.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


sexta-feira, 19 de março de 2010

Lula: Mundo deve aproveitar momento de tensão e construir algo novo

Em discurso para empresários e autoridades do Brasil e da Jordânia, nessa quinta-feira (18), em Amã, o presidente Lula propôs que os dois países aproveitem “esse momento de tensão econômica que o mundo vive” para fazer aquilo que classificou como sendo “algo novo”. Deste modo, na avaliação do presidente brasileiro, vamos “descobrir o que cada um de nós pode oferecer para o outro na construção de um mundo solidário e mais fraterno”.

Lula lembrou que o Brasil terá eleições em outubro e, mesmo com a mudança do comando na Presidência da República, quatro condições fundamentais para que o país continue crescendo serão mantidas: estabilidade econômica, controle da inflação, financiamento público e distribuição de renda. Ao término, o presidente enfatizou a importância de mais encontros entre empresários brasileiros e jordanianos para consolidar as parcerias comerciais.

Com o encerramento do seminário empresarial Brasil-Jordânia, o presidente Lula concluiu a primeira viagem de um chefe de Estado brasileiro ao Oriente Médio. Do último domingo, quando desembarcou em Israel, passou pela Palestina e chegou à Jordânia, Lula manteve conversas políticas e econômicas com empresários e autoridades das nações visitadas.

Ao deixar o local da reunião com empresários, o presidente brasileiro conversou com jornalistas que o acompanham na viagem ao Oriente Médio.

Na Jordânia, o presidente destacou também a importância daquele país no papel de consolidação da paz na região. Segundo ele, a Jordânia é um país de paz e que procura cada vez mais crescer e se desenvolver. Lula disse que os governantes dos dois países estão fazendo “a nossa parte”, ou seja, de induzir e fomentar os investimentos, mas explicou que é necessário aos empresários que, com o ímpeto de descobridores, façam o restante.

“Essa crise econômica foi para nós a mesma coisa que foi a queda do muro de Berlim. A queda do muro de Berlim obrigou todo mundo a repensar a política. A crise da economia obrigou repensar a não ficarmos na mesmice”, disse.

Lula lembrou a ingerência do FMI nos países mais pobres, inclusive dando palpites, mas desconhecia o que se passava nas economias das grandes potencias mundiais. “Essa crise fez uma coisa maior: valorizar o papel do Estado. Não o Estado gerencial, estadista, empresarial, mas o Estado indutor e fiscalizador. Porque se o Estado tivesse cumprindo a sua função o Lehman Brother não teria chegado à situação que chegou e os bancos americanos não teriam vendido ilusão para o mundo inteiro sem produzir um único emprego ou produto”, afirmou.

A diversificação econômica foi papel crucial para que o Brasil estivesse mais preparado para a crise financeira mundial. Segundo Lula, em 2003, quando assumiu a Presidência da República, buscou direcionar a parceria comercial para outras regiões do planeta. Em vez de ficar estreitando os laços com a Europa e os Estados Unidos, o governo brasileiro apostou nos países árabes e africanos, sem contar com as parcerias na América do Sul.

O presidente pregou o otimismo ao dizer que as empresas brasileiras estão capacitadas para atuar em diferentes segmentos jordanianos, assim como o Brasil se abre para receber indústrias da Jordânia. Lula citou também números da economia como o crescimento do crédito para a população e a participação das classes mais pobres no mercado de consumo.

“O que fez o nosso país crescer foi a distribuição de renda. Levamos 30 milhões brasileiros para classe média. É extraordinário quando analisamos as pesquisas hoje e vemos que a parte mais pobre está consumindo mais alimento e material de limpeza., porque as pessoas tiveram contato com dinheiro e começaram comprar o essencial para a sobrevivência”, enfatizou.

Blog do Planalto

http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/internacional-1/lula:-mundo-deve-aproveitar-momento-de-tensao-e-construir-algo-novo-3694.html