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Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

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segunda-feira, 24 de maio de 2010

Datafolha assume empate tecnico entre Serra e Dilma

Eleitorado ‘fiel’ a Lula supera o que declara intenção de voto em Dilma

A última pesquisa Datafolha, que mostrou um empate entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), indica que a pré-candidata petista ainda tem potencial para crescer no contingente de eleitores disposto a seguir a indicação de voto dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dilma tem 37% das intenções de voto, menos do que os 44% de eleitores que dizem que votarão no candidato de Lula "com certeza". Nesses 44% há hoje uma maioria "dilmista", mas também uma parcela de desinformados, que ignora a opção do presidente ou até pensa que ele apoia Serra ou Marina Silva (PV). Um décimo do eleitorado não sabe que a ex-ministra da Casa Civil é a candidata de Lula e, em tese, gostaria de votar nela.

Alem dos 44% de "lulistas convictos", há mais 22% de entrevistados que respondem "talvez" aos ser questionados se votariam em um candidato apoiado por Lula. Ou seja, no total, dois terços dos eleitores admitem estar sob a possível influência do presidente na corrida eleitoral.

Já foi maior a diferença entre o eleitorado fiel a Lula e o de Dilma. No Datafolha de dezembro, a petista tinha 26% das intenções de voto, e eram 38% os eleitores dispostos a votar no candidato de Lula "com certeza".

Visibilidade

A desinformação a respeito das ligações entre Lula e Dilma caiu na mesma medida em que aumentou a visibilidade da pré-candidata, exibida pelo presidente em praticamente todas as inaugurações e cerimônias oficiais enquanto era ministra da Casa Civil.

Na semana passada, em seus dez minutos de propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão, o PT mostrou o quanto aposta na transferência da popularidade de Lula para Dilma. O programa não destacou apenas que ela é a preferida pelo presidente para lhe suceder, mas relacionou-a a programas sociais como o Luz Para Todos e o Bolsa-Família. A ideia é difundir a versão de que Dilma merece crédito pelas realizações da gestão.

Lula vem fortalecendo sua posição como cabo eleitoral. A avaliação positiva de seu governo, segundo o Datafolha, voltou ao nível recorde de 76%, depois de um breve recuo para 73% em abril. E o eleitorado que se declara disposto a seguir a orientação do presidente ao votar subiu seis pontos porcentuais em um mês.Do Estadão

Será machismo da Folha? Será Serrismo? Ou será as duas coisas?

O nosso leitor Márcio Assis, deu uma ajuda na imagem para mostrar como a Dilma continua atrás, mesmo (PROVÁVELMENTE) na frente.


A pesquisa Datafolha encontrou empate entre Dilma e Serra no 1o. turno da pesquisa estimulada, ambos com 37%, porém a arte do jornal Folha de São Paulo publicou Serra acima na ilustração parecendo que está à frente.

Em geral quando há empate, o mais comum é respeitar a ordem alfabética, e nesse caso Dilma viria acima na figura.

É um apenas um detalhe, mas que revela a parcialidade do jornal a favor de Serra. Os números mostram empate, mas a ilustração insiste em mostrar Serra à frente. Além do Serrismo do jornal, há também o traço cultural machista de reverenciar mais homens do que mulheres, em situações iguais.
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Segundo turno: Dilma ultrapassou Serra até no DataSerra.

Dilma 46% X Serra 45%

Datafolha diz que Dilma sobe 7 pontos e empata com Serra. Serra que o PSDB vai processar o Dataserra?

A pré-candidata à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, aparece empatada com José Serra PSDB, pela nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado.Dilma subiu 7 pontos e empatou em 37%, mesmo percentual obtido pelo tucano, que caiu 5 pontos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. As informações são da Folha de São Paulo.

Com este empate, Serra perde a vantagem de 10 pontos percentuais obtidos na última pesquisa, realizada em abril, e vê Dilma atingir seu melhor escore até agora, informa o jornal. Em eventual segundo turno, o empate de Serra e Dilma se mantém, com 36% para cada. A pré-candidata do Partido Verde (PV), Marina Silva, mantém-se nos 12%. Votos nulos e em branco somam 5%, enquanto os indecisos chegam a 9%. Encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo, a pesquisa foi realizada nos dias 20 e 21 de maio, com 2.650 entrevistados, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 17 de maio de 2010, sob o número 12044/2010.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não são apresentados a uma lista com os nomes dos candidatos, a curva da intenção de voto de Dilma continuou a descrever uma sólida curva ascendente.

Ela tinha 8% em dezembro. Em abril, estava com 13%. Agora, foi a 19% e está isolada em primeiro lugar. José Serra pontuou 14% --ele também vem subindo nesse quesito, mas em ritmo mais lento.

Ainda na pesquisa espontânea, há também 5% que dizem ter intenção de votar em Lula, que não pode ser candidato.

Outros 3% declarar querer votar no "candidato do Lula". E 1% respondem "no PT" ou no "candidato do PT".

Em tese, portanto, o potencial de voto espontâneo em Dilma pode ser de 28% --os seus 19% e mais outros 9% dos que desejam votar em Lula, em quem ele indicar ou em um nome apresentado pelo PT.

