Laryssa Borges, Portal Terra
Em mais uma dura crítica aos meios de comunicação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou nesta quarta-feira a imprensa de ter "predileção pela desgraça" e escrever reportagens que se resumem, quando tratam de projetos do governo federal, a uma "grande mentira".
"É triste quando a pessoa tem dois olhos bons e não quer enxergar, tem a chance de escrever a coisa certa e não quer. É triste, é melancólico", disse o presidente, que participou em Brasília do Salão dos Territórios Rurais, solenidade que tem por objetivo debater os avanços da política territorial implementada pelo governo federal.
"Vou ficando triste porque fico imaginando daqui a 30 anos um estudante que tiver que fazer uma pesquisa e ficar lendo determinados talóides. Esse estudante vai estudar uma grande mentira nesse País", afirmou Lula.
Ele relembrou a realização da Conferência Nacional de Comunicação, quando, segundo ele, "grandes conglomerados" se recusaram a participar de debates sobre a grande mídia, e eventos isolados, quando programas do governo não teriam recebido o destaque que mereciam.
"Se (os veículos de imprensa) não quiserem saber pelos seus olhos, poderiam saber pelas pesquisas de opinião pública", afirmou. Levantamento do Instituto Sensus encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) registrou em fevereiro que Lula goza de 78,9% de aprovação no eleitorado brasileiro.”
Constatação factual: imprensa tem "predileção pela desgraça" e mente, diz Lula