.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Brasil exporta programa Minha Casa, Minha Vida para a Venezuela

Com uma comunidade de 40 mil pessoas, a favela San Agustín, no centro de Caracas, terá a primeira versão internacional do programa Minha Casa, Minha Vida nos próximos meses. Como parte de um acordo de cooperação técnica entre os governos brasileiro e venezuelano, a Caixa Econômica Federal está ajudando o Ministério de Obras Públicas e Habitação da Venezuela a realizar projeto habitacional e urbanístico na comunidade e trabalhando em parceria com o Banco da Venezuela para dinamizar os financiamentos imobiliários e outros serviços bancários para a população de baixa renda.

Além da participação do banco brasileiro, o governo venezuelano também pretende atrair empresas do setor da construção civil do país. Comitiva de autoridades do governo venezuelano e de executivos e técnicos da Caixa visitou ontem três empreendimentos habitacionais populares na periferia de São Paulo e se reuniu com empresários. "A parceria com a Caixa está adiantada em San Agustín e vamos atender outras seis comunidades", contou ao Valor o ministro venezuelano de Obras Públicas e Habitação, Diosdado Cabello.

Segundo ele, o Minha Casa, Minha Vida é um modelo já sistematizado que integra habitação e urbanização e pode ajudar a combater o déficit habitacional do país, de cerca de 2 milhões de domicílios. Só na favela San Agustín, mais de 5 mil famílias serão beneficiadas. O número pode ultrapassar 50 mil nos outros bairros de Caracas. "Se é bom e está firme no Brasil, com participação de muitas empresas e vários projetos do PAC, vamos copiar", completou.

Alvaro Augusto Hall, superintendente do escritório de representação da Caixa na Venezuela, explica que o modelo bancário e, principalmente, de financiamento habitacional na Venezuela é excludente. Segundo ele, adoção de modelos como o seguro habitacional e o fundo garantidor pode ajudar a difundir o crédito imobiliário no país latino-americano. "O governo está acostumado a praticamente doar casas para quem não tem condições de entrar num financiamento, a iniciativa privada está fora do mercado na Venezuela. O fundo garantidor é uma forma de desburocratizar o processo e atrair instituições privadas e empresas do setor, que passarão a se interessar por esse mercado, oferecendo imóveis a preços acessíveis", diz Hall.

Na esteira da parceria para exportar o programa Minha Casa, Minha Vida para a Venezuela, a Caixa também vai transferir tecnologia bancária para introdução do microcrédito nas comunidades atendidas. "O projeto de cooperação é pensado nos eixos de desenvolvimento urbano, social e econômico. Pretende-se incluir os tradicionais correspondentes bancários que temos no Brasil, que estimula a população a se bancarizar e ajuda a economia local a se desenvolver", explicou o executivo, em Caracas desde o fim do ano passado. Hall disse ainda que, por enquanto, a Caixa vai apenas transferir know-how, mas, no futuro, a parceria pode reverter em negócios. "Estamos considerando essa possibilidade, inicialmente para atender a empresas brasileiras."