2º turno e rejeição

Quando são colocados na lista de candidatos os concorrentes de partidos pequenos, o cenário não se altera muito. Dilma e Serra continuam empatados, cada um com 36%. Marina tem 10%. E só dois nanicos pontuam: José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU).

Dilma também colheu bom resultado na rejeição: seu índice caiu de 24% para 20% enquanto o de Serra subiu de 24% para 27%. Marina também teve um resultado positivo, pois sua rejeição caiu de 20% para 14%.

Na projeção de segundo turno, os dois estão tecnicamente empatados: a petista tem 46% contra 45% do tucano.

Em abril, Serra aparecia dez pontos à frente da petista nesse quesito, com 50% a 40%.

Diferente da última Datafolha que pesquisou só o redudto eleitoral do José Serra em São Paulo, esse datafolha, informa que, pesquisa foi realizada anteontem e ontem em todo o país.

"Se um pouquinho de Lula na propaganda da Dilma já fez esse estrago, na campanha do Serra imagine quando o homem for à televisão todo dia pedir voto".

Pesquisa Datafolha foi comprada pelo PSDB.Conheça o motivo da Datafolha querer saber se o eleitor tem parabólica

Propaganda via parabólica ajuda a popularizar Serra no Nordeste
Manchete na Uol em fevereiro de 2010 Na imagem abaixo, a pergunta da Datafolha, na pesquisa a ser divulgada
A cidade de Boca da Mata (68 km de Maceió) é tomada por parabólicas


Assim que confirmar o nome tucano para concorrer à Presidência em outubro (possivelmente o governador de São Paulo, José Serra), uma das principais missões do PSDB será popularizar o candidato fora das regiões Sul e Sudeste. Os números indicam que a tarefa não será fácil, em especial no Nordeste.Agora, para você entender melhor, leia este post do Zé Augusto, publicado hoje

Segundo pesquisa Datafolha realizada em dezembro de 2009, o Nordeste é a única região onde a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), está a frente de Serra na corrida presidencial: 31% x 28%. Outro dado da pesquisa aponta que o governador paulista é conhecido por 93% dos brasileiros, mas, no Nordeste, esse índice cai para 88% (menor índice do país).

Para "encurtar" a distância entre Serra e os eleitores do Nordeste, a popularização das antenas parabólicas se tornou um canal de comunicação relevante entre o governo paulista, comandando por Serra, e os eleitores da região. É que algumas emissoras retransmitem não apenas os programas das emissoras "cabeças de rede" de São Paulo para o Nordeste, mas também os comerciais institucionais do governo estadual.

Em entrevista ao UOL Notícias, o governador de Alagoas (único tucano a liderar um Estado no Nordeste), Teotônio Vilela Filho, afirma que "a parabólica ajuda" a popularizar o presidenciável José Serra em uma região dominada por petistas e aliados. O governador acredita que as propagandas do governo de São Paulo retransmitidas na região ajudam a "divulgar o talento de Serra como gestor" aos nordestinos. "Ele está fazendo em São Paulo uma administração prodigiosa. Quanto mais pessoas souberem do talento que ele tem como homem público, mais popular e mais querido ele será como candidato a presidente", declarou.

As parabólicas se tornaram um fenômeno no interior nordestino por conta da falta de emissoras locais. O sinal da parabólica chega a 22% dos domicílios nordestinos, atingindo cerca de 3,5 milhões de famílias. Os dados são do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, com dados de 2008.

Hoje, não é difícil ver um nordestino assistindo a programas e a comerciais que teoricamente deveriam passar apenas no Estado de São Paulo. Por tabela, em vez de as propagandas dos seus respectivos Estados, o nordestino vê o governo paulista tomar conta da grade da TV nos horários comerciais.

"Eu vejo sempre, mas nunca entendi porque passa comercial de lá aqui”, contou a dona-de-casa Maria Gonçalves, 41, moradora da zona rural de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Ao ser “lembrada” que Serra deverá ser candidato à Presidência, ela diz que “agora entende” as propagandas. “Acho então que ele está aproveitando. Passa muita propaganda que não é de nada aqui”.

Já em Paripueira, litoral Norte de Alagoas, as propagandas são até comemoradas por alguns eleitores de Serra. A dona-de-casa Silvania Lima dos Santos, 38, não esconde sua admiração pelo governador de São Paulo. Ela e o marido, José Carlos Barros, 48, nunca viram o pré-candidato tucano pessoalmente, mas dizem o conhecer bem pela televisão, principalmente porque o número de inserções teria aumentado nos últimos meses, segundo eles. "A gente vê pela TV o trabalho dele, e é por isso que se ele for mesmo candidato, nosso voto é dele", diz a dona-de-casa.

Já o marido, que morou no Estado governado por Serra, diz que São Paulo “evoluiu muito” nos últimos anos. "As propagandas mostram que São Paulo está mudada, diferente do que vi há dez anos – quando fui para lá e voltei endividado. Serra olha para os pobres. Dá vontade até de voltar para tentar ganhar a vida lá", completa José Carlos, que está desempregado há três anos.

