.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


segunda-feira, 1 de março de 2010

Lula no Uruguai na posse de José Mujica

O presidente Lula viaja ao Uruguai nesta segunda-feita (1º) para a posse do presidente eleito, José “Pepe” Mujica.

O Chile, atingido por um terremoto, deverá receber a solidariedade de todos os presidentes sul-americanos que se encontrarão na posse.

Confirmaram presença os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo; da Bolívia, Evo Morales; da Venezuela, Hugo Chávez; da Colômbia, Álvaro Uribe, da Colômbia, e do Equador, Rafael Correa. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, cancelou a viagem devido ao terremoto.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, também estará presente. O Uruguai é o primeiro país visitado por Hillary na passagem pela América Latina. Na quarta-feira (3), a secretária estará em Brasília.

Amigos há cerca de três décadas, o presidente Lula e o presidente José Mujica, 75 anos, não escondem as afinidades. A interlocutores, Lula costuma dizer que o uruguaio é o símbolo da renovação política e exemplo para a América Latina. Para o presidente, Mujica representa a personalização de uma liderança revolucionária e da fé na democracia.

Ex-guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaro, que fazia oposição à ditadura militar uruguaia, Mujica passou 14 anos na prisão por ter participado de sequestros e assaltos durante a luta política em seu país.

Na política externa, Mujica tem posições semelhantes às de Lula. É favorável ao fortalecimento de blocos como o Mercosul, a União das Nações Sul Americanas (Unasul), e a recém criada Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, excluindo os Estados Unidos e o Canadá. O presidente eleito do Uruguai, assim como o governo brasileiro, condenou a deposição do presidente de Honduras, Manuel Zelaya.