.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


quinta-feira, 18 de março de 2010

Lavareda: Eleitores de Dilma queriam 3º mandato de Lula

Claudio Leal/Terra Magazine
O presidente Lula em visita a Barra (BA). O sociólogo Antonio Lavareda observa que o crescimento da candidatura de Dilma Rousseff, na pesquisa Ibope, ...
O presidente Lula em visita a Barra (BA). O sociólogo Antonio Lavareda observa que o crescimento da candidatura de Dilma Rousseff, na pesquisa Ibope, foi maior na região Nordeste, onde Lula é quase "unanimidade"

Claudio Leal

Na avaliação do sociólogo e consultor político-estratégico Antonio Lavareda, da MCI, a campanha da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), cresce entre os eleitores que queriam o terceiro mandato do presidente Lula. "Verifique que o maior crescimento da ministra ocorreu exatamente entre os eleitores nordestinos", onde Lula "conta com uma aceitação que se aproxima da unanimidade", complementa.

Em pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta, 17, o pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, tem 35% das intenções de voto, contra 30% da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).

Veja também:
» CNI/Ibope: vantagem de Serra sobre Dilma cai para 5 pontos
» CNI/Ibope: cresce avaliação positiva do governo Lula
» CNI/Ibope: 53% preferem candidato apoiado por Lula
» Presidente do PSDB/MG: Anúncio de Aécio não pressiona Serra
» Lavareda: Pesquisa mostra transferência de Ciro para Dilma
» Siga Bob Fernandes no twitter

- Dilma ainda é a candidata do presidente Lula. Nessa pesquisa, ela alcança uma fatia do percentual de eleitores que tem grande admiração e entusiasmo pelo presidente e gostariam, na verdade, de votar num terceiro mandato do presidente Lula - analisa Lavareda.

Confira a entrevista.

Terra Magazine - Como o senhor avalia o resultado da pesquisa CNI/Ibope, que registra o crescimento da candidatura de Dilma Rousseff?
Antonio Lavareda - A pesquisa segue na mesma direção das anteriores, a exemplo do Datafolha e do Sensus, que tinham apontado: primeiro, a manutenção de um patamar de avaliação positiva e elevada do presidente Lula; segundo, o crescimento da candidatura de Dilma e, em consequência, o estreitamento entre ela e o governador José Serra. Isso já tinha ocorrido nas duas últimas pesquisas e a pesquisa Ibope agora repete o padrão e tem resultados que se aproximam bastante do Datafolha. Em suma, a pesquisa CNI/Ibope não chegou a trazer nenhuma novidade sobre o processo.

O senhor havia falado, numa entrevista anterior, que nesse patamar dos 30%, a campanha efetivamente começava. Essa pesquisa aponta que Dilma está ganhando autonomia como candidata?
Não. Seguinte: Dilma ainda é a candidata do presidente Lula. Nessa pesquisa, ela alcança uma fatia do percentual de eleitores que tem grande admiração e entusiasmo pelo presidente e gostariam, na verdade, de votar num terceiro mandato do presidente Lula. Na impossibilidade de votar num terceiro mandato do presidente Lula, pretendem, no momento, segundo as intenções, votar na candidata do presidente.

É evidente a polarização PT-PSDB? Como ficam Marina Silva e Ciro Gomes?
Uma bipolarização se afirmou numa fase bastante embrionária da campanha. Resta saber qual será a estratégia desenvolvida pela campanha da candidata Marina (PV), que terá pouco tempo de televisão e de rádio. Que estratégia será utilizada para manter ou ampliar suas intenções de voto. Resta ver também se haverá condições políticas de manutenção da candidatura do ex-ministro Ciro Gomes (PSB). São as duas questões que se colocam agora. Óbvio que, no momento, com a bipolarização se desenhando nos números, tal como ocorre, isso levanta dúvidas importantes sobre as possibilidades, quer de desenvolvimento, quer de crescimento dos números da candidata Marina, quer sobre a manutenção da candidatura do deputado Ciro Gomes.

O governador José Serra tem caído nos últimos levantamentos. A resistência dele em se declarar candidato à presidência causou prejuízos?
Se o declínio do governador tem a ver com essa demora?

Sim.
Não me inscrevo entre os que estabelecem uma relação entre essas duas variáveis. A candidatura da ministra Dilma, como eu lhe disse, cresceu entre os eleitores que têm grande entusiasmo pelo presidente e gostariam de sufragá-lo para um terceiro mandato. Esses eleitores tomaram conhecimento de que o presidente tem uma candidata na sua sucessão, nos últimos meses. Muitos desses eleitores não sabiam disso, não conheciam a ministra. Até então, alguns deles pensavam em votar no nome do governador de São Paulo. Verifique que o maior crescimento da ministra ocorreu exatamente entre os eleitores nordestinos, onde o presidente Lula conta com uma aceitação que se aproxima da unanimidade. Provavelmente, nessa região e nessas camadas, ocorreu um declínio, em termos absolutos, bastante expressivo da candidatura do governador José Serra.