O blog Fatos e Dados da Petrobras (http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/) foi escolhido pela International Association of Business Communicators ( IABC) para receber o Gold Quill Awards 2010; na categoria “Excellence”, a maior concedida na premiação.
O prêmio Gold Quill da IABC é, há 37 anos, referência mundial no reconhecimento da excelência em comunicação empresarial. Os vencedores representam o que de melhor é realizado no segmento e são escolhidos após duas rigorosas avaliações de um grupo de profissionais de comunicação de várias partes do mundo.
O blog Fatos e Dados concorreu na divisão “Communication Management”, categoria “Social Media” sob o título: Blog Facts & Data: shifting the source-press relationship paradigm.
De acordo com a IABC, a categoria “Social Media” compreende as evoluções de novos instrumentos e práticas que permitem que indivíduos e grupos possam colaborar e compartilhar conhecimentos e experiências online. Estas ferramentas e práticas destinam-se a engajar públicos (interno ou externo) em diálogos, ao invés de apenas transmitir informações em uma única direção.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 7 de junho, durante a Conferência Internacional da IABC, em Toronto, Canadá.
A IABC é uma entidade fundada em 1970, e hoje congrega 15 mil profissionais e empresas de comunicação em mais de 80 países.
No primeiro dos 12 artigos do Código de Ética da Associação, lê-se:
“Os profissionais de comunicação sustentam a credibilidade e a dignidade de sua profissão pela comunicação honesta, serena e apropriada, e pela promoção do fluxo livre de informação, de acordo com o interesse público”.
Nestas 33 palavras, a associação norte-americana resume todo o trabalho que a grande imprensa não fez. Primeiro, condenou a iniciativa da Petrobras, agora com a chancela de “excelência”, como tentativa de censura. Agora, com a censura à premiação recebida pela maior empresa nacional e orgulho de todos os brasileiros.
www.ptnacamara.org.br
http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/midia-7/blog-da-petrobras-ganha-premio-e-torna-se-referencia-internacional-4114.html