.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dilma abre a Assembléia da ONU com discurso do Brasil

Presidente Dilma Rousseff se pronuncia na Assembleia Geral da ONU, em Nova York.


A presidenta Dilma Rousseff abriu nesta quarta a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Dilma exaltou o fato de ser a primeira mulher a abrir uma Assembleia e enfatizou a necessidade de uma solução global para a crise econômica mundial.

Outro ponto importante do discurso de Dilma foi a defesa da criação de um Estado Palestino, além da crítica a repressão a civis. A presidenta voltou a pedir uma reforma do Conselho de Segurança e a defender o direito do Brasil ter um assento permanente no CS.

Crise econômica
Segundo Dilma, o mundo vive um momento delicado, mas de grande oportunidade histórica. Ela afirmou que, se a crise econômica global não for debelada, pode se transformar em uma ruptura "sem precedentes", capaz de provocar sérios desequilíbrios entre as pessoas e as nações. "Ou nos unimos todos e saímos vencedores, ou sairemos todos derrotados." Menos importante é saber quem foram os causadores dessa situação, de acordo com ela.

"Importa sim, encontrarmos soluções coletivas, rápidas e verdadeiras. Essa crise é séria demais para que seja administrada por uns poucos países. Seus governos e bancos centrais continuam na responsabilidade da condução do processo, mas sofrem as consequências da crise, todos os países. Portanto, têm direito de participar das soluções."

A presidenta afirmou ainda que a crise econômica global é uma oportunidade histórica para que haja um novo tipo de cooperação entre países emergentes e desenvolvidos. Segundo ela, os países emergentes estão prontos a ajudar os países desenvolvidos a sair da crise. Ela disse que faltam recursos políticos para o "mundo velho" e citou o desemprego como uma "praga".

"Enquanto muitos governos se encolhem, a face mais tenebrosa da crise, o desemprego, se amplia - afirmou, citando o desemprego na Europa e nos Estados Unidos. - É preciso combater essa praga e evitar que se espalhe."

Dilma afirmou ainda que é preciso impedir a manipulação do câmbio em políticas expansionistas e o protecionismo comercial. "O protecionismo e todas as formas de manipulação conferem maior competitividade fraudulenta. Senhor presidente, o Brasil está fazendo sua parte. Com esforço e muito sacrifício, o nosso mais país está tornando menores os gastos público" disse.

Conselho de Segurança
A presidenta defendeu nesta que a legitimidade do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas depende cada vez mais de sua reforma e que o Brasil está pronto para assumir suas responsabilidades como membro permanente. "A discussão [sobre a reforma do CS] entra em seu 18º ano. O mundo precisa de um Conselho que reflita sua realidade", afirmou.

Estado Palestino
Como esperado, Dilma defendeu a criação de um Estado Palestino. "Chegou o momento de ter representada a Palestina a pleno título", afirmou, deixando clara a posição do Brasil em meio a intensas negociações para evitar uma crise diplomática pelo pedido de adesão dos palestinos à ONU.

Segundo ela, o reconhecimento do Estado palestino ajudará a obter uma "paz duradoura no Oriente Médio", e assinalou que "apenas uma Palestina livre e soberana" poderá atender aos pedidos de Israel por segurança.

Mulheres
Primeira mulher a discursar na abertura da Assembleia-Geral, Dilma lembrou o fato em sua fala e se disse orgulhosa. "É a voz da democracia e da igualdade se ampliando nessa tribuna, que tem compromisso de ser a mais representativa do mundo." E destacou: "Vivo este momento histórico com orgulho de mulher. Tenho certeza que este será o século da mulher."

*Com informações de agências internacionais

http://br.noticias.yahoo.com/dilma-pede-solu%C3%A7%C3%A3o-para-crise-e-defende-estado-palestino-na-onu.html






Dilma defende a adesão do Estado palestino à ONU







A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira que chegou a hora de um Estado palestino se converter em membro pleno das Nações Unidas, ao inaugurar o debate anual da Assembleia Geral da ONU.


"Chegou o momento de ter representada a Palestina a pleno título", afirmou Rousseff, deixando clara a posição do Brasil em meio a intensas negociações para evitar uma crise diplomática pelo pedido de adesão dos palestinos à ONU.


Segundo Rousseff, o reconhecimento do Estado palestino ajudará a obter uma "paz duradoura no Oriente Médio", e assinalou que "apenas uma Palestina livre e soberana" poderá atender aos pedidos de Israel por segurança.







Dilma será 1ª mulher a falar para mais de 190 chefes de Estado na ONU

Por Cristiane Jungblut (crisjung@bsb.oglobo.com.br) | Agência O Globo – 15 horas atrás


tweet
Email
Imprimir



NOVA YORK - A presidente Dilma Rousseff fará um longo e histórico discurso nesta quarta-feira de manhã, na sessão de abertura da 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse discurso é tradicionalmente feito pelo presidente da República do Brasil, e o fato de ser a primeira mulher a cumprir essa missão, diante de mais de 190 chefes de Estado, deixou a presidente mais apreensiva e cuidadosa.


EM NY: Nos EUA, Dilma reitera que seu governo não tem compromisso com o malfeito


FALA PRESIDENCIAL: Veja íntegra do discurso de Dilma no lançamento da Parceria para Governo Aberto


A presidente pretendia, ainda nesta terça-feira à noite, depois de uma extensa agenda ao longo do dia, fazer uma última revisão no texto. E, se possível, segundo comentou com auxiliares, queria reduzir um pouco a versão, que estava com 50 páginas.


No capítulo sobre a crise econômica, a presidente Dilma dará ênfase às políticas adotadas pelo Brasil para vencer as dificuldades do cenário internacional, citando, por exemplo, a ascensão dos mais pobres à classe média, nos últimos anos. Na área da diplomacia internacional, tomará posições mais claras, defendendo mais uma vez a criação do Estado Palestino.


A presidente começará o seu terceiro dia de trabalho em Nova York com uma audiência com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon. Em seguida, de manhã, virá a sessão de abertura do Debate Geral na 66ª Assembleia Geral da ONU.


Depois, a presidente tem agendados encontros bilaterais com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e com o presidente do Chile, Sebastián Piñera.


http://br.noticias.yahoo.com/dilma-ser%C3%A1-1-mulher-falar-190-chefes-estado-020437324.html