que nós estamos oferecendo ao público brasileiro.

Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do Presidente Lula. Presidente, outro tema importante da agenda, semana passada, foi a entrega da primeira etapa do Projeto Salitre de irrigação de terras para produção agrícola. Foi lá em Juazeiro, na Bahia. Qual a importância dessa obra para a população daquela região?

Presidente: Olhe, eu penso que o Projeto Salitre é importante não apenas para aquela região, é importante para o Brasil. Porque nós temos um potencial de irrigação extraordinário, só no Nordeste brasileiro nós ainda temos 750 mil hectares de terras prontas para ser irrigadas. No Sudeste, nós temos 3 milhões de hectares; no Sul, nós temos 3,2 milhões hectares; no Centro-Oeste, 4 milhões de hectares; e na região Norte do país, mais de 14 milhões de hectares. Então, você percebe que nós temos uma quantidade enorme de terra para ser irrigada, e isso requer investimento, isso requer uma participação mais efetiva entre os poderes públicos, os entes federados, governo do estado, governo federal e municipal, entre empresa privada e governo federal E eu penso que nós estamos no caminho certo. Ou seja, esse projeto de irrigação lá em Juazeiro da Bahia foi uma coisa extremamente importante e nós pretendemos agora inaugurar lá em Irecê uma outra área irrigada também, porque é a forma que a gente tem de desenvolver o Nordeste brasileiro e oferecer frutas de qualidade produzidas no Brasil, no Nordeste brasileiro, para o mundo inteiro provar o nosso fruto.

Apresentador: Presidente, por que é importante investir em irrigação nesse país?

Presidente: Olha, porque aumenta a capacidade produtiva do país, você sabe que um dos problemas do mundo hoje é que quanto mais chinês começar a comer, quanto mais indiano começar a comer, quanto mais africano começar a comer, mais brasileiros pobres, latino-americanos pobres começarem a comer, mais o mundo exige de produção de alimento. E nós precisamos, cada vez mais, produzir mais em menos terra, porque nós temos que combinar a preocupação ao aumento da produção agrícola, com mais investimento em tecnologia e mais preservação ambiental. Esse é um desafio para a humanidade no século XXI. E acho que o Brasil na hora que começa a cuidar da irrigação, nós temos que cuidar de olho na água, porque a água é um bem muito precioso, de olho na terra, porque a terra também é um bem precioso e de olho na preservação ambiental, que é o que vai resultar na melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros. Então, isso é um desafio, é um desafio, nós já temos tecnologia, temos controle da situação e eu acho que agora é fazer os investimentos necessários para que a gente tenha uma grande produção irrigada no Brasil, sobretudo no que diz respeito a alimento.

Apresentador: Muito obrigado, presidente, e até a próxima semana.

Presidente: Obrigado a você, Luciano, e até a próxima semana. Lembrando que a próxima semana iremos fazer diretamente de Tel Aviv, em Israel.