.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


quinta-feira, 4 de março de 2010

Números que o PIG não mostrou na pesquisa Datafolha

No início da semana fiz uma postagem no meu blog (clique aqui para ver) sobre os desafios de Dilma na juventude, tendo em vista a publicação da pesquisa Datafolha no jornal Folha de São Paulo no último domingo (28/02). Volto a tratar da questão após ter acesso aos dados completos da pesquisa, que revelam um cenário muito melhor para as forças progressistas e muito pior para a oposição conservadora.

por André Tokarski* em seu blog "Juventude na Rede"

A última rodada da pesquisa Datafolha confirmou a curva ascendente de Dilma e mais uma queda de Serra nas intenções de voto para Presidente da República. No cenário principal, com Ciro ainda na disputa, Serra aparece com 32 pontos, Dilma com 28 e Ciro com 12. Caiu de 14 para 4 pontos a diferença entre Dilma e Serra, só isso já representa uma grande derrota para Serra e o consórcio DEMO-TUCANO.

Porém, o PIG (Partido da Imprensa Golpista) tratou de ignorar dados importantes da pesquisa, que revelam que a situação é muito pior para Serra e muito melhor para Dilma e para o campo que defende o aprofundamento das mudanças iniciadas com o governo Lula. Abaixo destaco alguns dados:

1- Serra passa a ser o mais rejeitado: esse foi o único ponto onde o tucano cresceu, passou de 19% para 25%, Dilma oscilou de 21% para 23%;

2 – Juventude: Dilma cresce e o Tucano cai. Em que pese a vantagem do tucano, já comentado aqui em postagem anterior, entre os jovens que possuem até 24 anos Dilma cresceu 7 pontos e Serra manteve-se estável. Na faixa etária de 25 a 34 anos Dilma ganho cinco pontos e Serra perdeu três;

3- Dilma lidera pesquisa espontânea: aqui a tucanada deve ter entrado em parafuso. Na amostra espontânea faz-se a pergunta sem apresentar as opções de nome. Dilma aparece com 10% e Serra com 7%, é a primeira vez que ela passa a frente do tucano. Detalhe importante, porém não revelado: na mesma amostra espontânea Lula aparece com 10%, o “Candidato(a) do Lula” com 4% e o “candidato do PT” com 1%. Ou seja, somadas as intenções de voto espontâneas em Dilma, Lula, “candidato(a) do Lula” e no “candidato do PT”, bate-se os 25%, essa conta não é uma adição simples, mas os dados obtidos são muito relevantes.

4- Dilma crescerá muito mais – 42% dos eleitores votariam com certeza no candidato(a) apoiado por Lula: Além de crescer em todas as regiões do país, esse recorte da pesquisa revela que ainda é grande o potencial de crescimento de Dilma. Cresceu de 38% para 42% os que votariam com certeza num candidato(a) apoiado por Lula e manteve-se em 26% os que talvez votariam. Enquanto atingiu-se o patamar de 59% de eleitores que identificam Dilma como a candidata de Lula.

A frieza dos números causa reação em igual temperatura ao candidato tucano. Para desespero da grande mídia conservadora, Serra permanece enclausurado, sem confirmar nem negar sua pretensão presidencial.

Resta ao movimento social e às forças progressistas ocupar a imensa avenida de possibilidades que o atual cenário político abre. Precisamos traduzir em mobilização da juventude e do povo, todo o desejo de aprofundamento das mudanças e da construção de um novo país. É nesse desafio que a UJS e toda sua militância deve se lançar!

*André Tokarski é diretor nacional de organização da UJS

fonte