.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Índios fazem festa para Lula em Raposa Serra do Sol

Brasília Confidencial

“Aproximadamente 18.000 índios de cinco etnias estão concentrados na aldeia do Maturuca, em Roraima, para recepcionar hoje o presidente Lula e comemorar com ele a homologação da demarcação da reserva Raposa Serra do Sol. A festa contará também com a presença de um grupo de indígenas Yanomami, que vivem longe de Raposa Serra do Sol, mas fizeram questão de comemorar a conquista de seus parentes.

A celebração ocorre cinco anos após a edição do decreto presidencial que, assinado em 15 de abril de 2005, atribuiu a 164 comunidades indígenas da região a área contínua de mais de 1,7 milhão de hectares. Alvo de ação impetrada no Supremo Tribunal Federal contra a demarcação da área contínua, a homologação da reserva foi confirmada pelo STF no fim de março do ano passado.”

Índios fazem festa para Lula em Raposa Serra do Sol

Índios preparam grande comemoração em Raposa Serra do Sol

Luana Lourenço, Agência Brasil

"Na comunidade do Maturuca, na região de montanhas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, o sábado (17) foi de preparativos. Desde quinta-feira (15) indígenas de toda a região da reserva comemoram a homologação da demarcação em área contínua da área, confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) há pouco mais de um ano.

Até amanhã (19), Dia do Índio, a organização da festa espera agrupar 18 mil indígenas para receber a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na aldeia.

Instalados em grandes malocas, com espaços para pendurar redes, os indígenas que chegaram – cerca de 5 mil, de acordo com a organização – participam de apresentações típicas das etnias Macuxi, Taurepang, Wapixana, Ingaricó e Patamona e de competições esportivas tradicionais, como corrida de toras e arco e flecha.

O ingaricó Gelson Martins vive em uma aldeia onde só se chega de avião, isolada no pé do Monte Roraima, na fronteira do Brasil com a Guiana e a Venezuela, mas fez questão de participar da festa da homologação.”Na época [da decisão do STF], a notícia demorou a chegar lá, fizemos uma festa também, mas essa aqui é mais importante, com todo mundo junto”, disse.

“Pediremos agora que o dinheiro destinado aos povos indígenas apareça no dia a dia das comunidades”, completou Martins. Um grupo de lideranças deve ter uma reunião fechada com Lula na segunda-feira.”
Foto: AE
Matéria Completa, ::Aqui::