No discurso de inauguração da primeira fase do Projeto Salitre, um plano de agricultura irrigada em Juazeiro (BA), 500 quilômetros ao norte de Salvador, o presidente Lula disse que seu governo incomoda muito porque fez o Brasil começar a mudar.
E lembrou a lógica da oposição e da imprensa golpista: Passaram 8 anos falando mal. Agora que está no fim do governo e com popularidade, dizem tudo bem que o Lula é "maravilhoso" ... mas e a Dilma? Obviamente querendo transferir todo o ranço destes 8 anos contra Lula para Dilma, de forma a recuperarem o poder.
O presidente disse também: "... nós já aprendemos a não ter medo de cara feia, de baixo nível de campanha, de ofensas e preconceitos. Isso nós já vencemos..."
Lula disse também que esse país não é um país em que “um cara” governa 190 milhões de habitantes, mas um país de 190 milhões de caras governado por um presidente da República.
Em outro trecho ele falou:
"... é só acompanhar os meios de comunicação para ver como incomoda. Se eles [oposição e imprensa demo-tucana] pudessem, cantavam 'um lulinha incomoda muita gente, uma dilminha incomoda muito mais'."