.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Imprensa iraniana destaca disposição de Lula ao diálogo

Renata Giraldi, Agência Brasil

“O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado pela imprensa iraniana pela posição em defesa do desenvolvimento do programa nuclear do Irã. O programa iraniano divide a comunidade internacional que é pressionada pelos Estados Unidos para aprovar sanções contra o Irã, por suspeitas de produção de armamentos. Para as emissoras de televisão, rádio, jornais e agências de notícias do país Lula tem um tom equilibrado e moderado nas negociações.

No entanto, setores mais extremistas do governo defendem que Lula assuma uma posição mais ostensiva em defesa do Irã, como fazem Cuba e Venezuela. O presidente brasileiro enviou mensagens de que é favorável ao diálogo na comunidade internacional e ao direito de os iranianos terem seu programa nuclear, desde que seguidas as regras da Agência Internacional de Energia Nuclear (Aiea).

A visita de Lula ao Irã no dia 15 de maio é aguardada com expectativa. A viagem do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, com uma comitiva de 86 empresários, integrantes do governo federal e o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), serve para preparar a chegada de Lula.

Miguel Jorge reuniu-se com o presidente do Irã, Mahmoud Ahamadinejad, e os ministros de Indústrias e Minas do Irã, Ali Akbar Mehrabian, e do Comércio, Babak Afghahi. Nas conversas políticas, a polêmica em torno do programa nuclear iraniano é assunto recorrente. Na comunidade internacional, o tema pode ser alvo de três tipos diferentes de sanções – econômicas, políticas e brandas.

O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defende a adoção de sanções econômicas, com veto à venda de combustíveis e restrições à atuação de instituições financeiras. Medidas mais radicais são defendidas por Israel, para quem o ideal seria estabelecer sanções políticas, como a expulsão do Irã da Organização das Nações Unidas (ONU).

Há, ainda, países como a Rússia, favoráveis às sanções brandas que limitariam as viagens de iranianos ao exterior. De acordo com diplomatas, que acompanham as negociações, se houver a aprovação de sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU a tendência é que sejam as brandas.

*A repórter e o fotógrafo viajaram a convite do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.”

Imprensa iraniana destaca disposição de Lula ao diálogo