Jornalista: Presidente, o que o senhor achou da aprovação pelo Senado ontem, dessa mudança do Bolsa Família, que o PSDB propôs a dar, entre aspas, uma gratificação aí, um dinheiro a mais? Eles estão querendo se apropriar do Bolsa Família agora?
Presidente: Olhe, você sabe que eu tinha uma tese, eu tinha uma tese que alguns companheiros não gostavam. Eu dizia sempre o seguinte: quem ganhou com a Revolução Russa não foram os russos, foram os europeus da Europa Ocidental. Porque foi a partir da Revolução Russa que houve os grandes benefícios e a construção do estado de bem-estar social em toda a Europa Ocidental, certamente com medo do comunismo e do resultado da revolução russa.
Ora, se todo o mal que o meu governo puder causar é os meus adversários tentarem aprovar mais política social, ótimo! Ótimo! Porque se eles tivessem feito isso há mais tempo, a gente poderia estar melhor.
Eles poderiam ter contribuído para melhorar a saúde se não tivessem derrubado a CPMF, poderiam ter feito isso. Mas a mesquinharia tomou conta da política, então eles acharam que iam prejudicar o governo derrubando a CPMF.
Demo-tucanos fazem projetos de mentirinha na véspera da eleição, porque contraditoriamente retiraram verbas do Orçamento da União quando derrubaram a CPMF
O presidente Lula continuou sua resposta:
Ora, o Bolsa Família não é um benefício, eu diria, de mérito. O Bolsa Família é um programa para garantir as proteínas e as calorias necessárias ao povo mais pobre deste país. Mas a ideia pode ser boa, de você criar um instrumento de incentivo a mais para que as crianças estudem. Eu só espero... eu não vi a decisão deles, ainda. Mas eu só espero que eles tenham colocado, também, de onde vai tirar o dinheiro, porque todo gasto proposto tem que ter uma fonte de receita. Mas eu acho que tudo o que for aprovado em benefício do povo é bom. Agora, digam de onde é que vai vir o dinheiro.