Em relação a mostra anterior, índice subiu três pontos percentuais.
Levantamento foi realizado por encomenda da Confederação da Indústria.
Percentual dos que avaliam governo como ruim ou péssimo agora é de 5% (Foto: Arquivo/Eraldo Peres/AP)
A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu para 75%, segundo pesquisa Ibope realizada por encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na pesquisa anterior encomendada pela confederação, divulgada em dezembro, 72% dos entrevistados avaliavam a atuação do presidente como “boa” ou “ótima”.
O atual índice é o maior verificado na série histórica da pesquisa, iniciada em março de 2003, no começo do primeiro mandato do presidente.
Em relação a dezembro, o percentual de pessoas que viam o trabalho de Lula como ruim ou péssimo era de 6% e agora caiu para 5%. O levantamento indicou que 77% dos entrevistados confiam no presidente Lula, praticamente o mesmo percentual registrado na pesquisa anterior.
Entre os entrevistados, cresce a percepção que segundo mandato está sendo melhor que o primeiro, opinião compartilhada por 49% dos entrevistados.
Maneira de governar
Segundo o Ibope, a "maneira de governar do Presidente Lula é aprovada por 83% da população".
O número se manteve estável: é mesmo verificado na pesquisa de dezembro. Segundo a pesquisa divulgada nesta manhã em São Paulo, outros 13% desaprovam a maneira como Lula administra o Brasil.
Saúde, segurança e impostos desaprovados
As políticas do governo foram avaliadas em nove áreas: combate à fome e à pobreza, educação, meio ambiente, combate ao desemprego, combate à inflação, taxa de juros, saúde, segurança pública e impostos. Apenas nessas três últimas (saúde, segurança pública e impostos), o percentual de desaprovação é maior do que o índice de aprovação.
A área mais bem avaliada é a de combate à fome, com 69% de aprovação. Em segundo lugar, vem a educação, com 62%, e, em terceiro, meio ambiente, com 58%.
Os pesquisadores destacaram que, no que se refere ao combate ao desemprego, o percentual de aprovação voltou a um nível pré crise econômica internacional, sendo aprovado por 60%. E, pela primeira vez desde março de 2006, a aprovação (46%) foi maior do que a desaprovação (44%) na área taxa de juros, ainda que dentro da margem de erro.
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1533008-5601,00-PESQUISA+IBOPE+MOSTRA+RECORDE+NA+AVALIACAO+POSITIVA+DO+GOVERNO+LULA.html