Essa foi a primeira reunião ministerial desde que 11 ministros deixaram o Executivo para disputar as eleições de outubro. Ministérios estratégicos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão sob novo comando, como a Casa Civil, Minas e Energia, Transportes e Integração Nacional.
"Tem uma preocupação muito grande do presidente, como prioridade deste ano, a gente manter a economia num ritmo acelerado. O presidente está muito convencido de que o ano de 2010 vai ser ainda melhor que 2009", disse a jornalistas o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), após o encontro.
"O presidente fez questão de dizer aos ministros que as obras do PAC são prioridades nos ministérios."
O presidente também pediu aos auxiliares que foquem os programas já em andamento em vez de criarem novos projetos. O ministro contou que ele disse que quer inaugurar obras até dezembro, último mês do mandato, e cobrará a presença dos ministros nos Estados para que os projetos andem.
Segundo Padilha, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, demonstraram otimismo aos colegas quanto à situação da economia. Leia mais aqui.