Em Boca da Mata, a 68 km de Maceió, as parabólicas tomam conta do cenário da cidade. A maioria das casas possui uma antena parabólica, e todos os moradores ouvidos pelo UOL Notícias afirmaram conhecer José Serra. Na maioria dos casos, ligam a imagem dele aos comerciais e programas paulistas que passam na TV.

“Tem muito comercial de lá. Quem não sabe que ele é candidato de novo?”, questionou José Raimundo, 54, que confessa: votou em Serra em 2002, mas ajudou a reeleger Lula, nos dois turnos, em 2006.

Ele reclama da falta de opções para assistir programas alagoanos. “Eu queria mesmo era ver os programas daqui, mas não pega direito. Na última eleição, só assistimos aqui programas eleitorais lá de São Paulo. Nada do governo daqui”, lamentou Raimundo, assegurando que a falta opções locais dificulta a escolha de candidatos estaduais.Essa matéria foi publicada aqui neste post do nosso blog em fevereiro de 2010

Instituto de pesquisa Sensus é multado em R$ 53 mil por divulgar pesquisa antes do prazo

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram nesta terça-feira (18), por 6 votos a 1, multar em R$ 53,2 mil o Instituto Sensus por ter divulgado pesquisa eleitoral antes do prazo estabelecido por lei. A pesquisa, divulgada no dia 13 de abril, apontava empate técnico entre o pré-candidato tucano José Serra (32,7%) e a petista Dilma Rousseff (32,4%).

Segundo o TSE, não cabe recurso à decisão, que foi tomada com base em representação apresentada pelo PSDB contra o instituto. A legenda alegou que a publicação do resultado feriu a regra eleitoral que estipula o prazo de cinco dias para a divulgação a contar do registro das informações no TSE. A sigla chegou a ter autorização da Justiça Eleitoral para fiscalizar a pesquisa.

O relator ministro Joelson Dias negou o pedido do PSDB, afirmando que houve apenas erro material no pedido de registro da pesquisa. Segundo ele, isso não teria afetado as informações por meio da metodologia emprega e o período de realização da pesquisa.

O PSDB entrou com recurso, que nesta terça-feira foi aceito pelo TSE, apesar de o relator do processo ter mantido o entendimento de que o instituto não deveria ser multado.

O primeiro registro da pesquisa foi feito pelo instituto no dia 5 de abril, em nome do Sindicato de Trabalhadores em Concessionárias de Rodovias (Sindecrep). A entidade negou à imprensa que tivesse encomendado o levantamento ao Sensus, o que fez o instituto realizar um segundo registro, desta vez em nome do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo (Sintrapav), no dia 9. A contar desse dia, a pesquisa só poderia ter sido revelada um dia depois da data em que foi divulgada.

Embargo de declaração

Na defesa apresentada à Justiça, o Instituto Sensus argumentou que cometeu um erro na hora de preencher o formulário do registro, trocando o nome de um sindicato por outro. A assessoria de imprensa do Sensus informou que o instituto deve entrar com um pedido de embargo de declaração. Segundo a assessoria do TSE, essa alternativa serve apenas para questionar as condições do julgamento e não tem o poder de mudar a decisão do plenário.

Datafolha quer saber se o eleitor tem parabólica. Qual o plano de Serra para driblar a propaganda eleitoral do TSE?

No questionário da pesquisa Datafolha que deverá sair no próximo final de semana, há a pergunta 28: se o eleitor possui na sua casa antena parabólica (da grande, convencional, com sinal aberto, e não de TV por assinatura).


Poderia ser de interesse sócio-econômico, pois pergunta também se tem telefone fixo e celular próprio. Mas se fosse esse o interesse, então deveria haver também uma pergunta se tem TV por assinatura, paga.

Saber se tem parabólica parece algum "jeitinho" de José Serra (PSDB/SP) para fazer propaganda eleitoral fora do controle do TSE, transmitida para o Brasil inteiro.

Quando era governador de São Paulo, Serra inundou também a TV paulista de propagandas, aproveitando que alguns canais recebidos pela parabólica no Brasil inteiro, transmitem a mesma programação que vai ao ar em São Paulo. Relembre na nota: "Serra usa propaganda via parabólica para atingir o Nordeste".

Dilma supera Serra até na pesquisa dos tucanos

O PSDB contratou pesquisa do Ibope que mostra Dilma Rousseff (PT-RS) crescendo e encostando em José Serra (PSDB-SP). (Isso quando foi realizado a pesquisa, agora, já passou o José Serra)...A diferença entre os candidatos, na última pesquisa do instituto, em abril, era de sete pontos. E agora recuou para um empate técnico -com Serra pouco à frente (Isso na pesquisa dos tucanos). A sondagem, feita na semana passada para consumo interno, não será divulgada.A informação está na coluna da Mônica Bergamo

O resultado explica a cautela do PSDB em relação às pesquisas dos institutos Vox Populi e Sensus, divulgadas nos últimos dias, que também mostraram Dilma na frente.