MENDONÇA DE BARROS: CRISE DE 2008 ACABOU
Segundo o economista, próxima reunião do Federal Reserve será histórica, atestando que a crise iniciada com a quebra do banco Lehman Brothers foi superada
16 DE SETEMBRO DE 2013 ÀS 08:23
247 - O economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES no governo FHC, avalia que a crise financeira de 2008, iniciada com a quebra do banco Lehman Brothers, chegou ao fim.
"Na próxima quarta feira o Fed vai tomar sua decisão de iniciar o processo de retirada dos estímulos extraordinários dos últimos anos e o mercado vai acordar no dia seguinte sem esta ameaça. E mais uma vez vamos provar a máxima que todos no mercado financeiro conhecem: compre no boato e venda no fato", diz ele, em sua coluna no Valor Econômico (leia aqui).
Ele afirma ainda que a próxima reunião do Federal Reserve será histórica, justamente por marcar o fim daquela que foi uma das maiores crises do capitalismo. "A reunião rotineira do Fed, a ser realizada na próxima quarta feira, deve entrar para o rol dos chamados eventos históricos. Quando no futuro os olhos dos analistas se voltarem para o texto das minutas desta reunião encontrarão nele muito mais do que a decisão de reduzir, em alguns bilhões de dólares, o volume de compras de títulos públicos e vinculados a hipotecas. Eles estarão consultando um documento que passará a ser conhecido como aquele que relatou o começo do fim da grande crise econômica e financeira iniciada em fins de 2007", afirma.
http://www.brasil247.com/pt/247/economia/115037/Mendon%C3%A7a-de-Barros-crise-de-2008-acabou.htm